verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Vaca atolada? Boi atolado!

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Vaca atolada? Boi atolado!


Como prometido, tem receita com aipim/mandioca/macaxeira! Na postagem passada, mostrei algumas dicas para escolher e preparar essa raiz, agora vem a chance de aplicá-las na prática. Essa receita de vaca atolada está mais para "boi atolado", porque não usei costela bovina, como é usual no prato. Fui de lagarto mesmo e o sabor ficou maravilhoso, de comida caseira, bem temperada. Vale muito fazer quando o clima está mais friozinho, mas pode ser uma opção para o almoço ou jantar de qualquer dia, pois é um prato que só precisa de arroz branco para acompanhar, não é muito trabalhoso e fica pronto relativamente rápido. O trabalho maior é cuidar do aipim, mas, com os truques que já sabemos, fica bem mais fácil. Veja como fazer - também deixei o link para a postagem do aipim!


Como escolher (cortar e armazenar) aipim ou mandioca ou macaxeira

Estou chamando a receita de "boi atolado" porque a vaca atolada leva costela e eu estou usando lagarto. É uma brincadeira para indicar que não é a receita tal qual, mas o preparo e demais ingredientes são os mesmos. Fica a dica: substitua o lagarto por costela bovina que a vaca vai definitivamente para o brejo, no bom sentido.

Boi atolado 
(Rende 3 porções)

600 g de lagarto bovino em cubos grandes
2 unidades de aipim médias
1/2 cebola média picada
3 dentes de alho picados
2 tomates picados em cubinhos
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de farinha de trigo
Sal e pimenta do reino
1/4 de xícara de vinho tinto (ou branco)
1 litro de água fervente
Agrião (se quiser)

Descasque o aipim e corte em pedaços grandes. Tempere os cubos de carne com sal e pimenta do reino e salpique a farinha de trigo por cima, envolvendo a carne. Reserve. Na panela de pressão ainda aberta, refogue a cebola e o alho no azeite. Junte a carne e deixe dourar um pouco. Acrescente o vinho e raspe a crosta que tinha se formado no fundo com uma colher, para se misturar ao vinho e formar um molhinho. Junte o tomate e deixe refogar um pouco. Coloque a água fervente, acrescente o aipum e a tampe panela, deixando pegar pressão. Depois que começar a chiar, deixe por 20 minutos. Após esse tempo, retire a pressão e abra a panela. Acerte o sal, se necessário, e deixe ferver mais um tempo sem a tampa para engrossar o caldo. Sirva quente e com folhas de agrião por cima, se quiser.


Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Vaca atolada? Boi atolado!

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...