verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Medalhão com molho cremoso de shitake

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Medalhão com molho cremoso de shitake


A receita de hoje tem "sustância", nome chique, mas é facílima de fazer. Com poucos ingredientes e sujando apenas uma frigideira - quem não adora isso? - você elabora um prato com cara de restaurante e que também não detona sua dieta, pois a cremosidade do molho é com base no iogurte natural. Na falta de shitake, dá para usar os cogumelos que tiver à mão, inclusive champignon em conserva. O resultado fica um pouco diferente, mas igualmente delicioso.

Medalhão por si só é coisa chique. Minha habilidade com carnes é próxima de zero, portanto nem passou pela minha cabeça a possibilidade de comprar a carne e montar medalhões, acabei comprando os rolinhos já prontos. Se você, como eu, tem medo de destruir um pedaço de boa carne, vá no corte de medalhão já montado. No caso de não ser lambona como essa que vos escreve, deixo abaixo a dica de um vídeo ensinando a tirar medalhões (e outros cortes) de um peça de filé mignon. A grana tá curta? Quando não der para fazer uma graça dessas, a sugestão é medalhões de carne moída, que você pode montar tal qual (link abaixo).

Medalhão com molho cremoso de shitake

2 medalhões de filé mignon
100 g de shitake
1 colher de sopa de molho shoyo
3 colheres de sopa de iogurte natural
Azeite
Sal e pimenta do reino (usei a branca)

Tempere os medalhões com a pimenta do reino e leve a uma frigideira com um fio de azeite. Sele a carne dos dois lados e salpique sal a gosto. Tampe a frigideira por alguns minutos, para a carne cozinhar um pouco por dentro. Retire a tampa e deixe dourar dos dois lados, e também nas laterais. O ponto da carne é do "malpassado" até "ao ponto", mais que isso ficará ressecada. Reserve. Na mesma frigideira, coloque o shitake fatiado - usei o fresco, mas você pode usar o seco previamente hidratado -, deixe murchar um pouco e junte o molho shoyo. Coloque o iogurte, misture e desligue o fogo. Sirva o molho por cima dos medalhões reservados.

Dicas: use uma pinça ou mesmo uma espátula para virar a carne. Furá-la com garfo vai fazer com que perca "suco"e fique ressecada. Não acrescentei sal ao molho porque o shoyo já é salgado o suficiente para meu gosto.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

-----------------------------------------------------

Selar a carne = Deixar a carne ficar cozida na superfície.

Veja AQUI como hidratar o shitake seco (quase no final da postagem).

O especialista em carnes István Wessel dá vários bizus NESSE vídeo para cortar uma peça de filé mignon, inclusive em medalhões.


Achei genial ESSA receita de medalhões de carne moída, a apresentação fica chique, nem parece carne moída :-)

8 comentários:

  1. Hummmmm..... que delicia Dri, adoro medalhão e com esse molho de cogumelos.ficou perfeito sem dúvida nenhuma. Gostei. Bela sugestão...bjos

    ResponderExcluir
  2. Era exatamente o que eu queria para o Jantar de hoje hehehehe ...

    ResponderExcluir
  3. Josy, meu marido que é muito fã desse corte, sempre que compro é mais por causa dele, rs. Mas tenho que confessar que o molho fez a diferença, adoro shitake! Beijos!

    Mauro, nesse exato momento, somos dois! Mas acho que vou jantar mesmo é cachorro-quente, nem todo dia é de bonança, hehe. Obrigada pela visita :-) Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida

    " Das alturas orvalhem os céus,
    E as nuvens que chovam justiça,
    Que a terra se abra ao amor
    E germine o Deus Salvador"...


    Fico tão sem palavra para agradecer o carinho imensurável com que me cumula ao longo do ano que só posso lhe dizer que te amo fraternalmente...
    Seja muito abençoada e feliz, amiga!!!
    Bjm de paz e FELIZ NATAL... apesar de qualquer vestígio de dor em seu coraçãozinho....

    "Quando eu estiver contigo no fim do dia, poderás ver as minhas cicatrizes,

    e então saberás que eu me feri e também me curei."

    (Tagore)

    ResponderExcluir
  5. Oi Adri,
    adorei a ideia do molho de iogurte com shitake.
    Por vezes também uso iogurte em substituição das natas, mas nunca juntei a cogumelo fresco.
    Vou experimentar.
    Beijinhos natalicios *<|:-)
    Rute

    ResponderExcluir
  6. Rosélia, muito obrigada pelas lindas palavras! Desejo também a ti um Natal abençoado, com Jesus nascendo mais uma vez em nossos corações :-) Um beijo!

    Rute, também uso bastante o iogurte no lugar do creme de leite para conseguir receitas mais leves e saborosas, porque o sabor do iogurte é uma delícia! Fica ótimo com os cogumelos, experimente e me conte o que achou :-) Beijinhos, adorei a carinha de papai noel, rs.

    ResponderExcluir
  7. Esse molho de shitake deve ter ficar ótimooo!
    :o)

    ResponderExcluir
  8. Carol, fica uma delícia! Mas eu sou meio suspeita, porque adoro shitake! Só ele murchinho na manteiga já é o bastante para mim, rs. Beijos!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...