verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Pão doce recheado com damasco

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Pão doce recheado com damasco


Com a massa básica para salgados adaptada para receitas doces (utilizada na torta de pera) e um pouco de geleia de damasco caseira, você consegue fazer um pão doce recheado com damasco quase em um passe de mágica. A massa é muito prática de se fazer e leva ingredientes bem simples, e a geleia de damasco pode ser comprada pronta ou mesmo substituída por qualquer outra geleia que se queira, doce de leite, goiabada, marmelada...as opções são várias e a ideia é a mesma: ter algo gostoso para lanchar enquanto a gente espera o ano que vem por aí.

Nesta semana entre Natal e Ano Novo - que já é uma época naturalmente preguiçosa -, devo preparar postagens bem rápidas, e confesso que não sei se vou conseguir manter o ritmo usual. Além de alguns assuntos para resolver ao longo da semana (quem tem presentes de Natal para trocar levanta a mão \o/), estou com visita em casa. Uma visita pequena, de 12 anos. Não estranhe posts mais curtos e um pequeno sumiço nessa miniférias :-)

Pão doce recheado com damasco
(Rende um pão pequeno)

Massa
1/2 receita DESSA massa básica de joelho
(Alteração para massa doce: em vez de 1/2 colher de sopa de açúcar, coloque 3 colheres)

Recheio
1 xícara cheia de damasco seco
2 colheres de sopa de açúcar
Suco de 1/2 limão

Açúcar de confeiteiro (opcional)

Massa: faça a massa conforme a receita, com a alteração indicada na quantidade de açúcar.
Recheio: pique os damascos em cubos pequenos e leve ao fogo baixo com o açúcar, o suco de limão e água suficiente para cobrir. Deixe o doce apurar e cozinhar bem. Vá acrescentando mais água à medida que for reduzindo, para o doce não queimar. Para uma geleia pedaçuda (como a que fiz), quando o damasco já estiver bem molinho, amasse os pedaços na panela (fora do fogo) com um pilão ou batedor de carne. Para uma geleia sem pedaços, leve o damasco já amolecido ao processador/liquidificador e volte para a panela. O tempo total de cozimento ficou em uns 30 min, até os pedaços ficarem bem macios.
Montagem: com um rolo, abra a massa em uma superfície enfarinhada, espalhe o recheio de damasco evitando chegar muito próximo às bordas e formando uma camada não muito espessa. Enrole a massa com cuidado, como um rocambole. Acomode o pão enrolado em uma travessa, pincele com gema batida e leve a forno médio por 20 a 30 min, até dourar. Depois de assado, polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

--------------------------------------------------

A massa dessa receita é a mesma da torta de pera, que você confere AQUI.

4 comentários:

  1. Que lindo ficou seu pão doce Adri o recheio de damasco vai bem em qualquer prato.Em pães doces não poderia ser diferente. Adorei a receita. Bjocas miga

    ResponderExcluir
  2. Adri querida, adoro as receitas divinas que você compartilha com a gente! obrigada!!!
    Espero que seu Natal tenha sido maravilhoso!
    Que 2012 seja iluminado e abençoado!
    Beijossssssssssssss
    Vero

    ResponderExcluir
  3. Hum... deu vontade de testar com massa folhada.

    Adri, o natal se foi e venho somar um pouquinho do meu espírito natalino com o seu, desejando que o próximo ano, seja mais pleno de alegrias e realizações!

    Feliz 2012!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  4. Josy, damasco vai bem até em pratos salgados, né? Vai mesmo bem com tudo, como você disse. Meu marido que adora :-) Um beijinho!

    Vero, que bom que gostou! Meu Natal foi ótimo, espero que o teu tenha sido também :-) Agora é contagem regressiva para 2012! Beijoca!

    Luma, com massa folhada deve ficar divino e, se a massa for daquelas já prontas, não perde a praticidade :-) Também te desejo um 2012 cheio de paz, de luz :-) Um beijo!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...