verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bolo gelado de banana com coco

sexta-feira, 16 de março de 2012

Bolo gelado de banana com coco


Você, criança dos anos 1980 (e 1990, vai), vai deixar rolar uma lágrima no canto do olho. Você, mamãe de criança dos anos 1980, vai lembrar da trabalheira toda e da alegria de ver seu rebento feliz. Sabe aqueles dias em que a nostalgia toma conta? Não resisti em fazer minha própria versão de bolo gelado, embrulhado no papel alumínio e tudo. Não consegui uma caixa-bolo de isopor para colocar dentro, mas usei a receita dos cupcakes de banana com coco, regada com uma calda indecente à base de doce de leite, para matar a vontade. Assim, desembrulho e vou comendo o bolo molhadinho aos bocados, matando a saudade todo dia.

Só de falar, cai uma lagriminha: há tempos estava seca por um bolo gelado, daqueles molhadinhos que nossa mãe fazia nas festinhas, cortava em quadradinhos, embrulhava no papel alumínio e colocava na caixa de bolo de isopor, toda decorada. Na era pré-papel de arroz e pré-pasta americana, era assim que o negócio funcionava. E funcionava. Diz se não é prático ter os bolos todos cortados e embrulhados, para depois dos parabéns distribuir comodamente à molecada?


A massa do cupcake de banana com coco já é macia e molhadinha por si só. Fora que já tem um sabor incrível, dos melhores bolos de banana que já comi. E olha que já comi muitos (confira AQUI quantos de banana entre os bolos do blog). Mas bolo gelado precisa ser regado com uma caldinha, para ficar...hummm, molhadinho. Desse jeito, juntaram-se a banana, o coco e o doce de leite. Tinha como ficar ruim? Tinha não, seria comido de qualquer jeito.

Bolo gelado de banana com coco
(Rende uns 15 quadradinhos pequenos)

Bolo
1 receita do cupcake de banana com coco (AQUI)

Calda
1 xícara de leite
1 colher de sopa cheia de doce de leite

Bolo: prepare o bolo conforme a receita indicada e leve a massa para assar em uma assadeira ou travessa. Usei uma travessa de cerâmica com 23 cm de comprimento. Depois de pronto, tire o bolo do forno e corte os quadradinhos (sem retirá-los do lugar).
Calda: leve o leite com o doce de leite ao fogo baixo, mexendo até o doce de leite dissolver.
Montagem: fure o bolo com um garfo e regue-o com a calda de doce de leite, derramando o líquido bem devagar sobre todo o bolo. Nesse processo, tanto bolo quando calda devem estar quentes. Deixe esfriar e, depois de frio, separe os quadradinhos, embrulhe-os um a um em papel alumínio e mantenha-os na geladeira.


O sabor de doce de leite fica bem sutil, pois o bolo já é doce o suficiente e resolvi moderar no doce de leite. Fiquei com medo de castigar no açúcar. Mas fica a gosto aumentar a quantidade de doce de leite, já que o gelado acaba atenuando o doce.
--------------------------------------------------------------

Sei que muita gente que passa por aqui acaba se inspirando com as receitas e ideias, guardando algumas e reproduzindo outras. Saber disso já e maravilhoso, ver alguém colocando a mão na massa é melhor ainda!

A Maria João gostou tanto da ideia de servir salada na cumbuca de massa (AQUI) que foi fazer a dela. E o lindo resultado - uma terrina, que é mais chique que cumbuca - está no blog Clavel's Cook. A Maria aproveitou uma massa de pizza que tinha congelada e conseguiu uma bela apresentação para sua salada.
Foto: Maria João Clavel - Blog Clavel's Cook
Confira AQUI a salada na cumbuca de massa da Maria João e não deixe de passear por seu  lindo blog.

Você também já fez alguma receita do Casa, Coisas e Sabores? Conta pra mim! Vou ficar toda boba e ela pode aparecer aqui no blog :-)

E-mail: casacoisasesabores@gmail.com
Facebook: http://www.facebook.com/casacoisasesabores
Twitter: @Casa_Sabores

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

7 comentários:

  1. Oi Adri, realmente não precisei voltar muito no tempo para me lembrar do bolo gelado. Sempre que posso eu o faço, da mesma maneira, embrulhadinho no papal alumínio. E quando vamos ao clube, lá vão eles, dentro da caixa de isopor. São deliciosos, mas essa nova edição de banana com coco deve ser incrível! Esses dias fui a um aniversário cuja mãe é já uma "senhora" e ela se arriscou a fazer bolos embrulhados no alumínio. São muito práticos, mas não podem concorrer com esses costumes modernos, tipo cupcake, não é mesmo? As suas receitas são sempre muito práticas, simples e apetitosas. Bom final de semana para você! Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Oi Adri, realmente não precisei voltar muito no tempo para me lembrar do bolo gelado. Sempre que posso eu o faço, da mesma maneira, embrulhadinho no papal alumínio. E quando vamos ao clube, lá vão eles, dentro da caixa de isopor. São deliciosos, mas essa nova edição de banana com coco deve ser incrível! Esses dias fui a um aniversário cuja mãe é já uma "senhora" e ela se arriscou a fazer bolos embrulhados no alumínio. São muito práticos, mas não podem concorrer com esses costumes modernos, tipo cupcake, não é mesmo? As suas receitas são sempre muito práticas, simples e apetitosas. Bom final de semana para você! Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Oi Dri, agora vc me fez voltar no tempo dos nivers da minha filhota, todos os aniversarios dela de 1 ano até os 18 sempre fiz a festa sozinha, e com tanto gosto, ficava tão feliz em poder proporcionar as festinhas dela, e conforme ela ia crescendo os motivos iam mudando, mais moça a festa já era a base de pães e queijos, pães de metro e esse bolo embrulhadinho que não podia faltar. Uma delicia. Essa versão com banana eu não conhecia, mas deve ser ótimo. Gostei muito, da receita e da lembrança
    E ó, adorei o fã-clube já dei um nome pra ele: Dna Berinjela e Srta Abóbrinha que tal kkkkkkkkkkkk ai ai cada loucura amiga. Bjos um ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  4. Adri queridaaaaaaaaaaa, você me fez ter uma sessão remember total!!!
    Gente, até senti o gosto dos bolos da infância, embrulhados em papel alumínio!
    Este que você fez deve ter ficado divino, hein? Nossa, se eu morasse perto de ti, acho que engordaria fácil, vc. faz cada receita boaaaaaaaa!!!rs
    Quem sabe um dia me animo a me meter na cozinha, de tanto me inspirar aqui, né?
    Bjossssssssssssss e um lindo final de semana pra ti
    Vero

    ResponderExcluir
  5. QUE DELÍCIA,EU ADORO BOLO GELADO,ADOREI O SEU BLOG BEIJOS

    ResponderExcluir
  6. Vou engordar com o seu blogue!! Não resisti e peguei a receita do rocambole de chocolate e coco que postou para a coletiva, agora essa? Estou levando também, porque o meu marido foi hoje à feira e comprou muita banana, banana demais!! ;) Sobre a cestinha, eu faço assim: sabe as massas para pizza frita? Eu pincelo dos dois lados com manteiga e jogo oregano, pego vasilhas para mini suflê e coloco a massa pregando dos lados. Levo ao forno até dourar e ficar crocante. Depois prencho com salada. A última que fiz foi de feijão branco com azeitonas pretas e atum.
    Boa semana!! Beijus,

    ResponderExcluir
  7. Luciana, vi que você não passa vontade de bolo gelado há muito tempo! Rs. Para levar em um lanche fora de casa é muito prático também, bem lembrado por você. Os cupcakes, que estão tão na moda, também têm espaço no meu coração...mas o bolo gelado tem o toque da lembrança, acho que fica mais gostoso :-) Um beijo, obrigada pelos elogios :-D

    Josy, me adota? Rs. Também tive a mesma sorte de sua filhota, minha mãe fazia nossas festinhas, bolo, docinhos, salgadinhos e a decoração. Meu bolo de 5 anos era da Moranguinho e ela copiou de uma revista de festas, tem que ver que espetáculo. Minha mãe tem mãozinhas talentosas, puxei dela o gosto por essas coisas :-) Beijoca! Ah, tô nesse fã-clube, hein!

    Vero, se você morasse perto de mim, estava perdida. Preciso de gente para "desovar" as coisas que cozinho. Ia perder a boa forma rapidinho, porque eu faria questão de levar coisas gostosas pra ti :-) Beijinho!

    Luci, obrigada! Esse bolo gelado é um pouquinho diferente do tradicional, que geralmente é só de coco, mas garanto que a banana dá um toque delicioso! Beijos!

    Luma, eu também peguei pesado nas últimas receitas, rs, vou pensar em umas saladinhas para colocar aqui, para desopilar dos doces, hehe. O que não falta aqui no blog é bolo de banana, fala para o marido trazer mais e mais! Rs.
    Ótima dica da massa de pizza de frigideira, fica perfeita para a cumbuca de massa, pois ela é bem maleável, bem lembrado! Fora que, como ela é fininha, deve ficar bem crocante, humm...vou experimentar :-) Beijos!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...