verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Salada de grão-de-bico e atum

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Salada de grão-de-bico e atum


As saladas com grãos são uma ótima pedida para comer algo mais leve, mas, ao mesmo tempo, se sentir bem alimentado. Sou muito fã de saladas com cereais ou grãos e, na hora de montar as minhas, sempre procuro colocar também proteínas e carboidratos. Assim, a salada vira uma refeição balanceada e completa, perfeita para servir de prato único. No caso dessa receita, entraram o grão-de-bico e o atum. Segredo revelado: atum de latinha e grão-de-bico que já vem cozido garantem a praticidade da salada. Os ingredientes são simples e a combinação de sabores resulta em uma salada fresca e deliciosa. Almoço ou jantar rápido, tá na mão!

Claro que você pode cozinhar seu grão-de-bico na panela de pressão, mas esse passo já deixa a receita menos rápida. Utilizei o grão-de-bico em conserva, que já se compra cozido na caixinha (como milho e ervilha). Tem também a versão cozida no vapor. Dica: manter uma caixinha dessas de grão-de-bico ou mesmo de feijão branco/fradinho na despensa é uma mão na roda na hora de preparar uma salada rápida. Já vi também essa opção com lentilha. Sempre escorra os grãos do líquido da conserva (se tiver) e enxague muito bem em água corrente antes de usar.

Salada de grão-de-bico e atum
(Rende 2 porções - prato único)

1 e 1/2 xícara de grão-de-bico cozido
1 lata de atum escorrido
Suco de 1/2 limão
1 dente de alho pequeno amassado
4 colheres de sopa de azeite
Pimenta do reino
1 prato de rúcula rasgada
4 folhas de radicchio rasgadas (opcional)

Em um recipiente, misture o grão-de-bico, o atum, o suco de limão, o alho, o azeite e a pimenta do reino. Deixe a mistura na geladeira por 30 minutos, ou, pelo menos, enquanto você prepara as folhas, para apurar o sabor. Disponha as folhas na saladeira e coloque a mistura de grão-de-bico por cima. Sirva com mais azeite.

Para essa salada, a rúcula combina muito bem - é a folha que a receita original pede - e optei por acrescentar o radicchio para mais um toque de amargor. Fique à vontade para montar a "cama de folhas" com as variedades de que mais gostar.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Salada de grão-de-bico e atum.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

3 comentários:

  1. Boa ideia!faz tempo não como grão de bico! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Ah, falou em praticidade e sabor, falou com a gente! Adoro estas saladinhas também! Frescas e cheias de vitaminas. Beijos.
    Fabiola

    ResponderExcluir
  3. Chica, vamos ativar o grão-de-bico nessa cozinha! Rs. Ele é gostoso, nutritivo, tem poucas calorias e é muito versátil, tudo de bom :) Beijos!

    Fabiola, chega mais, amiga! Não tem nada melhor que preparar só uma receita e resolver o almoço/jantar, ainda mais de um jeito saudável, amamos! Beijo!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...