verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Calda de caramelo toffee feita no micro-ondas

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Calda de caramelo toffee feita no micro-ondas


Segura o nível de glicose que, nesta semana, o blog tá doce, doce...igual à caramelo! Taxas sob controle, a dica é se jogar nessa calda de caramelo do tipo toffee que fica pronta em poucos minutos. E assim, rapidinho, você tem um acompanhamento delicioso para dar um toque no sorvete comprado pronto, para finalizar na hora de servir o bolo ou para esparramar sobre frutas e improvisar uma sobremesa. Você só vai usar 4 ingredientes, olha que lindo. A receita também serve para decoração de tortas e tudo o mais que você quiser/imaginar. Dá até para comer a calda pura, ela é daquele tipo de caramelo que fica cremoso, mas aí já é gordice demais. Ou não?

A receita original, do sugestivo blog Cookies and Cups, utiliza açúcar mascavo do tipo "claro". Aqui nas nossas bandas acho que não tem essa diferenciação bem definida de mascavo claro ou escuro, mas o que precisamos saber é que isso vai interferir na cor da receita. Usei o açúcar mascavo que tinha e o caramelo ficou da cor de doce de leite. Por isso não recomendo o uso do açúcar branco refinado, não testei, mas acredito que não dará a coloração desejada, afinal não há um caramelo "de verdade" nessa receita, apenas a cor e o sabor que lembram. Já no caso do açúcar demerara acho que pode dar certo, mas é algo a se testar para ter certeza.



Alerta para as crianças (de 8 a 80 anos): o potinho da nossa poção mágica fica estupidamente quente durante o preparo, use luvas nas duas mãos (cuide para que não sejam escorregadias) e manipule com muito cuidado. Agora falando sério, citei as crianças, mas essa é receita para adulto fazer, ok? É fundamental usar um recipiente refratário - de vidro ou porcelana - daqueles que aguentam forno. Nada de pote de plástico!

No mais, fiz 1/2 receita, para poder testar. Agora que sei que fica ma-ra-vi-lho-so, é rápido, fácil e leva ingredientes simples, posso preparar de litrão.

Calda de caramelo toffee feita no micro-ondas
(Rende cerca de 3/4 de xícara)

1 colher de sopa cheia de manteiga
1/2 xícara de açúcar mascavo
1/4 de xícara de creme de leite (usei de caixinha mesmo)
1/2 colher de chá de extrato de baunilha

Em uma tigela refratária, coloque a manteiga e leve ao micro-ondas por 20 segundos, apenas para derreter. Feito isso, acrescente o açúcar mascavo e o creme de leite. Misture bem com uma colher, deve ficar bem homogêneo e sem pelotas. Leve ao micro-ondas, em potência alta, por 2 minutos. Retire, mexa com uma colher e volte para o micro por mais 1 minuto. Cuidado com o processo no micro-ondas, fica bem quente. Retire o caramelo do aparelho, mexa mais uma vez, acrescentando a baunilha, e leve á geladeira apenas para amornar. Utilize assim, em temperatura ambiente. Caso a calda endureça demais, é só levá-la ao micro por uns 20 segundos.

Caso vá fazer o dobro da receita, recomendo o tempo de micro-ondas da receita original: 2 minutos, mistura e deixa mais 2 minutos. Caso queira um sabor mais "complexo", a receita original sugere também uma pitada de sal na mesma hora em que se acrescenta a baunilha. Vou confessar que não sou muito fã da combinação caramelo com sal, por isso deixei de fora. Caso queira experimentar, a recomendação é usar um sal mais nobre e neutro, como flor de sal.



Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Calda de caramelo toffee feita no micro-ondas.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

--------------------------------------------------------

A receita original, do blog Cookies and Cups, é ESSA.

5 comentários:

  1. Hum que delicia e que simples de fazer! neste potinho com tecido 9ou é guardanapo) ficou ainda mais charmoso.

    Isso deve ficar maravilhoso, ainda mais eu que adoro salmão, este molhinho tb esta de dar água na boca.

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  2. Coisa linda essa calda! Vou experimentar com certeza!
    Bjo querida :)
    Tania Minatel

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...