verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Carne oriental com shitake

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Carne oriental com shitake


A aparência não é das melhores. Além disso, sempre me vem à mente as lembranças de minha mãe brigando para eu não brincar com os cogumelos que nasciam nos troncos das árvores, que eram venenosos, mas tão perfeitos para fazer "comidinha" para as bonecas.

Ok, já estamos crescidos o suficiente para saber que não devemos comer qualquer cogumelo por aí (especialmente os de cascas de árvore), mas o shitake não é bonito. Porém, acredite, é delicioso, tem poucas calorias e é extremamente nutritivo. E rende uma receita leve e fácil de fazer, com toque oriental e que vai fazer bonito na sua mesa de almoço ou jantar.

Há um "pulo do gato" no preparo do shitake. Nunca lave os cogumelos em água corrente, muito menos mergulhe-os em recipiente com água. Isso os deixará encharcados e molengas. Pegue cada cogumelo e limpe com um papel toalha ou paninho umedecidos. Arranque o cabinho com as mãos e, para essa receita, fatie o chapéu em tiras. É muito amor.

Carne oriental com shitake
(Rende para duas pessoas famintas)

1 bife grande de coxão mole (ou outra da preferência) cortado em tiras
1/4 de cebola roxa cortada em pétalas
1 embalagem de shitake fresco (400 g) fatiado
2 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de molho shoyu

Em fogo médio, doure a carne na panela com 1 das colheres de sopa de manteiga. Acrescente a cebola e deixe dourar mais um pouco, mas não a ponto de desmanchar a cebola. Junte o shitake, a outra colher de sopa de manteiga e o molho shoyu. Misture e deixe no fogo até o shitake cozinhar um pouco, sem ficar muito mole.

Pode-se usar o shitake seco também, mas é preciso hidratá-lo antes de usar. Deixe os cogumelos em um recipiente coberto com água por cerca de 15 min, escorra e use.

Atualização em 12/08 - Usei um bife grande, por isso rendeu para dois famintos.

--------------------------------------

Outra opção do outro lado do mundo é ESSE frango oriental.

Conheça AQUI o valor nutricional do shitake.

3 comentários:

  1. Sou louca por qualquer tipo de cogumelo, sempre dobro a quantidade em minhas receitas rs Parece uma delícia, adorei! Beijos, Cecilia

    ResponderExcluir
  2. Também adoro cogumelo, e o shitake é o que mais aprecio, ele realmente não é bonito, mas é muito delicioso. Gostei muito da sua carne. Excelente...Bjos um ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  3. eu adoro cogumelos, mas Shitake ta no topo da lista. Parte chata é que ele não rende né? parece que a bandeja mingua na panela.

    gostei da receita.

    Bjs

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...