verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Macarrão com molho funghi

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Macarrão com molho funghi




Um macarrão qualquer - espaguete, farfalle, penne - e esse molho funghi são tudo o que você precisa para impressionar em um jantar especial. O melhor é quem nem precisa ter muita habilidade na cozinha para preparar o milho funghi. E o perfume, e o sabor? Incríveis. Talvez a dificuldade maior seja encontrar/comprar o funghi, se bem que costuma ter nos supermercados. Com esse ingrediente precioso em mãos, o resto é simples e o resultado final não é nada simplório.

A receita do molho funghi é do blog Simples Assim, da querida Lylia. A execução foi do marido - prova de que não precisa ter costume de cozinhar para conseguir fazer, até porque as instruções da Lylia estão explicadíssimas. Dessa vez não fiquei de madame e fui dar uma força como assistente #odeo


Macarrão com molho funghi
(Rende duas porções)

250 g de macarrão
30 g de funghi secchi
1 xícara de água quente
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de cebola picada
1/2 xícara de vinho branco
2 colheres de sopa bem cheias de creme de leite fresco*
Sal
Noz moscada

Em primeiro lugar, coloque a água de cozinhar o macarrão para ferver (uns 2 litros). Em segundo lugar, hidrate o funghi. Quebre os pedaços maiores de funghi e coloque-o de molho na água quente, deixe uns 15 min - enquanto isso, vá picar a cebola, separar os ingredientes... - e depois escorra o funghi com a ajuda de uma peneira. Reserve a água do molho. Em uma panela, refogue a cebola na manteiga, até dourar. Acrescente o funghi, sal e rale a noz moscada por cima, deixando refogar um pouco. Junte o vinho, deixe até reduzir bem, e acrescente a água do molho do funghi, deixando cozinhar uns 10 min. Acrescente o creme de leite e deixe mais uns minutos, até o molho reduzir um pouco e ficar cremoso. Eu faço assim: molho pronto, vou cozinhar o macarrão. Jogue sal na água que deixou fervendo e, depois que a massa ficar al dente, retire com uma escumadeira e jogue direto na panela do molho. Misture bem e sirva com azeite e parmesão ralado.

*Você pode usar creme de leite de caixinha, é só acrescentar no final do preparo do molho e desligar o fogo, não deixe ferver, para não talhar.

Para essa receita, usei um "trifunghi", que além do funghi secchi vem shitake e shimeji, tudo secchi. Não foi de propósito, era o que tinha, mas achei bem gostoso. E para eu descobrir o nome da massa que usei, pois joguei a embalagem fora e esqueci de registrar? Tive que procurar na internet: é o macarrão castellane, que tem a forma de uma concha alongada.

Observação: essa receita não contém carne, mas utiliza laticínios.

------------------------------------------------------------------------------

Colar gourmet do sorteio
SORTEIO ENCERRADO - ÚLTIMOS DIAS! Não deixe de participar da pesquisa que vai me permitir conhecer melhor quem curte o blog e melhorar esse espaço! Os dados da pesquisa são confidenciais e não serão divulgados ou repassados. Para agradecer a quem dispuser uns poucos minutos para responder a pesquisa, ainda tem o sorteio desse lindo colar gourmet entre os participantes :)

Clique aqui para saber sobre a pesquisa e o sorteio


Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: macarrão com molho funghi.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

---------------------------------------------------------------------

A receita do blog Simples Assim é ESSA.

3 comentários:

  1. OBAAAA!!! Que delícia... amo macarrão! hummm... ainda não comi nada... to morrendo de fome... isso é uma tentação, sabia?? hehehehe deliciaaa!

    Beijocas!!
    Ingrid.

    ResponderExcluir
  2. Hummm Dri querida gosto tanto de molho funghi, e esse seu ta especial hein! Esta tri legal esse molho trifunghi. Imagino o sabor que ficou essa maravilha. Uma ótima sugestão pára o final de semana. Bjocas um ótimo final de semana miga

    ResponderExcluir
  3. Ingrid, que maldade com a sua pessoa! Tomara que você tenha ido depois fazer pelo menos um lanchinho, rs. Se você ama macarrão, tem que fazer esse molho qualquer dia, fica muito bom! Beijos!

    Josy, adoro cogumelos, então sou suspeita para falar do molho funghi. Esse que peguei com a Lylia fica trigostoso (hahaha) e é receita rápida, olha que beleza :) Beijão!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...