verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Pão australiano (tipo o do Outback)

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Pão australiano (tipo o do Outback)


Sabe o pão escuro que a gente come naquele famoso restaurante australiano? É esse mesmo. Essa é a receita do famoso pão australiano tipo o do Outback. Ela foi ligeiramente adaptada para o uso do farelo de trigo, que geralmente se encontra em qualquer supermercado e a preço de R$ 2 a R$ 2,50 (no RJ). De resto, é tudo igual. Com sabor levemente adocicado, textura macia e casca fina, esse pão australiano é uma opção deliciosa e diferente para consumir pão integral.

O pão australiano é um verdadeiro must do Outback. Servido como entrada de cortesia, já é motivo suficiente para muita gente ir ao restaurante. Se você também adora esse pão, essa receita é para você saboreá-lo no conforto do seu lar. O preparo não tem mistério: o pão australiano é feito como qualquer outro pão, com mistura de ingredientes, sova e descanso. Por causa do farelo de trigo, o miolo fica menos "fino" que o original, mas ainda macio, perfumado e tão saboroso quanto.

Pão australiano (tipo o do Outback)
(Rende um pão pequeno)

2/3 de xícara de água morna
1 colher de sopa de margarina
2 colheres de sopa de mel
Aproximadamente 1 e 2/3 de xícara de farinha de trigo (reserve 1/4 de xícara para a sova)
1 xícara de farelo de trigo
1 colher de sopa rasa de chocolate em pó
1 colher de sopa cheia de açúcar mascavo
1 pitada de sal
1 colher de chá de fermento biológico seco

Em um recipiente, misture a farinha de trigo, o farelo de trigo, o chocolate, o açúcar mascavo e o sal. Junte a água morna aos poucos e vá misturando com uma colher e depois com as mãos. Acrescente a margarina, o mel e o fermento, misture bem com a ajuda da colher e das mãos. Leve a massa para uma superfície e sove um pouco. Nesse ponto ela estará um pouco grudenta, vá polvilhando a farinha de trigo reservada na bancada e sobre a massa, e sovando, até ela desgrudar um pouco e ficar lisa e macia, como na foto abaixo:


Faça uma bola com a massa e deixe descansar em recipiente coberto por um pano, por cerca de 1 hora (até dobrar de tamanho). Quando o dia está muito frio, ligo o forno por 5 min, desligo, deixo ficar só morninho e coloco a massa para crescer lá dentro. Passado esse tempo, modele a massa - fiz uma "baguetinha" - e a acomode em uma forma de bolo inglês (ou outra) untada e enfarinhada com o farelo de trigo. Deixe descansar por mais 40 min a 1 hora. Polvilhe farelo de trigo sobre a massa, faça cortes na massa com uma faca bem afiada ou tesoura e leve a forno (pré-aquecido) a 180º C por 30 a 40 min.

Você também pode preparar essa receita na máquina de fazer pão. Dobre a quantidade de ingredientes para fazer uma receita inteira (fiz meia receita). É só colocar os ingredientes dentro na máquina na sequência em que estão na lista, selecionar o ciclo normal e a quantidade de massa I (600 g).

Quer acompanhar o pão com a famosa manteiga do Outback? Misture manteiga amolecida com colheradas de creme de leite e colheradinhas de mel, levando em seguida à geladeira para firmar novamente. As quantidades de cada ingrediente são "de olho", vá acrescentando as colheradas de cada item e provando, até ficar com sabor e consistência a seu gosto.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

-------------------------------------------

A receita original na qual me baseei leva farinha de trigo integral e farinha de centeio. Se quiser segui-la tal qual, veja AQUI. Fiz meia receita e obtive um pão pequeno.

Além de ajudar a assar, os cortes na massa podem deixar seus pães muito mais bonitos! Veja AQUI algumas técnicas de corte.

16 comentários:

  1. Adri eu amo esse pão!!Tinha a receita e acabo nunca tentando fazer..agora nas férias, quero ver se faço um desses!rs Ficou lindo! ;) Beijos Tê

    ResponderExcluir
  2. Adri, eu adoro esse pão! Fiz uma versão bem parecida com a sua há pouco tempo e é realmente delicioso. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Que bacana, Adri! Amo pão australiano. Quero experimentar sua receita. Sempre faço "aquela mistura pronta" para máquina de pão, sabe?
    Seu pão ficou liiiindo.
    bj.

    ResponderExcluir
  4. Tê, tem que fazer! Esse pão é uma delícia, fora que ainda é integral :-) Na máquina de pão também dá muito certo, quem sabe você não tira a poeira da sua? Rs. Beijo!

    Vivian, eu também adoro! Você já fez a manteiguinha para acompanhar? Não precisa de mais nada, seria meu jantar, rs. Um beijo!

    Thiara, delícia e não é difícil de fazer :-) Um beijo!

    Monica, eu já procurei essa mistura para pão australiano que vi no seu blog, mas não achei, queria experimentar. Essa receita "caseira" não é tão prática quanto à mistura, mas não tem mistério nenhum :-) Faz sim e vem me contar depois! Um beijo!

    ResponderExcluir
  5. Adri, sou apaixonada por este pão. Tenho até medo de fazer e querer comer todo dia rssss. Beijão e feliz natal :)

    ResponderExcluir
  6. Mirella, seu medo é totalmente compreensível: esse pão é uma delícia! Mas, como ele é integral, é melhor ir de pão australiano todo dia que de pão branco. Se alguém te criticar, diga que é recomendação médica! Rs. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Vou fazer esta receita, mas para quem não curte muito cozinha, é só comprar o pão prontinho e delicioso na padaria do EXTRA SUPERMERCADOS.

    ResponderExcluir
  8. recarrieri, quem não curte cozinha não tem muito o que fazer aqui no blog. O pão australiano do Extra Supermercados não é lá essas coisas não, acho seco.

    Para comprar pronto, prefiro o pão do PRINCESA SUPERMERCADOS (http://www.princesasupermercados.com.br/#display=default), que tem uma padaria ótima no geral.

    ResponderExcluir
  9. Acabei de usar esta receita para fazer o pão e deu certo =) Coloquei todos os ingredientes (sem dobrar as quantidades mesmo, prefiro um pão menor) na máquina de pão, usando o tamanho de 600 g e cor média no modo normal e ficou ótimo. Realmente o pão não é tão leve quanto o do Outback, fica mais fibroso por causa do farelo de trigo, mas ainda assim é bem gostoso. Meu namorado achou um pouco mais doce do que o ideal, então pra quem quer ele menos docinho, é só colocar um pouco menos de açúcar mascavo.
    No mais, ficou ótimo! É uma alternativa simples e fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, adorei você ter vindo contar sua experiência, assim ficamos sabendo que dá para fazer um pão pequeno na máquina, sem alterar a receita. Ainda não comprei a farinha de centeio para ver como fica, gosto tanto do farelo, e é tão baratinho, rs. Legal a dica do açúcar, quem prefere o doce muito de leve pode mesmo reduzir o mascavo :) Obrigada pelo comentário! Beijos.

      Excluir
  10. Vou testar hoje! Obrigadissima pela receita!!! *_*

    ResponderExcluir
  11. Adooooro este pão, vou fazer com certeza

    ResponderExcluir
  12. Susan e Gissele, o pão australiano é bem gostoso e essa é uma receita simplificada, vale a pena! Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Fiz o pão e segui exatamente a receita ele ficou com gosto de nada horrível, me decepcionei....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou você não seguiu a receita corretamente ou usou algum ingrediente que não era tão saboroso. Essa receita vai mel, açúcar mascavo, um pouco de chocolate... tudo isso contribui no sabor. Você pode até não gostar do sabor final - pois gosto é algo muito pessoal - mas sem sabor é algo que essa receita não é.

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...