verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Leite condensado caseiro (e light!)

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Leite condensado caseiro (e light!)


No meio da receita, você se dá conta de que está faltando um ingrediente. Para tudo, desiste do preparo e fica na vontade? Isso é só para os fracos! Se o que falta é o leite condensado, a versão caseira leva ingredientes muito simples e pode "quebrar o galho" em muitas preparações na falta do produto industrializado.

Outra vantagem da receita caseira é que, com algumas substituições, chegamos a uma versão light, com redução de calorias. É de comer com colher e chorar de alegria.

Leite condensado caseiro light
(Rendimento: 1/2 copo ou 120 ml)

1/2 copo de leite em pó desnatado ou semidesnatado
2 e 1/2 colheres de sopa de açúcar light
1/2 colher de sopa de margarina light
1/4 de copo de água fervente

Bata todos os ingredientes no liquidificador ou no processador (usei esse último). Nesse ponto, o resultado fica bem líquido. Leve à geladeira em pote fechado por pelo menos 2 horas. No meu caso, deixei 5 horas na geladeira antes de usar.

Para leite condensado caseiro comum (não light): utilize leite em pó integral, margarina comum e 5 colheres de sopa de açúcar refinado.

Para leite condensado caseiro diet: use adoçante culinário em quantidade equivalente a 5 colheres de sopa de açúcar (geralmente o produto indica essa equivalência). Reduza a quantidade de água (atualização em 31/08: reduza a água se a quantidade de adoçante for muito menor que 5 colheres de açúcar. Vi por ai que a equivalência de alguns adoçantes é de 1 colher para 1 colher de açúcar).

Existem pela internet muitas receitas de leite condensado caseiro. As observações seguintes são para esta receita e considerando que é uma versão light. O leite condensado caseiro não ficou tão consistente como o industrializado, não achei que desse para fazer brigadeiro de enrolar, por exemplo. Mas, nos casos em que não se precise de consistência bem firme - para usar em caldas para bolos, cremes e brigadeiros de colher, por exemplo - ele substitui muito bem o leite condensado comprado, o sabor fica praticamente idêntico. Talvez uma redução na quantidade de água e o uso de ingredientes convencionais (não os light/desnatados) ajudem a encorpar mais o leite condensado caseiro, ainda não testei. (Atualização em 31/08: o uso do açúcar light, que entrou em menor quantidade que o açúcar comum, pode ter influenciado na consistência também, pois há relatos de que o leite condensado caseiro convencional fica bem durinho sim).

De colher em punho, quase ataquei o leite condensado caseiro, mas resisti bravamente e resolvi usá-lo em uma receita. Mostro para vocês amanhã, mas já adianto que tem banana na jogada :-)

------------------------------------------

A receita original sobre a qual fiz as adaptações é ESSA.

Os intolerantes à lactose e os lactovegetarianos não podem ficar sem leite condensado caseiro. ESSA receita do blog Publicar para Partilhar é com leite de soja.

A receita do tradicionalíssimo pudim de leite condensado, daquela marca que a gente conhece (AQUI).

15 comentários:

  1. Adri, não tinha nem ideia de como fazer leite condensado caseiro! Receita anotada! beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  2. Que bacana Adri, e o bom é que vc deixa tres versões, normal, light, e diet, quer melhor que isso?? Obrigada amiga vou levar adorei a receita
    Bjokas...ótima semana

    ResponderExcluir
  3. Combinamos hein!
    Também postei leite condensado caseiro, mas de leite de aveia em pó ;)
    Já tinha experimentado o de leite de soja em pó e como adorei, ando nas variações.
    É tão fácil fazer leite condensado caseiro não é?
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderExcluir
  4. Olá, Adri!Gostei muito desta versão de leite condensado!Já vi a da Rute, também!Estas versões, além de saudáveis são bem mais leves!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Tenho essa receita esperando uma oportunidade para fazer. É sempre bom ter umas receitinhas alternativas.
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Adri que delicia esse leite condensado caseiro!! Nunca fiz mas vi que é fácil, irei experimentar!!:) Vc sempre dando ótimas dicas, né minha amiga?! :) Seu sonho q é o thermochef é lindão tb, eu não conhecia... Beijos e ótimo dia ! Tê

    ResponderExcluir
  7. Bruna, no começo fiquei meio desconfiada, mas não é que fica o gosto do leite condensado mesmo? Experimenta que você vai gostar :-) Beijos.

    Josy, isso que achei legal na receita, a partir de uma versão normal, a gente pode fazer a light ou a diet sem muitas complicações :-) Beijos!

    Rute, você já é expert no leite condensado caseiro. Vou até adicionar seu link porque faltou um leite condensado para quem não toma leite :-) Beijos!

    Lina, acho o maior barato fazer essas coisas compradas em casa, e a gente ainda come com menos culpa (fica mais leve mesmo!). Beijo!

    Gina, a gente sempre vai aprendendo com uma receita aqui e outra acolá, não é mesmo? Para quando você for fazer a sua :-) Beijos.

    Tereza, já imaginou um copão de leite condensado para comer de colherinha (quase fiz isso, haha) quando der vontade! Faz e me diz :-) Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Sei que a ideia é falar sobre as versoes light e tal... mas só a titulo de curiosidade, se alguem quiser fazer o leite condensado puro, idêntico ao industrializado, basta ferver leite com açucar e nada mais. A medida que o leite evapora, com o calor o açucar carameliza e a mistura disso é o leite condensado. Engordiet claro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Leite e açúcar no fogo são para fazer doce de leite, não? Se bem que o ponto fica cremoso, deve ficar bom para substituir o leite condensado na maioria das receitas. A cor que deve ficar mais moreninha, por causa do açúcar queimado. Na hora da falta da latinha, toda dica é válida :) Abraço!

      Excluir
  9. Vou fazer a sua receita para experimentar Adri! Achei legal a ideia eu tenho uma receita antiga mas nunca me aventurei fazer, você me aguçou!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lourdes, o que achei mais legal da receita caseira é poder fazer as versões light e diet, que nem todo mundo encontra para comprar. Há várias receitas, mas a maioria é nessa mesma linha, rs. Depois me conta o que achou :) Um beijo!

      Excluir
    2. Vou fazer esta receita👏 acho q devi ficar sabor mesmo de Leite condensado😘

      Excluir
    3. Oi, Miriã! Experimente, depois mw conta o que achou :) bjs

      Excluir
  10. Já fiz essa receita! Muito boa! bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Raquel! Outro dia fui ver o preço de uma lata de leite condensado diet... 12 dinheiros aqui na minha terra! Essa receita ainda é econômica, rs. Beijos!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...