verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Moqueca de bacalhau

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Moqueca de bacalhau


Tradição vinda da herança portuguesa, bacalhau faz o maior sucesso em datas como a Semana Santa / Páscoa e Natal. A moqueca de bacalhau "abrasileirou" o peixe em uma receita que é muito fácil e fica bem gostosa. Quer acertar no bacalhau do almoço sem muitas estripulias e com sucesso garantido? Vai na receita da moqueca de bacalhau. Os ingredientes da moqueca (a baiana) casam muito bem com peixes, até com o peculiar bacalhau! Deixe camarões e outros sabores mais fortes que costumam ir na moqueca de fora, porque a estrela é o peixe dessalgado. A gente também mostra como preparar o bacalhau. Ah, e não precisa esperar a próxima data comemorativa para preparar essa receita. Aproveite quando o bacalhau estiver com bom preço para preparar aquele almoço de domingo para a família!

Mais uma participação especial da minha mãe aqui no blog, de quem, com certeza, herdei o gosto pela cozinha descomplicada. A moqueca de bacalhau foi o almoço de Sexta-Feira Santa, além de outros tipos de peixe, e agradou em cheio! Você vai perceber que, de acompanhamento, arroz branco já basta. No máximo, acrescente uma salada verde e não mais que isso.

Moqueca de bacalhau
(Rende cerca de 8 porções)

Cerca de 2 quilos de bacalhau em pedaços
4 batatas grandes em rodelas
2 cebolas grandes em rodelas
1 pimentão vermelho grande em rodelas
1 pimentão amarelo grande em rodelas
1 pimentão verde grande em rodelas
3 tomates em rodelas
1/2 xícaras de azeitonas (sem caroço)
1/2 maço de coentro
Azeite 
Colorau


Em uma panela grande, coloque um pouco de azeite no fundo. Faça uma camada de batatas, por cima vai uma camada de cebola e acomode metade dos pedaços de bacalhau. Faça por cima uma camada de pimentão das três cores, faça novamente uma camada de batatas, outra de cebola e a metade restante do bacalhau. Disponha as rodelas de tomate por cima, espalhe as azeitonas e o coentro. Regue com bastante azeite - inclusive, se você quiser regar entre as camadas, fique altamente à vontade. No caso, ainda foram umas pontas de pimentão para o topo do conjunto. Leve ao fogo médio, com a panela tampada. Quando formar caldo, coloque um pouco de colorau, só para dar uma corzinha de leve. Verifique com um garfo o ponto de cozimento da camada de cima do bacalhau e da camada abaixo dele de batatas, quando estiverem cozidos, a moqueca está pronta. Dica: se formar muito líquido na panela, deixe ferver com a panela destampada por alguns minutos, afinal é moqueca, e não sopa.

As batatas são licença poética, pois não aparecem na receita de moqueca, mas é item quase obrigatório para acompanhar o bacalhau. No lugar do azeite de dendê, vai o azeite de oliva, que combina totalmente com bacalhau. Acabou não entrando, por não agradar ao paladar da cozinheira, mas, no lugar do leite de coco, pode colocar creme de leite, que também combina bem com bacalhau. Coisa pouca, para essa quantidade 1/2 caixinha de creme de leite basta.

Participe!

O concurso de fotos e texto que vai premiar o vencedor com o livro 15 Minutos e Pronto, do Jamie Oliver, termina no último segundo do dia 26 de abril (sábado). Não perca a chance de mostrar seus dotes culinários no Casa, Coisas e Sabores e ainda concorrer ao livro do Jamie Oliver. Veja como participar do concurso do aniversário de 4 anos do Casa, Coisas e Sabores:




Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Moqueca de bacalhau

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

2 comentários:

  1. Que delícia isso e moqueca da mamãe, outro gostinho, bem especial!! Adorei! beijos ,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, o tempero de mãe é o ingrediente especial da receita :D Beijo!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...