verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Março 2011

quinta-feira, 31 de março de 2011

Pintura de canecas


No primeiro post sobre como fazer os itens do kit sorteado no blog, vamos falar sobre a caneca, um item facílimo e divertido de fazer. As técnicas tradicionais de pintura de canecas, com tintas e pincel, são lindas, muito mais diversificadas, mas requerem dons de artista mesmo. Para quem não nasceu para pintor e não domina a técnica, é complicado.

A solução para os meus problemas foram as canetas para pintura em porcelana Creative Marker, da Compactor. O formato de caneta é muito prático de usar, e elas já são encontradas por cerca de R$ 10 em várias cores na maioria das lojas que vendem artigos para artesanato e pintura, inclusive nas on-line.

Deixo algumas dicas, daquelas que você só descobre depois de fazer:

- Acho a ideia das canetas maravilhosas, mas escrever letras menores com elas é um pouco complicado, porque a ponta é de calibre médio (uma versão preta de ponta fina seria muito bom). Para driblar esse problema, se for escrever, opte por uma grafia mais geométrica. O estilo manuscrito só fica legal se a letra for bem grande.

- Transfira desenhos para a porcelana com papel carbono. Diz a lenda que existe um carbono especial para porcelana, usei o comum mesmo, e ainda do roxo. Depois de preencher os desenhos com a caneta, limpei os borrões de carbono com um cotonete embebido em álcool.

- Para os textos, tirei as medidas da caneca, fiz um arquivo no Photoshop do tamanho ideal e escrevi com uma fonte que achei mais adequada, depois imprimi e transferi o desenho e o texto para a caneca. Achei que fica melhor do que escrever à mão livre, mas, claro, depende da intenção do projeto.

- Enquanto você estiver desenhando, a tinta da caneta sai com água. Se não gostar do resultado do desenho, é só lavar e começar de novo. Depois de pronto, é só levar a caneca ao forno baixo do fogão (se seu forno for invocado, é legal colocar uma colher de pau para deixar a porta entreaberta) por 90 min.

Pronto! Depois pode usar a caneca normalmente, lavar, só não pode levar ao micro-ondas. Que tal soltar a imaginação para a páscoa e presentear com canecas decoradas por você mesma cheias de bombons?

-------------------------------------------------

Esse post não foi patrocinado (infelizmente). A intenção é apenas compartilhar a dica de um produto que usei e gostei.

sábado, 26 de março de 2011

Panquecas sem ovo (e podem ser sem leite)



Não sou vegetariana nem vegan, respeito profundamente as crenças alheias - aliás, respeito os que acreditam verdadeiramente e assumem como estilo de vida, não só porque é cool ou está na moda -, mas, apesar de adorar uma sojinha em todas suas versões (até a texturizada, "carne de soja") não sou.

No entanto, foi em uma receita adaptada ao estilo de vida vegan que encontrei a solução para um problema momentâneo: a falta de ovos na geladeira e uma necessidade imensa de comer panquecas (devido a outras faltas, a de pão, biscoito, torradas...qualquer coisa que servisse de carboidrato no café da manhã).

Parênteses: sem carboidrato, ninguém para de pé. E tenho dito.


Para as panquecas salvadoras, tanto na falta de ingredientes quanto na restrição a ovos ou a leite por motivos de saúde, usa-se 1 xícara de farinha de trigo, 1 e 1/3 xícara de leite (na receita original, vai água mesmo, achei fantástico), 2 colheres de sopa de óleo e 1 colher de chá de fermento químico em pó (aquele de fazer bolo).

Como gosto de massas que ficam com aquele sabor meio "neutro", nem doces nem salgadas, coloquei meia colher de café de sal e 1 colher de chá de açúcar. Pode colocar só sal, ou colocar mais açúcar para ficar panqueca doce, à gosto.

O preparo é complicadíssimo: coloque tudo em uma travessa e bata à mão, com um batedor tipo fouet, que deixa a mistura bem homogênea e sem pelotas.

Leve ao fogo médio em frigideira untada com margarina ou óleo, usando uma concha para despejar a massa bem no centro da frigideira, deixando que ela se espalhe sozinha. Quando a massa ficar cheia de buraquinhos, é hora de virar. Use uma espátula e verifique se o fundo está firme antes de dourar o outro lado.

Os amantes do malabarismo podem tentar virar a panqueca jogando-a no ar. Não recomendo, mas deve ser divertido.


Feito isso, acompanhe suas panquecas de geleia, mel ou frutas frescas, comendo enquanto agradece mentalmente (ou verbalmente mesmo) a sua despensa vazia.

Atualização em 29/09/11 - O preparo de panquecas e de omeletes requer o uso de uma boa frigideira antiaderente, isso é básico, pois essa é uma receita que, se grudar, não dá certo. Se a frigideira estiver riscada ou com o material antiaderente já saindo, o risco de a panqueca grudar é enorme. Tenho uma frigideira separada só para panquecas e omeletes, pois assim ela não se desgasta no dia a dia e está sempre novinha.

Atualização em 10/07/2012 - Quer fazer essas panquecas de uma forma mais saudável? Confira a versão integral das panquecas sem ovo AQUI.

Panquecas sem ovo integrais
Atualização em 19/09/2012 - Percebi que ainda não estava aqui uma dúvida importante que surgiu nos comentários. A frigideira antiaderente deve ser apenas untada com óleo ou manteiga, se ficar encharcada de gordura, vai deixar a panqueca mais líquida e o risco é de não se chegar ao resultado. Quando vou fazer as panquecas, pego um papel toalha, passo na manteiga e depois passo na frigideira, como fazemos na hora de untar forma de bolo. Faça isso antes de colocar cada concha de massa de panqueca (cuidado para não queimar os dedos!).

-----------------------------------------------------------------------------------------------

A receita original está AQUI.

Segundo o Wikipedia, o vegetarianismo é a dieta que se segue com restrição a produtos de origem animal (há variações, como dietas lacto-ovo-vegetarianas), enquanto o veganismo é algo mais abrangente e diz respeito a uma ideologia de respeito aos animais, que inclui tanto não comê-los quanto não usar roupas feitas de peles, por exemplo.

Ando sumida do blog por motivos de força maior. Quando tudo que me prende acabar, serei uma pessoa mais feliz.

sábado, 19 de março de 2011

Resultado: Sorteio de aniversário


Chegou o grande dia!

Gostaria de agradecer a todas as participações através dos comentários, e principalmente agradecer às meninas que divulgaram o sorteio em seus respectivos blogs. O número de participantes superou as expectativas, pois não costumo fazer divulgação do blog. Espero que os novos seguidores possam encontrar no blog uma boa receita, uma ideia legal e, principalmente, que tudo isso sirva de inspiração para suas próprias ideias :-)

Mas vamos ao que interessa!

Foram contabilizadas 54 participações válidas, pois desconsiderei alguns comentários duplicados, e atribuí um número a cada comentário de acordo com a ordem da postagem.

1 - Jordana Acordi
2 - Thais Pilotto
3 - Fabiane Abe
4 - Bárbara Belchior
5 - Alice Costeira
6 - Monica Miyazaki
7 - Vanessa Pires de Sousa
8 - Lourdes Amaral
9 - Fernanda Reimao
10- Ananda Simoes
11 - Leonice Campelo
12 - Lilian da Silva Cardoso
13 - Sarah Garcia
14 - Fernanda Maciel
15 - Daniela Souza
16 - Ana Aline Santos
17 - Caroline Silva
18 - Tarsila Shimabukuro
19 - Francielli Cirino
20 - Lenni Santana
21 - Anna Sophia Cavalcanti
22 - Priscilla Silva Santana
23 - Gardenia Silva
24 - Danielle Brant
25 - Luiza Leão Alves
26 - Juliana Leão Alves
27 - Ana Maria Santos
28 - Isabela Carelli
Juliana Leão Alves - comentário duplicado, considerado o primeiro
29 - Georgia Jácome
30 - Luciana Henriques
31 - Dayana Santiago
32 - Helloíne Francielle
33 - Jeicy Ellen
34 - Luciana Antunes
35 - Juliana Melo
36 - Gabrielly Saruwatari
37 - Mariane Nascimento
Fernanda Reimao - comentário duplicado, considerado o primeiro
38 - Adriana Vilela
39 - Camila Zechim
40 - Nádia Benicio
41 - Kizzy Vieira
42 - Edvanda Trindade
43 - Denize Lemos
44 - Ana Claudia Tavares Brandão
45 - Alessandro Romario Alves
46 - Rafaela Zelenski
47 - Dayane Zani Camargo
48- Denize Silva
Roseli da Silva Prestes - comentário duplicado, considerado comentário abaixo
49 - Roseli da Silva Prestes
50 - Melaine Negreli
51 - Gisele Lopes
52 - Paloma
53 - Thais Malta
54 - Mia Fontes

E a ganhadora ou ganhador é...



Parabéns Dayane Zani Camargo!

Vou entrar em contato com você através do e-mail para pegar seu endereço e fazer o envio do kit. Mais uma vez, agradeço a todos os participantes. Fiquem de olho nas novidades do blog!

---------------------------------------------------

Já recebi "encomendas" do pote de cappuccino. Minha mãe - leitora fiel do blog, afinal, mãe é mãe - queria participar do sorteio. Como achei meio nepotismo, fiquei de fazer um para ela.

Aguardem que vou escrever posts explicando como fiz os itens do kit, incluindo a receita do mocha cappuccino.

terça-feira, 15 de março de 2011

Blogagem coletiva: nascimento


Este post é minha contribuição para a Blogagem Coletiva Fases da Vida, que todo dia 15 convida blogueiros a participar com um tema ligado a uma fase da vida e está sendo promovido pela doce Rute, portuguesinha do blog Publicar para Partilhar. Nesta primeira blogagem, o tema é o nascimento.

Acredito que nascimento, acima de tudo, é celebração. Celebração à vida, à família, à renovação. Passei recentemente pela alegria de ganhar mais um membro na família, minha querida sobrinha Mariana, e vivi de perto como uma nova vida traz felicidade a todos que cercam aquele recém-chegado ser.

Foi com o tema da celebração que resolvi desenvolver minha participação na blogagem, e assim trago para vocês uma dica de lembrancinha de maternidade que celebra a vida.

Os italianos acreditam que oferecer amêndoas é uma forma de atrair boa sorte, por isso a tradição de oferecê-las em casamentos e nascimentos. As amêndoas devem ser oferecidas em cinco, pois cada uma significa um desejo de futuro ao bebê: saúde, riqueza, vida longa, fecundidade e felicidade.

Vamos celebrar a vida?

Materiais:

Plástico transparente ou celofane (prefira os apropriados para alimentos)

Fita de cetim larga

Fita de cetim fina / fita soutache / linha de bordar

Fita adesiva transparente

Tags, botões e outros elementos para decorar

Como fazer:

Disponha as amêndoas sobre o plástico transparente e feche, fazendo um rolinho. Pode parecer difícil domar as amêndoas para que elas não pulem para fora. E é mesmo. Para facilitar, eu faço o rolinho apenas com a amêndoa do meio e depois coloco as outras pelas aberturas laterais. Prenda com fita adesiva transparente, tomando o cuidado de centralizá-la bem no meio do rolinho.

A fita mais larga deve esconder a emenda da fita adesiva. Para impedir que fita escorregue após posicioná-la, grude atrás um pedacinho da fita adesiva (ou fita adesiva dupla face) para prendê-la no plástico transparente.

Com a fita mais fina, dê uma laçada cuidadosa e certeira em uma das extremidades, faça nó duplo para não desmanchar. Ajeite as amêndoas e depois faça o mesmo na outra extremidade.

Cortes as sobras de fita e celofane, arremate com laço e enfeite à vontade. Fiz uma tag à mão com caneta hidrocor, para dar aspecto de feito por uma criança, mas valem também botões com tema infantil, florzinhas, adesivos e o que a imaginação mandar.


ATUALIZAÇÃO - Deixo os créditos da ideia original da lembrancinha, que vi na seção Happy Hour da Wise_up Weddings, ainda quando os projetos eram atualizados semanalmente. Infelizmente, não são mais, mas ficaram várias ideias legais e fáceis de fazer, vale conferir.

--------------------------------------------------

Ainda dá tempo de participar do primeiro sorteio Casa, Coisas e Sabores! Para concorrer ao kit feito à mão, clique AQUI e siga as instruções. Depois é só torcer!

quarta-feira, 9 de março de 2011

Encerrado - Sorteio de aniversário!

Como anunciado aqui ontem, comemoramos 1 ano de blog no dia 8 de março - em um emblemático Dia Internacional da Mulher - e quem ganha o presente são os leitores do Casa, Coisas e Sabores, com nosso primeiro sorteio!

O prêmio do sorteio busca traduzir um pouco do espírito do blog: o feito em casa, o feito por você mesma e as coisas que, com um toque pessoal, tornam-se mais charmosas, mais a sua cara e deixam a vida mais leve e bonita.

Os leitores que participarem do sorteio estarão concorrendo ao kit Casa, Coisas e Sabores, totalmente feito por mim e formado por:

Casa - Sachê em embalagem personalizada para perfumar roupas pessoais e de cama, carro, etc.


Coisas - Caneca pintada à mão com os dizeres-lema do blog "It may be a crazy life, but it's our life". Pode ser lavada normalmente, só não se recomenda levá-la ao micro-ondas e à máquina de lavar louças.


Sabores - Pote de vidro decorado e personalizado contendo mistura caseira para mocha cappuccino. É só acrescentar um pouco da mistura em água ou leite quentes e se deliciar com os sabores de café e chocolate. A foto não mostra a mistura, pois vou fazer a mesma no dia da postagem.


Para concorrer a esses três itens é muito fácil! Se você ainda não nos segue, torne-se seguidor do blog, e então deixe um comentário com nome e e-mail. Será atribuído um número a cada comentário, na ordem de postagem. No caso de comentários duplicados, só será considerado válido o primeiro, os outros não receberão número.


O sorteio será feito através do Random.org no dia 18 de março no dia 19 de março, e o resultado será publicado no blog no mesmo dia no dia 19 de março . Atenção, o vencedor deve seguir o blog e ter um endereço válido no Brasil, pois o prêmio será recebido em casa através dos Correios.

Participe e divulgue, depois é só torcer!


ATUALIZAÇÃO EM 18 DE MARÇO - Para não causar confusão em relação à data limite para postar comentários, o sorteio será feito no dia 19, com divulgação do resultado no mesmo dia. Os comentários podem ser deixados até meia-noite do dia 18 de março. Comentários após essa data serão desconsiderados.

----------------------------------------------------

Depois de passar o sorteio, aguardem os posts detalhando como cada item do kit Casa, Coisas e Sabores foi feito.

terça-feira, 8 de março de 2011

Aniversário do blog!

Há exatamente um ano, o Casa, Coisas e Sabores ganhava vida, enquanto eu escrevia o primeiro post deste blog, dando as boas vindas a quem quisesse me acompanhar no que estaria por vir neste cantinho virtual.

Aniversário que se preze não pode ficar sem comemoração! Em respeito à folia momesca, ficará para amanhã o anúncio do primeiro sorteio do blog. Segue o convite, espalhe!

Primeiro sorteio do blog Casa, Coisas e Sabores
Quando: amanhã! post sobre o sorteio amanhã!
Onde: http://casacoisasesabores.blogspot.com
Como: as instruções serão dadas amanhã.
Prêmio: ainda é surpresa, corre aqui amanhã para saber :-)

sábado, 5 de março de 2011

Pão com mortadela


Esse post é uma homenagem póstuma a esse sanduíche de mortadela gigante que comi no Mercado Municipal de São Paulo. Ele já mais que fez a digestão, mas seus átomos de carbono agora fazem parte de mim (ui!).

É lugar comum dizer que, estando em SP, vá ao Mercado Municipal. Por isso, digo que, estando em SP, vá ao Mercado Municipal! Coma um pão com mortadela gigante! Compre temperos e um pedaço de bacalhau e leve tudo no avião!

É um passeio imperdível por cores, cheiros e sabores, fiquei absolutamente encantada com a variedade de frutas e temperos, e tudo com um preço honestíssimo, pois, se fosse comprar os mesmos artigos aqui no Rio, por exemplo, pagaria uma fortuna.


Destaque absoluto para os sanduíches de mortadela. O primeiro pensamento quando vi o tamanho das crianças foi: "Deus, porque me fizestes com um estômago tão pequeno?". Além do tradicional só com mortadela, havia opções com queijos, salada, ovo, bacon. O Whooper do Burguer King é calórico? Virou petisco light.

Bravamente e para não perder a viagem, pus para dentro um sanduíche de mortadela com queijo seguido por um pastel de bacalhau não menos gigante. Só faltou o chops.

---------------------------------------------

Sim, eu moraria lá, fácil. Não em São Paulo, mas dentro do Mercado Municipal.

Quer fazer o sanduíche de mortadela em casa? Compre um pedaço de mortadela da MELHOR qualidade (aquela xexelenta de padaria não vale) e peça ao atendente dos frios para fatiar finíssimo, quase transparente. Coloque meio quilo das fatias em um pão francês (te vira para caber, malandro!) e esquente tudo na chapa. Anotou?




sexta-feira, 4 de março de 2011

Prendedores para alimentos

Vim fazer propaganda dos prendedores de alimentos artesanais feitos por minha irmã. Ela adora fazer trabalhos manuais e sua paixão é flores de tecido, que ela já aplicou também em acessórios de cabelo, panos de prato, chunelos e bijuterias.

Na foto, está o prendedor para alimentos que ela faz com base em pregadores de madeira. Esse rosinha fofo é meu! Tem também a versão com ímã, que serve para prender recados na porta da geladeira. Acho uma opção bonita, barata e útil de lembrancinha para chás de panela e de casa nova.









Aceita-se encomendas, os pregadores podem ter as cores que você escolher. Para mais informações e pedidos, deixe um comentário ou envie e-mail para casacoisasesabores@gmail.com que eu me encarrego de encaminhar para a artesã.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Yes, nós temos banana, e com frango


Depois de uma tentativa frustrada de aproveitar algumas bananas maduras demais em uma cuca (a frustração foi por causa da falta de assadeiras, falta de fermento, falta de paciência...), me peguei com as bananas restantes, sem saber o que fazer com elas.

Não queria nada doce, mas, fora farofa de banana, não conhecia receitas práticas de pratos salgados usando banana.

Não conhecia, isso é passado. Partindo de uma ideia que me pareceu maluca, a princípio - juntar frango com banana - cheguei justamente ao blog Frango com Banana e à receita que dá nome à coisa toda.

Como não tenho preconceitos com comida - pequeno passo de um objetivo de vida de não ter preconceitos em relação a nada, que preconceito é coisa estúpida e não combina com gente curiosa como eu -, nem pensei duas vezes em tentar, apesar da cara de nojo do marido quando falei que o jantar era frango com banana.

(Minha estratégia é nunca falar para ele quando faço alguma coisa, hum, exótica. Deixo ele comer primeiro. Dessa vez fiquei tão empolgada que esqueci.)

O preparo é muito fácil. Murche na panela cebola picada bem pequena, depois acrescente peito de frango em cubos até dourar, coloquei leite de coco, sal, pimenta do reino, curry e a banana cortada em rodelas. Coloquei mais banana que a receita pedia, ficou bom. Acrescente creme de leite e deixe que isso tudo fique uns 5 min apurando na panela. Como ficou um molho muito grosso, acabei colocando um pouco de leite também.

Servi só com arroz branco. O marido adorou e colocou na lista das receitas que devem acontecer de novo.

Para os preocupados com as quantidades, coloco o que usei na receita para duas pessoas famintas e deixo um conselho - libertem-se:

Dois filés de peito de frango grandes, 1/2 cebola pequena, 1/2 xícara de leite de coco, 1/2 caixa de creme de leite, 3 bananas prata pequenas, 1 colher de sopa rasa de curry. Sal e pimenta do reino totalmente a gosto.

--------------------------------------------------
A receita original do frango com banana está aqui. Foi servido com arroz de abacaxi, cuja dica de como ser feito está lá também.

Quando comia, lembrei que já tive uma ideia "maluca" parecida: filé de peixe cozido com curry e maçã, combinação tirada da minha caixola e que deu certo.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...