verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bolo de maçã com gengibre

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Bolo de maçã com gengibre



Adoro maçã, é difícil não ter a fruta na geladeira de casa, até porque ela tem uma durabilidade muito boa se for comprada bem fresca e mantida sob refrigeração. Assim, é garantia de sucos de maçã - sim, eu tomo suco de maçã e já passei dos 6 meses de idade -, tortas e bolos de maçã sempre que der vontade.

Ainda não tentei fazer, mas geleia de maçã é uma excelente pedida tanto para conservar as frutas quanto para usar em torradas ou mesmo usar como cobertura de tortas rápidas. Abaixo, deixo a receita da Apple pie do blog Chocolatria, que serve de referência também para fazer só a compota de maçã, que só ela já está bom demais.

(Essas tortas de maçã típicas americanas são um sonho, não? Só vou fazer uma quando tiver um janelão na cozinha, pois deixar a torta esfriando na janela faz parte do ritual).

Mas o que era bom pode ficar ainda melhor. A combinação de maçã com gengibre é simplesmente deliciosa. Experimente fazer um suco ou vitamina de maçã e colocar um naco de gengibre na hora de bater. Bem gelado, refresca até a alma.

E foi nessa combinação que apostei em um momento de secura por bolo. Depois de pesquisar receitas na internet, resolvi fazer uma receita de bolo simples, apenas acrescentando pedaços de maçã e gengibre ralado. Deu muito certo. Ando nessa fase enlouquecida por bolos. Dieta é coisa que pira o cabeção de qualquer um...

A receita foi reduzida para fazer um bolo pequeno (fiz em forma de pudim), para bolos de tamanho normal, dobre a quantidade dos ingredientes. Na batedeira, bati 1 ovo médio com 2 colheres de sopa de manteiga e 3/4 de xícara de açúcar - metade branco refinado e metade mascavo -, até formar um creme bem liso.

Acrescentei 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo, 1 xícara de leite e uma colher de chá de gengibre ralado fino, batendo bem em seguida. Depois, vai 1/2 colher de sopa de fermento químico (para bolos), que deve ser batido ligeiramente. Juntei 2 maçãs médias picadas sem casca e misturei na mão mesmo, para preservar os pedaços.

A mistura foi para uma forma com furo central, untada e enfarinhada, e ficou cerca de 30 min em forno médio. Não se esqueça de fazer o teste do palito - furando um bolo com um palito de dente e vendo se sai limpo -, pois o tempo varia. Fica um bolo molhadinho e pedaçudo. Quem quiser polvilhar o bolo ainda quente com açúcar e canela receberá meu apoio incondicional.


--------------------------------------------------------------

Para evitar que a maçã escureça, depois de cortada, regue os pedaços com um pouco de suco de limão.

8 comentários:

  1. Só 1 ovo!? Será que li bem? Se assim é, é fantástico. Adoro bolos que levem poucos ovos.
    Ontem também fiz um bolo que levou gengibre mas apesar do bolinho ter ficado espetacular, o gengibre não se destacou. No seu, consegue achar o sabor do gengibre??
    Beijinho,
    Rute

    ResponderExcluir
  2. Rute, os bolos que faço (que aprendi com minha mãe) levam no máximo 2 ovos, mesmo nos bolos grandes! Para deixar mais fofo, você pode bater uma das claras em neve (claras em castelo, para os portugueses) e misturar na massa do bolo. Nesse bolo, você sente o sabor do gengibre, mas sem brigar com a maçã, fica aquele toque diferente. Se fosse um bolo de gengibre, acho que colocaria 1 colher de sopa em vez da de chá. Tenta seu bolo de novo! Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida Adri
    Estive viajando por 20 dias e estou com as visitas em "dívida"... mas vou, aos poucos, recuperando o contato e apreciando o seu Blog que tanto gosto de fazer...
    Espero que tudo esteja na perfeita paz!!!
    O meu apreço fraterno
    Deus seja a sua Força!!!
    Fraternalmente,
    Roselia (Orvalho do Céu)

    ResponderExcluir
  4. Olá, Orvalho! Sua visita é sempre muito bem-vinda por aqui, que bom que voltou a fazer seus passeios pela blogosfera e o Casa foi incluído :-) Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Querida agradeço a sua visita e comentário no relato da nossa amiga Rosélia.
    Volte sempre vc é muito bem vinda.

    Com tempo vou conhecendo seu espaço.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Seja bem-vinda, Norma! Gostei muito do seu blog, muito legal sua iniciativa de passar um pouco do seu conhecimento de terapeuta :-)

    ResponderExcluir
  7. eu acho que fica muito bom eu fiz eu casa ficou uma delisia

    ResponderExcluir
  8. Stephanie, que bom que você fez, gostou e voltou para contar! Depois que vi sua mensagem, me deu vontade de fazer de novo também, rss. Beijo!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...