verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Dia do café: bolo de caneca e brigadeiro de café

terça-feira, 24 de maio de 2011

Dia do café: bolo de caneca e brigadeiro de café

Em comemoração hoje ao Dia Nacional do Café - o dia internacional é em 14 de abril -, o Casa, Coisas e Sabores traz duas receitas no qual o café é a estrela, muito bem acompanhado de um parceiro infalível no mundo gastronômico: chocolate!

Essa combinação imbatível (tem coisa melhor que saborear um café expresso com um chocolatinho?) aparece aqui primeiro em um bolo de caneca super prático, feito no micro-ondas e ao melhor estilo "culinária para um". Mas nada impede encher canecas para dois, três...

Fechando com chave de ouro, uma variação de um clássico brasileiro. O brigadeiro de café possui preparo idêntico ao tradicional, mas o toque de café solúvel faz toda a diferença e eleva o docinho mais esperado nas festas à categoria gourmet. E viva o café!


- Bolo de caneca de café

Em uma caneca com capacidade de 300ml, coloque 1 ovo pequeno e bata bem com garfo ou fouet (eu uso o fouet e fico girando o utensílios entre as mãos). Acrescente 1 colher de sopa de óleo, 2 colheres de sopa de açúcar - mascavo, no meu caso, mas pode ser o refinado -, 4 colheres de sopa de leite e 1 colher de chá de café solúvel. Bata novamente com o fouet. Junte 4 colheres de sopa de farinha de trigo e bata mais uma vez. Acrescente 1 colher de café de fermento químico em pós (para bolos) e apenas misture. Leve ao micro-ondas em potência alta por 3 minutos. Se quiser, polvilhe o bolo ainda quente com mistura para cappuccino.

Dicas: 1. Não precisa untar a caneca. 2. É legal tirar a película da gema do ovo (passando-a por uma peneira) para evitar que fique com cheiro. 3. No micro-ondas, quando a massa começar a subir e estiver prestes a derramar, dê pausa, espere abaixar e torne a ligar o aparelho, faça quantas vezes for necessário até a massa estabilizar.


- Brigadeiro de café

Coloque em uma panela e leve ao fogo 1 lata de leite condensado, 1 colher de sopa de chocolate em pó (eu coloquei mais, vou adicionando e misturando até a cor ficar a meu gosto), 1 colher de chá de café solúvel, 1 colher de café de canela e 1 colher de sopa de manteiga. Mantenha em fogo médio-baixo, mexendo sempre, até desgrudar do fundo da panela. Deixe esfriar, faça bolinhas e passe no cacau ou chocolate em pó.



--------------------------------------------------

Imagem de abertura: Stock.XCHNG

A receita do bolo de caneca é meio Frankenstein, pois adaptei mais de uma receita de bolo de caneca. O bolo ficou suave no açúcar, quem gostar de mais doce, pode colocar mais 1 colher.

A decoração do bolo é anis estrelado, que dá um ótimo chá.

A receita original do brigadeiro de café está AQUI. Altamente recomendável experimentar a outra sugestão de brigadeiro, preciso de capim limão.

2 comentários:

  1. Isso é que é mesmo genuina "Culinária para um"!
    Brigadeiro de café nunca ouvi falar, mas acredito que seja super especial. Adoro café!
    Agora vou aos muffins...
    Beijos,
    Rute

    ResponderExcluir
  2. Olá, Rute! Não sou viciada em café, consumo pouco por dia, mas adoro o sabor, em receitas doces fica uma maravilha! Beijos!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...