verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Frango diferente para um almoço fácil de Dia das Mães

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Frango diferente para um almoço fácil de Dia das Mães


O próximo domingo é o dia oficial de pais e filhos tomarem conta da cozinha. Pelo menos deveria ser. A grande verdade é que esse negócio de que a cozinha é lugar da mãe não tem nada a ver, ela deve ser o lugar de quem gosta de pilotar o fogão. Mas vamos combinar: mantenham as mães longe da cozinha no dia delas! Para quem quiser homenageá-las no Dia das Mães, mas não tem muita intimidade com as panelas, essa receita de frango é a salvação. A saltimbocca de frango é um prato lindão, de inspiração na culinária italiana, e molezinha de preparar. Ela vai dizer que não precisava, mas depois de experimentar esse frango diferente você vai ver que precisava sim.

Bisbilhotando por aí, vi que a saltimbocca é preparada com carne bovina ou de carneiro, então essa versão com frango - bastante comum também no mundo da internê - já deve ser gambiarra. Pode substituir por bifes de carne bovina macia que é capaz de ficar bom. A receita que segui, espanhola, pedia jamón serrano, comum nas bandas de lá. Usei presunto de Parma, mas a maioria das receitas usa prosciutto, um tipo de presunto também. No mais, vários tipos de frios podem ser dar bem com essa receita, como presunto cru, lombinho canadense ou qualquer presunto de boa qualidade. Assim como na receita original, que usou o jamón serrano (ó que chato), use o que tiver. Eu apoio.

Saltimbocca de frango
(Rende 4 porções)

4 filés de peito de frango
Sal e pimenta do reino
4 fatias de presunto de Parma
4 folhas grandes de sálvia (ou mais, se forem pequenas)
Azeite
1/4 de xícara de vinho branco
1 colher de sopa de manteiga

Sabe o martelo de carne? Então, acho que usei pela primeira vez na vida com o objetivo original: dê umas marteladas de leve nos filés para que eles achatem um pouco e fiquem mais finos. Tempere o frango com sal e pimenta do reino. Acomode as fatias de presunto sobre os filés e, por cima, ajeite as folhas de sálvia. Use palitos de dente para "pregar" as folhas e o presunto no frango. Não precisa atravessar o frango até o outro lado com o palito, coloque-o superficialmente só para garantir que a folha e o presunto estão presos. Em uma frigideira com um fio de azeite, doure os filés de frango. Deixe mais tempo com o lado da sálvia para cima e vire apenas por alguns minutos, para evitar que a folha queime. Abafe a frigideira com uma tampa para garantir o cozimento. Depois de prontos, retire os filés e, na frigideira usada, coloque o vinho e deixe reduzir pela metade. Acrescente a manteiga e deixe até o molho ficar mais consistente. Volte com os filés para a frigideira por alguns instantes, para pegar o sabor do molho. Sirva os filés com o molho por cima.

Para acompanhar a saltimbocca, arroz branco e salada verde são simples e eficientes. Veja algumas receitas e dicas para os acompanhamentos:

Arroz de festa
Preparando as folhas para a salada verde
Sugestão de molho para a salada

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Frango diferente para um almoço fácil de Dia das Mães.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

3 comentários:

  1. deve ser muito bom, vou fazer de certeza...

    ResponderExcluir
  2. olá Adri,delicia de receita bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  3. Manuela, vale muito a pena, pois é uma receita bem rápida e fica muito saborosa :) Beijos!

    Rosinha, uma delícia mesmo, tem que experimentar :D Beijos.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...