verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: O que é espiritualidade para mim

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O que é espiritualidade para mim


O blog da querida Rosélia, o Espiritual-Idade, está fazendo anos (adoro essa expressão) hoje e, para comemorar a data, convidou alguns blogueiros para falar sobre o tema que dá nome ao blog. Peço licença à casa, a suas coisas e sabores, para falar de outro assunto.

O que é espiritualidade para mim? Acho que espiritualidade é mais do que religião, mas meus preceitos são da Igreja Católica. Não sou muito de participar ou frequentar a igreja, fisicamente falando, mas Deus para mim é um porto seguro que me dá algumas respostas e norteia meu modo de pensar e agir em meio a tanto caos e incertezas do nosso dia a dia.

A espiritualidade para mim é assim. Não está só nos domingos na igreja, nas datas comemorativas. Está nos momentos em que não sei muito bem o que fazer, quando tenho raiva e paro um instante para não explodir, quando estou no trabalho e tento fazer o que é certo para mim e para os outros.

E esse é um jeito de se lidar, entre tantos outros. Acho que uma espiritualidade que não é vivida no dia a dia não faz o menor sentido. Ela pode se manifestar em tantos gestos, alguns mais introspectivos e outros que podem mudar muitas vidas. Pode estar na reciclagem que protege o meio ambiente para pessoas de épocas nas quais não mais estaremos, pode estar em não deixar a comida que falta a tantos vá para o lixo, pode estar no voluntariado ou nas orações que você destina a pessoas que às vezes nem conhece, porque acha que aquilo vai fazer diferença.

Mas é também aquele momento em que tudo está bem, tudo deu certo, tudo está em paz e, mentalmente, digo: obrigada! Porque sei que há algo maior, para além das coisas práticas e lógicas, que conspirou para isso. E isso me conforta e me dá forças.

Como acho que um bom chá ajuda nos momentos de reflexão, a imagem que ilustra essa postagem resgata uma das primeiras postagens do blog, que mostra a flor de chá.

Flor de chá - Folhas jovens provenientes dos rebentos do arbusto do chá (Camellia Sinensis) que, sem sofrerem qualquer oxidação, são secas e trabalhadas manualmente (segundo arte milenar da província chinesa de Yunnan) de modo a envolverem flores variadas (jasmim, orquídeas, amaranthus, lírio) e a formarem “botões” (info do site www.paladarbeirao.com)

------------------------------------------

Confira a festa do blog Espiritual-Idade.



11 comentários:

  1. Muito sólido e consistente seu escrito sobre a espiritualidade.Como você disse "ela pode se manisfestar de tantos gestos'! Parabéns! beijão!

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto Adri!
    Gosto sempre de te "ouvir falar" :)
    Minhas raizes também são católicas mas espiritualidade para mim não é ir todo o domingo à missa, é sim:

    «uma espiritualidade que é vivida no dia a dia (...) que se manifesta em tantos gestos, alguns mais introspectivos e outros que podem mudar muitas vidas.»

    Estou a adorar a festa da Rô.
    Boa energia esta que estamos vivendo em conjunto.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderExcluir
  3. Olá, Adri!Concordo plenamente com o teu texto e assino em baixo!Para mim a Espiritualidade também não está ligada aos rituais mas sim à Fé!Gostei também, como a Rute, daquela "espiritualidade que é vivida no dia a dia", nos mínimos gestos quotidianos. A flor do chá é linda...mais um gesto de quem a fez para alegrar outro alguém, quem sabe do outro lado do mundo!Gostei demais do teu texto!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá,QUERIDA ADRI
    "Todo dia existe DEUS"...
    Você já chorou de emoção???
    Já sentiu vontade de correr pelo prado afora??
    Ou de ficar quietinho (a) bem aconchegado (a) na relva???
    Pois hoje estou assim...
    Simplesmente FELIZ!!!
    Vc foi convidada e veio... Que bom!!! Quanta delicadeza!!!

    Amiga, que delícia de chazinho vc está nos oferecendo... Bem que to precisando de um, viu???
    Desde às 4h da madrugada no micro... parei pra fisioterapia e cá estou...
    Mas com o coração feliz demais...
    Sabe, menina, vc tocou num aspecto importante da ESPIRITUALIDADE e já fiz vários posts sobre ECOLOGIA mais atrás...
    Não podemos nos esquecer que ter Espiritualidade não é viver etereamente...
    E por tisso mesmo que já postei também sobre ESPIRITUALIDADE DO DIA A DIA... muito bom vc ter escolhido pra abordar esses pontos... relevantes ... Não é curso... palestra... é vivência... acima de tudo, ESPIRITUALIDADE!!!
    Parabéns!!!

    ... como no "ORVALHO sobre a relva"...
    Lhe deixo a minha paz e a minha gratidão por ter comparecido, com o coração, à minha (nossa) festa do Blog...
    Sejamos todos abençoados e felizes!!!
    Bjm cheio do Amor de Deus... transbordante... reflexo da paz interior e da alegria que invade o meu coração por ter vc comigo nesse dia tão especial.
    Peça ao Senhor Deus uma bênção no dia de hoje, viu???

    ResponderExcluir
  5. venho e brindo contigo este momento da nossa amiga que em toda sua sabedoria nos deu de presente a partilha e novos conhecientos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Adri muito bom seu texto, adorei !!Espiritualidade para mim não é ir a igreja mas conversar com Deus sempre, seja para agradecer ou para pedir um ajuda, um guia...:) Beijos e uma ótima semana !Tereza

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Hoje passo pra agradecer tanto carinho na participação da nossa Blogagem Coletiva de ontem...
    Obrigada pela sua dedicação para comigo e para o meu Blog...
    Seja abençoada e feliz!!!
    Bjs de paz

    ResponderExcluir
  8. Agradeço a todas que passaram por aqui, pelo carinho e pelos acréscimos tão bem-vindos :-) e, principalmente, à Rosélia por ter nos oferecido mais essa oportunidade de trocar ideias e experiências (é sempre muito bom!). Parabéns ao Espiritual-idade, vida longa :-)

    ResponderExcluir
  9. Grata pelo seu carinho e visita.
    Vim prestigiar seu cantinho lindo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. São tantas manifestações de espiritualidade que vamos acrescentando ao longo dos anos.Fazer o bem é um gesto concreto...
    Paz e bem

    (É a segunda vez que comento, se não foi atualiza esse)

    ResponderExcluir
  11. Bel, você tem toda a razão, e acho que isso foi o que mais ficou dessa blogagem, que há muitas maneiras de viver a espiritualidade :-) Beijo!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...