verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bolo pequeno de maçã em pedaços

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Bolo pequeno de maçã em pedaços


Quem tem família pequena sabe que as receitas tradicionais de bolo sobram. Já recebi alguns comentários aqui no blog e eu mesma "sofro" com isso, pois os bolos menores são mais adequados para nosso dia a dia. Na parceria do blog com a editora Bocatto/Cooklovers, através da Livraria Gourmet, recebi dois livros ótimos para resolver o problema das receitas de bolos pequenos: Mini Bolos para Lanches e Muffins - Salgados e Doces. Gente pouca não será mais desculpa para bater um bolinho - sempre fresco.

Pode reparar que a maioria das receitas de bolo aqui do blog são em porções reduzidas, por isso sou tão fã dos bolinhos. Na opção de kit, o Mini Bolos para Lanches e o Muffins - Salgados e Doces vêm com as formas apropriadas para executar as receitas do livro. Natal chegando...olha que sugestão boa para presentear os amantes da cozinha!




O livro Muffins - Salgados e Doces traz receitas dos famosos bolinhos ingleses em versões doces (como os muffins de frutas vermelhas) e salgadas (como os muffins de parmesão e nozes), alguns com recheio ou cobertura. Todas as receitas mostram sugestões para utilizar ingredientes funcionais ou deixar o bolinho mais light.



O bolo de maçã em pedaços é receita do livro Mini Bolos para Lanches e foi feito nas três forminhas que vêm com o kit. As forminhas são de silicone e todas as receitas do livro foram pensadas justamente para você encher as três, ficando com três minibolos no final de tudo.



Cada forma cabe na palma da mão e um bolinho dá duas pequenas porções. Se bem que eu como um bolinho desses de uma vez só, fácil. O bolo de maçã em pedaços é generoso na fruta, receita de fácil execução, com ingredientes simples e muito gostosa!

Bolo de maçã em pedaços
(Rende três minibolos ou seis bolinhos pequenos)

1 ovo médio
1/2 xícara de açúcar (coloquei 1/3 de xícara)
1/2 colher de sopa de margarina
3/4 de xícara de farinha de trigo
1/2 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de uva-passa clara (usei branca e preta)
1 maçã sem casca em pedaços médios
1 colher de chá de fermento químico para bolos
Açúcar e canela em pó para polvilhar

Bata bem - à mão ou na batedeira - o ovo com o açúcar, até ficar "fofo". Acrescente a margarina, a farinha de trigo e a canela, dê uma misturada com a colher e bata novamente, até tudo ficar homogêneo. Junte as passas, a maçã e o fermento, apenas misture com a colher, até o fermento se dissolver e as frutas ficarem bem envolvidas pela massa. A quantidade de massa é pouca, vai servir mais para lambuzar os pedaços de maçã, é assim mesmo. Nas forminhas untadas e enfarinhadas, coloque a massa do bolo às colheradas, dividindo o total em três porções. Polvilhe açúcar misturado com canela por cima dos bolos. Leve ao forno médio (200° C)* preaquecido por cerca de 30 min.

*Coloque na temperatura que você normalmente costuma usar para assar bolos.

>> Confira todos os truques e cuidados para não errar nos bolos.

O único líquido que vai nessa receita é o ovo, é isso mesmo, vai dar certo. Os pedaços de maçã vão garantir a umidade do seu minibolo. Mas é preciso lembrar que os tamanhos de ovos variam. Se você achar que no final a massa ficou consistente demais - não pode ficar líquida, mas ela tem que envolver os pedaços de maçã, esparramar devagar de uma colher -, pode juntar 1/2 colher de sopa de leite à receita, coisa pouca.

Fonte de consulta: Mini Bolos para Lanches - Cooklovers.




Os dois livros estão na Livraria Gourmet.




Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Bolo de maçã em pedaços.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

10 comentários:

  1. Era tudo o que eu queria! Muito obrigada pela generosidade em compartilhar. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Que delicia de bolinhos Dri, aqui em casa não tenho esse problema, quanto maior mais comem esses comilões!! Mas acho lindos em forminhas pequenas, ficam bem fofinhos e delicados. Gostei da receita, muito boa amiga. Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Q. Delicia de bolinhos, Adri! E ficaram lindos. Já imaginei a embalagem p presentear. Adorei. Bj.

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    Adorei estes bolinhos...são exactamente aquilo que na maioria das vezes procuro...pequenos e deliciosos. Fiz 6 mini-bolos (em formas de muffins médios-pequenos e já só contam 2 e quem provou, adorou!!!
    Muito obrigada por partilhar.
    Continuação de boas receitas.
    Obrigada.
    Cristina

    ResponderExcluir
  5. Que delicia este bolo!
    A família aqui é de 2, então, sofro do mesmo "mal" que vc!
    Adorei a dica do livro :)
    Bjos
    Tania



    ResponderExcluir
  6. Adoro mini bolos Adri!! Mas bolo grande aqui em casa não sobra não... :) E somos poucos para comer. hehehe
    Vou responder sua pesquisa.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Maci, eu que agradeço sua visita! Bem que eu também queria esses 3 minibolos agora (já acabaram faz tempo), rs. Beijos!

    Josy, se aparecer bolão aqui em casa, o problema é que eu vou comer tudo! Adoro! E só eu que gosto por aqui, aí em nome da boa forma fico com os bolinhos, rs. Beijos!

    Monica, ficam mesmo fofos para presentar! Não tinha pensado nisso! É só fazer uma embalagem caprichada para ter um mimo bonito e gostoso, muito bem lembrado por ti :) Beijos!

    Cristina, que bom que foram provados e aprovados por você :) Obrigada! É tão gostoso que dá vontade de fazer muito, mas dependendo do caso um bolo pequeno evita desperdício. Beijos!

    Tania, então você conhece bem o "problema", rs. E bolo bom é bolo fresquinho, não gosto muito de comer depois de uns dias...Beijos!

    Andréa, apesar de você não ter esse "problema" (aqui em casa só eu gosto de bolo!), os minibolos são muito fofos, também gosto por causa disso, rs. Obrigada por responder à pesquisa :D Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Será que numa forma de bolo inglês fica bom? É a menor que tenho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Martha! A quantidade da receita é bem pouca para uma forma de bolo inglês, vai ficar muito baixo e não assa legal. Você pode duplicar a receita e fazer na forma de bolo inglês ou fazer 1 receita e usar forma de bolinhos (muffins, cupcakes ou mesmo de empada). Beijos!

      Excluir
  9. Posso substituir a farinha de trigo pela farinha de castanhas?

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...