verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Tortilla espanhola assada

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Tortilla espanhola assada


Como uma mistura tão simples de batata e ovos pode ficar tão gostosa? A tortilla espanhola aparece por aqui em uma versão pouco tradicional: é assada no forno, em vez de frita na frigideira, e a quantidade de ovos foi reduzida, para manter o sabor dessa tradicional receita da Espanha, mas não abusar na gemada. Temperinhos e a linguiça de frango - no lugar do chorizo, aquela linguiça curtida da boa - entram para dar sabor sem comprometer a saúde.

Basicamente, a tortilla espanhola é feita na frigideira à base de batata e ovos batidos, com temperos que variam de acordo com a região da Espanha e, claro, de acordo com o gosto. Pesquisando pela internet, vi que podem levar pimentões, páprica (a tortilla brava madrilenha), ervilhas, champignon. Depois que saiu de Navarra - origem do primeiro documento que fala do prato - e se espalhou pelo mundo, ficou difícil controlar a tortilla e a imaginação de quem a faz.

A tortilla assada entra no rol das invencionices: permite o uso de menos óleo e ainda dá para fazer aquela travessa bem grande para a família toda. Algumas gambiarras ainda fizeram com que fossem usados apenas dois ovos em uma receita que rende quatro porções.



Tortilla espanhola assada
(Rende 4 porções)

Primeira etapa
2 batatas grandes em cubos pequenos
2 linguiças finas de frango em rodelas
1 colher de chá de alho frito (ou dois dentes de alho picados)
Pimenta calabresa a gosto
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de farinha de trigo
Sal a gosto

Segunda etapa
2 ovos
1 xícara de leite
1 xícara de água
3 colheres de sopa de farinha de trigo
Azeitonas verdes

Primeira etapa: seque os cubos de batata em um pano de prato limpo e os coloque em uma travessa larga e não muito alta (a que usei é 30 x 17 x 5 cm). Junte a linguiça, o alho, a pimenta calabresa e o azeite, misturando bem. Salpique a farinha de trigo e misture com as mãos. Espalhe esse recheio de maneira bem uniforme na travessa e leve ao forno médio por cerca de 20 min, para assar as batatas e a linguiça.
Segunda etapa: bata os ovos com um fouet (ou garfo), junte o leite, a água e a farinha e bata novamente. Despeje essa mistura por cima das batatas, finalize com azeitonas verdes, e volte ao forno médio-baixo por mais 50 min, até esse líquido ficar firme. Para servir, salpique coentro (ou salsinha) picado e regue com muito azeite.

Os temperos da mistura de batata podem ser vários, podem entrar cebola, alecrim, orégano...fica bem a gosto do freguês. A quantidade da mistura da segunda etapa deve ser o suficiente para cobrir o recheio de batatas, deve ficar rente ao topo do recheio. Dependendo da travessa que você use, pode reduzir a quantidade de água e leite. Você pode também apenas bater os dois ovos e jogar em cima da mistura de batata, assim fica apenas uma base fina de ovos e o recheio de batatas por cima. Serve de prato único ou pode vir com uma salada verde.


----------------------------------------------------


A receita foi inspirada NESSA.
Saiba mais sobre a tortilla AQUI. Destaque para a foto da tortilla das Astúrias, mais alta. 

4 comentários:

  1. Adri sua tortilla ficou demais !!Eu adoraria prová-la!! Ficou lindona e deliciosa! Aposto que vc e o maridão amaram hein! :) Vou guardar a receitinha, adoro comida espanhola! Beijão! Tê

    ResponderExcluir
  2. Adri, que delícia de tortilla! Sabe que nunca fiz? Acho que já está mais do que na hora! Receita anotada! beijos

    ResponderExcluir
  3. Meu pai, como bom filho de espanhóis, ama tortilla, mas, devido um problema no pâncreas e na vesícula, está seguindo uma dieta hipogordurosa. Tem como fazer essa receita sem a linguiça e o azeite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O azeite é só para ajudar a dourar, no seu caso, pode ficar sem. A linguiça é uma opção de sabor, você pode substitui-la por vegetais (pimentão vermelho, brócolis), cogumelos também ficam bons, ou apenas não usar linguiça. Eu que não gosto muito de cebola, mas algumas tortilhas levam ovos, batata e bastante cebola em rodelas. Bem temperado com ervas, é uma opção que vai agradar :) Beijos!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...