verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Dicas e cuidados para lavar roupas

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Dicas e cuidados para lavar roupas


Os donos e donas de casa de primeira viagem podem se deparar com muitas dúvidas na hora de lavar as roupas. A princípio, parece algo tão fácil quanto jogar tudo na máquina e apertar um botão, mas não é tão simples quanto pensa. A publicidade das máquinas de lavar engana, meu amigo! Alguns cuidados precisam ser tomados para evitar que suas estimadas peças de roupa estraguem, manchem, desbotem, esburaquem etc. Quem tem a possibilidade raramente dispensa a máquina de lavar, mas também tenho minhas ressalvas quanto ao desempenho dos aparelhos atuais. Veja os cuidados básicos para fazer sua lavagem de roupas e algumas dicas para (tentar) salvar a peça no caso de algum acidente/mancha.




O básico do processo

Separe a pilha de roupa suja em três lotes: roupas claras/brancas, roupas coloridas e roupas que mancham. Você lavará cada lote separado. Também lavo os panos de prato em um lote próprio, assim como a roupa de cama e as toalhas (essas soltam fiapo, lave por último). Não disse que seria fácil. Em casa, as roupas pretas que sei que não soltam tinta vão no grupo das coloridas. Dica esperta: acabou de comprar aquela roupa rosa pink, azul marinho? A primeira lavagem deve ser separada, até você saber se solta tinta e o quanto solta. Essas belezinhas que soltam tinta recebem tratamento especial, aguarde cenas do próximo capítulo.

Os produtos

Não sei a causa/motivo/razão, mas o sabão em pó comporta-se muito mal na maioria das máquinas que conheço. Na minha, deixa uma mancha esbranquiçada nas roupas, então tenho que usar sabão líquido para roupas para não causar esse problema. Gosto de usar amaciante também (coloco no local destinado da máquina), mas muito pouco e a passagem dele acaba entupindo com o tempo, preciso limpar constantemente. Tenho à mão um produto específico para manchas e um alvejante que pode ser usado em roupas coloridas. Também compro sabão em pó para deixar as roupas de molho. Sigamos.


A pré-lavagem

Fato é que a maioria das máquinas não dá conta de uma roupa mais suja, então o ideal é deixar essas peças de molho por 1 ou 2 horas em água com sabão. E só as peças com sujeira difícil, pois o molho tende a fazer a peça desbotar. Para o molho, prefiro usar o sabão em pó, pois acho mais eficiente - Freud explica. Nessa categoria entram meias (que pegam "tinta" do sapato), panos de prato e alguma roupa que eventualmente tenha vindo de algum show do Rock in Rio. Para quem tem filhos, diz se a camiseta da escola não entra aqui também? O molho também precisa ser separado pelo tipo de peça: um balde/bacia para as meias, outro para os panos de prato e por aí vai. Peças que soltam tinta ficam de molho com tratamento especial, veja a seguir.

Colarinhos e punhos: locais estratégicos

No caso de usar o sabão líquido, sempre espalhe um pouco do produto puro sobre os colarinhos, punhos de camisas e região do tecido embaixo dos braços antes de colocar as roupas na máquina. Esses locais ficam em contato com muito suor e tendem a ficar encardidos. Você também pode usar produtos específicos para pré-lavagem nessas regiões estratégicas.

Tirando o cheirinho de suor

Essa dica é boa para camisas e camisetas masculinas - os homens geralmente suam mais -, uniformes e roupas de ginástica: deixe as peças de molho em água com suco de limão ou com vinagre antes de lavar, isso ajudará a eliminar o cheiro.

Tratando roupas que soltam tinta

Se precisar deixar de molho peças que soltam tinta, coloque na água também um punhado de sal, isso vai evitar que a cor largue e, com o tempo, que sua peça desbote. A roupa não está extremamente suja? Lave-a na máquina separada das outras roupas - de preferência em lotes de cores parecidas - e, depois de a máquina encher de água, jogue o punhado de sal. Normalmente, lavo essas peças à mão, depois do molho na água com sal, porque colocar uma ou duas peças de roupa na máquina é meio contraproducente. Você pode usar a máquina depois só para centrifugar a roupa.

Roupas pretas e jeans escuros

Não rola muita roupa preta por aqui, mas, se for seu caso, lave-as no mesmo lote, do avesso, para preservar a cor. A dica também vale para lavar jeans escuros: sempre jogue o punhado de sal na lavagem dessas roupas, para evitar que a tinta solte a cada lavagem e a peça fique desbotada rapidamente.

Peças delicadas

No caso das roupas de tecido fino, delicado ou que tendem a ganhar "bolinhas", o ideal é lavá-las à mão, sem esfregar em excesso. Um recurso para lavar peças mais delicadas, como lingerie, lenços e peças de lã/linha, é usar um saquinho próprio para lavar peças delicadas na máquina de lavar. Outro recurso é usar uma fronha destinada a esse fim, colocar as peças dentro e amarrar as pontas.

Tratando as roupas manchadas

O ideal é cuidar da mancha da roupa antes que ela seque. Se o acidente for em casa, é mais fácil: já aplique o produto antimanchas e proceda conforme a recomendação do fabricante. Caso a mancha tenha acontecido na rua, acho que é pior molhar com água e deixar a lambança secar: retire o máximo que puder com guardanapo ou outro papel absorvente, se puder, e deixa o troço lá. Chegando em casa, corra atrás do prejuízo, mas o sucesso não é garantido. Tente usar o produto antimanchas e deixe de molho no sabão para finalizar. Lavar normalmente sem tratar a mancha vai ajudar a fixar a marca, aí é muito difícil recuperar depois.



Limpeza da máquina

O manual da máquina de lavar vem com as instruções para fazer a limpeza e isso é muito importante para o desempenho do aparelho. No geral, a cada 6 meses, faça um ciclo de lavagem completo da máquina colocando 1 litro de água sanitária dentro do equipamento. Mantenha os compartimento de sabão, amaciante, eventuais filtros e outros sempre bem limpos, para evitar que os resíduos caiam nas roupas que estão lavando.

Na hora de estender as roupas, também tem uma dica boa para aproveitar pequenos espaços e, de quebra, secar as roupas sem deformá-las: clique aqui e veja a dica para estender roupas.

fique também atento às etiquetas das roupas para saber como lavá-las corretamente. Clique aqui e saiba o que significa cada símbolo das etiquetas de roupas.

Qual a sua dica para ajudar nessa chata tarefa? O que você faz que dá muito certo e/ou facilita sua vida na hora de lavar a roupa? Conte sua experiência nos comentários!

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Dicas e cuidados para lavar roupas.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

--------------------------------------------------------------------

Imagens (todas): sxc.hu

As dicas são, na maioria, fruto da experiência própria, com informações que fui pesquisando ao longo do tempo. Algumas informações também vieram da revista Ana Maria, nº 872.

3 comentários:

  1. Adorei as dicas e os cuidados!
    Se puder dá uma passadinha no meu blog e deixa um comentário?
    Meu mundo, Meu quarto

    ResponderExcluir
  2. Adorei muito! Em casa, separo as peças por cor e uso o truque da fronha, também. Mas não sabia a dica do sal pra evitar que as roupas percam cor. Muito útil. Vou tentar!
    Mariana.

    ResponderExcluir
  3. Adri querida, amei as dicas!!! Eu lavo muitas roupas na mão, e elas duram muito mais!
    Obrigada por um post tão elaborado e esclarecedor!
    Beijosssssssss e uma semana mará pra ti
    Vero

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...