verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Creme de chocolate diet, light, sem lactose e sem glúten

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Creme de chocolate diet, light, sem lactose e sem glúten






Você deve estar se perguntando sobre essa maravilha de chocolate que pode ser consumida por diabéticos, intolerantes à lactose, celíacos e por quem quer emagrecer. Então eu digo mais: é um creme de chocolate muito saudável e nutritivo. Se é para comer doce, melhor quando ele faz bem. O creme de chocolate diet, light, sem lactose e sem glúten é um oásis durante a dieta. O segredo dessa receita - segredo nenhum, pois logo abaixo eu conto - é um ingrediente que torna a coisa toda muito engenhosa.

A receita original é de brigadeiro light, mas, do jeito que fiz, não ficou a consistência adequada para enrolar bonitinho, nem achei que ficou com sabor de brigadeiro. No entanto, ressalto que ficou muito gostoso - por isso veio para cá - e é uma receita muito saudável e "democrática", pois se adapta a diversas restrições alimentares. Por tudo isso, vale muito a pena preparar. O ingrediente secreto? Batata-doce! A bonita é boa para quem quer emagrecer, pois tem baixo índice glicêmico - a energia é liberada aos poucos no organismo, dando sensação de saciedade. A batata-doce é bastante indicada para o pessoal da malhação, por conter alto teor de antioxidantes. Junte isso aos antioxidantes do cacau, às fibras e demais benefícios da linhaça.

Não, não ando pegando firme na malhação, apesar de ultimamente ter colocado receitas benéficas para tal. Estou tentando me alimentar de um jeito mais saudável, perder os quilos do final de ano (ainda!) e, principalmente, tentando me alimentar, e bem, de líquidos/pastosos/cremosos bem gelados. A culpa é do calor.

Originalmente, a receita é da culinarista Lidiane Barbosa e da nutricionista Fernanda Scheer. Mostro uma versão, com algumas alterações para poder usar o que tinha.

Creme de chocolate de batata-doce
(Rende 10 copinhos)

Obs.: excepcionalmente, a xícara usada nesta receita é de 200 ml.

1 xícara de batata-doce amassada*
1 xícara de leite de soja
3 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa de farinha de linhaça
1 colher de mel (ou 1 colher de sopa de adoçante forno e fogão - para uma receita diet)

*Cerca de 1 batata-doce média. Cozinhe o legume apenas na água e depois passe no espremedor de batatas ou no processador, cai melhor na receita se ficar sem pedaços.

Em uma panela, misture o leite, o cacau, a linhaça e o mel, até o cacau se dissolver. Leve a panela ao fogo baixo e junte a batata-doce. Vá mexendo até o creme ferver, depois disso deixe até soltar do fundo da panela. Coloque em copinhos e decore com chocolate ralado (diet ou sem lactose).


Na receita original, vai leite de amêndoas no lugar do leite de soja, farinha de arroz em vez de farinha de linhaça e chocolate 70% (sem açúcar e sem lactose) no lugar do cacau em pó. Talvez a farinha de arroz ajude para uma consistência que dê para enrolar, quando testar atualizo com essa informação.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Creme de chocolate diet, light, sem lactose e sem glúten.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

---------------------------------------------------------

A receita original é ESSA.
As informações sobre os benefícios da batata-doce vieram DAQUI.

5 comentários:

  1. Adri, que beleza de receita, amiga! Sou louca por chocolate, mas, o prazer de comer chocolate é incompatível com a boa forma. haha!
    Adorei sua receita e suas dicas! Já estou levando a receita comigo. Quero experimentar!
    bj.

    ResponderExcluir
  2. Sadhia, que bom que gostou! Fica uma delícia :) Beijos.

    Monica, a gente faz tudo para comer um chocolatinho na dieta! O creme serviu para matar minha vontade de doce, e agora tô na mania de batata-doce, juntou a vontade de comer com o que tinha na geladeira :) Beijos!

    ResponderExcluir
  3. OI,
    Não pude deixar de notar a informação "Obs.: excepcionalmente, a xícara usada nesta receita é de 200 ml.´", bom, acontece que me deparei com uma situação estranha ontem à noite quando fui fazer uma receita: eu tenho dois medidores de xícaras e eles não são iguais... sabe me informar qual é o padrão?
    Muito obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jeizon. Tanto a medida de 200 ml quanto a de 240 ml são utilizadas para a medida da xícara, que é uma forma de facilitar as quantidades para uso doméstico, não saberia te dizer qual é a medida "mais padrão". Na cozinha profissional, trabalha-se com o peso, uma medida mais exata. O ideal - como fiz aqui no blog - é especificar a medida de xícara que se usa. No caso daqui, é a de 240 ml, que é a medida do medidor que uso em casa, por isso deixei o aviso que, excepcionalmente, nesta receita usaria a medida de 200 ml. Quando faço uma receita que não especifica, uso a xícara de 240 ml, como geralmente todos os ingredientes estão em xícaras, o resultado acaba saindo proporcional. Abraços!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...