verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Scone, pãozinho fajuto americano

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Scone, pãozinho fajuto americano


Os scones são "pãezinhos" muito associados à comida americana, levemente adocicados, servidos em lanches e muitas vezes recheados - com coisas doces, nham -, como um sanduíche. Porém, de todas características e particularidades do scone, a mais importante é que é extremamente fácil e rápido de preparar. Com esse dado, já me dei por convencida a fazê-lo. Fazer scones é um jeito prático de servir um café da manhã ou lanche diferente, boa desculpa para aqueles momentos em que no ecxiste uma fatia de pão sequer na sua despensa.

Definidos como single cakes ou quick breads - lembrando que alguns breads americanos estão mais para bolos que para pães -, os scones nasceram na Escócia, dizem, e têm receita parecidíssima com a do famoso pão de minuto. Fui consultar o oráculo Dona Benta - Comer Bem e o pão de minuto da vovó leva ovos e tem proporções um pouco diferentes em relação à receita abaixo, que fiz com base na receita do blog Avental e Aventuras, da queridíssima Tania-eterna-amiga-secreta.


Origens à parte, a facilidade de fazer os scones é avassaladora. Quando anunciei ao marido, às 21h de um dia qualquer, que faria um pãozinho para o café da manhã do dia seguinte, ele se assustou: "já está assim, 'vou fazer um pão rapidinho'?". Bobinho.

Scone
(Rende 7 pãezinhos)

2 xícaras de farinha de trigo com fermento
1 colher de café de fermento em pó
1 pitada de sal
3 colheres de sopa de manteiga gelada em cubos
1 colher de sopa de açúcar
1/3 de xícara de leite (aproximadamente)
Leite ou gema* para pincelar

*Pincele com leite para uma receita sem ovos.

Em um recipiente, misture a farinha de trigo com o fermento em pó e o sal. Acrescente os cubinhos de manteiga e vá misturando com as pontas dos dedos, até obter uma farofa. Junte o açúcar e misture. Vá colocando o leite aos pouquinhos, misturando com uma colher e com as mãos, apenas até a massa ficar maleável e não grudar nas mãos. Dica da Tania: não sove muito a massa, apenas misture para ficar homogêneo, não faz mal se ficarem uns pedaços de manteiga aparecendo. Faça um rolo com a massa e corte em rodelas de cerca de 2 cm - com uma faca afiada, tipo Ginsu. Mentira, qualquer faca grande e boa serve. Coloque em assadeira untada com manteiga, pincele com leite ou gema (assim fica mais dourado) e leve ao forno médio preaquecido por uns 15 minutos, até firmar e dourar. Atenção: se pincelar com leite, eles não douram muito.


Fiz meia receita e reduzi um pouco o açúcar em relação à original, então os scones ficaram bem neutros. Para seguir à risca, coloque 1 e 1/2 colher de sopa de açúcar. A Tania também modelou diferente: ela abriu a massa em uma superfície enfarinhada e cortou discos com cortadores. Deve ser por isso que os dela ficaram bem mais lindos que os meus. Eu sou uma preguiçosa.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: scone, pãozinho fajuto americano.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

-------------------------------------------------------

A receita do Avental e Aventuras é ESSA.

5 comentários:

  1. Adro scones ficaram fantásticos!!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Sandra! Nunca tinha feito, acredita? Se eu soubesse que era fácil assim, já estava comendo scones há um tempão, rs. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Amiga, o scone eh INGLES, nao AMERICANO. De uma pesquisada antes de postar...Eh tipo dizer que coxinha eh comida tipica da bolivia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como dito ao longo do texto, os scones são de origem escocesa. A Escócia faz parte do Reino Unido, assim como Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte, assim o mais correto é dizer que o scone é britânico, não inglês. A associação à culinária americana é para fins de busca, já que os scones são muito populares nos Estados Unidos. Identifique-se da próxima vez, assim posso procurar saber se você é algum antropólogo famoso.

      Excluir
  4. Eu amo Sconne,recheados com frutas secas

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...