verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Como fazer a massa de tapioca em casa

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Como fazer a massa de tapioca em casa


Por ser sem glúten, tapioca está na moda e anda sendo muito consumida não só por quem tem alergia, mas por quem segue dieta de restrição. Nem vou entrar nesse mérito, porque a tapioca aparece por aqui por ser muito gostosa. Aqui em casa adoramos tapioca desde sempre e, na minha casa de família nordestina, sempre comemos. Apesar disso, nunca tinha feito a massa da tapioca do zero, acabava comprando a mistura pronta no supermercado, porque achava que era muito complicado e trabalhoso para fazer. Complicado não é. Trabalhoso? Um pouquinho. Mas o resultado e a economia compensam. Fora que você pode fazer uma boa quantidade e ficar com massa para fazer suas tapiocas por muito tempo. Aprenda o caminho das pedras para fazer a massa de tapioca em casa, sem erro!

Já vou considerar que sua massa de tapioca vai ser um sucesso e recomendar a receita de uma tapioca enriquecida que já mostrei aqui no blog. Clique aqui para ver a receita.

Usei o pote vazio de uma massa de tapioca
comprada para colocar a massa caseira
Como fazer a massa de tapioca em casa

250 g de polvilho doce
250 g de polvilho azedo
300 ml de água
1 colher de chá de sal

Em uma bacia grande, misture os dois tipos de polvilho com o sal, com a ajuda de uma colher. Vá acrescentando a água, de pouco a pouco - devo ter jogado a quantidade indicada em 5 vezes - e misturando com as mãos, desfazendo as "bolas" de polvilho que surgirem, misturando o polvilho que está úmido com o seco e esfregando a massa entre as mãos. Atenção quando a água estiver acabando: vá colocando aos poucos e ficando atento ao ponto da massa. Deve começar a empedrar, mas não deixe ficar tão duro que não dê para misturar com as mãos. No final, você terá uma massa úmida com aparência de ricota esfarelada, formando espécies de pelotinhas. Dica 1: se a massa ficar molenga, acrescente mais polvilho (recomendo o doce) para corrigir, por isso vale guardar a sobra do pacote. Dica 2: quando achar que a massa está pronta, peneire um bocadinho no meio de uma frigideira e prepare uma minitapioca. Prove: se a tapioca ficou boa, pode passar para a fase da peneiragem total; se ficou seca/dura ou não formou a tapioca, é o caso de um pouco mais de água. Passe a massa obtida em uma peneira de trama mais aberta, apertando com as mãos ou com a colher, como preferir. Guarde em recipiente fechado na geladeira.

Antes de fazer a massa de tapioca, vi vários vídeos, pesquisei em sites e blogs e ainda perguntei para minha mãe como ela fazia - sou a metódica, prazer. No meio disso tudo, acabei não registrando onde encontrei a recomendação dessa proporção de 500 g de polvilho para 300 ml de água, mas, no meu teste, deu certinho. Usei a quantidade de polvilho (meio pacote de cada tipo, pesado na balança ainda) e a exata quantidade de água indicada (medida também) e ficou no ponto.

A maioria das pessoas faz apenas com o polvilho doce, mas resolvi misturar com o azedo porque vi relatos na internet de que o resultado ficava melhor. Em relação ao sabor, gosto da leve acidez do polvilho azedo, então acho que fica melhor assim.

Consistência da massa quando está pronta. Fica parecendo
ricota esfarelada.
Essa paneira da foto é ótima para o serviço. A
trama não é muito fechada e a "área de
peneiragem" é bem grande.
Congelamento: na geladeira, a massa de tapioca dura uns 5 dias. Para que dure mais, separe as porções, coloque em potinhos com tampa e congele. Antes de usar, deixe o potinho descongelar na parte de baixo da geladeira.

Preparação da tapioca: mesmo tendo passado pela peneira para guardar, gosto de peneirar novamente antes de levar à frigideira. Espalhe a massa de tapioca em uma frigideira antiaderente (se não estiver tinindo vai grudar!), sem óleo nem nada. Alise e acerte a massa com uma colher. Leve ao fogo médio por cerca de 1 minuto, vire e deixe mais 1 minuto. Está pronta!



Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Como fazer a massa de tapioca em casa.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

9 comentários:

  1. Adoro tapioca e as tuas dicas dão mais trabalho, mas deve ficar tri boa! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, há muitas marcas boas de massa de tapioca pronta, mas tem gente que não encontra com facilidade, e o preço também anda lá em cima.... nessas horas, mesmo sendo um pouco trabalhoso, o polvilho salva :) Ah, e quem gosta de cozinhar acha até divertido (eu!!!), vá entender... rsrsrsrs. Beijo!!!

      Excluir
  2. Querida Adri vc acredita que nunca fiz tapioca em casa? Com essa aula não tem como errar e não me pareceu tão difícil. Vou tentar, pois estamos tentando evitar a farinha de trigo. Tapioca é bom demais né eu adoro. Excelente postagem.Beijinhos amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, eu também nunca tinha feito, depois que descobri esse jeito de fazer, que deu supercerto, fiquei corajosa :) A tapioca anda rolando solta aqui em casa, faço a massa aos montes, rsrs. Tenta sim, e a receita ainda sai bem barata. Beijoca!

      Excluir
  3. Adri, há quanto tempo não visito os blogs... Sabia que mudei de casa? De novo! É bom, mas dá um trabalhinho...
    Peguei o gosto pela tapioca com minha filha e tenho feito bastante, mas sempre com massa comprada. Como é bom isso, né? Fazer em casa até tentei uma vez, mas não gostei do resultado. Tão bom quanto dá certo!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei, moro na Alemanha, aqui encontro o polvilho doce e azedo em lojas asiáticas, mas não encontro tapioca facilmente (só pela internet em lojas com produtos brasileiros). Com certeza vou testar essa receita para matar a saudade de comer tapioca :-D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Experimenta sim, para quem não acha a tapioca pronta com facilidade é uma mão na roda :) Mesmo sendo um pouquinho trabalhoso, dá para fazer um montão de uma vez, rende muita tapioca! Beijos!

      Excluir
  5. Amo tapioca, mas nunca pensei em fazer a massa.
    Vou fazer, com certeza!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michelly! Agora, pelo menos aqui na minha área, é fácil comprar a massa já pronta, mas nem sempre a qualidade é boa. Dá um trabalhinho fazer em casa, mas você pode fazer em quantidade e congelar :) Experimenta! Bjs!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...