verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Tortilla espanhola assada

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Tortilla espanhola assada


Como uma mistura tão simples de batata e ovos pode ficar tão gostosa? A tortilla espanhola aparece por aqui em uma versão pouco tradicional: é assada no forno, em vez de frita na frigideira, e a quantidade de ovos foi reduzida, para manter o sabor dessa tradicional receita da Espanha, mas não abusar na gemada. Temperinhos e a linguiça de frango - no lugar do chorizo, aquela linguiça curtida da boa - entram para dar sabor sem comprometer a saúde.

Basicamente, a tortilla espanhola é feita na frigideira à base de batata e ovos batidos, com temperos que variam de acordo com a região da Espanha e, claro, de acordo com o gosto. Pesquisando pela internet, vi que podem levar pimentões, páprica (a tortilla brava madrilenha), ervilhas, champignon. Depois que saiu de Navarra - origem do primeiro documento que fala do prato - e se espalhou pelo mundo, ficou difícil controlar a tortilla e a imaginação de quem a faz.

A tortilla assada entra no rol das invencionices: permite o uso de menos óleo e ainda dá para fazer aquela travessa bem grande para a família toda. Algumas gambiarras ainda fizeram com que fossem usados apenas dois ovos em uma receita que rende quatro porções.



Tortilla espanhola assada
(Rende 4 porções)

Primeira etapa
2 batatas grandes em cubos pequenos
2 linguiças finas de frango em rodelas
1 colher de chá de alho frito (ou dois dentes de alho picados)
Pimenta calabresa a gosto
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de farinha de trigo
Sal a gosto

Segunda etapa
2 ovos
1 xícara de leite
1 xícara de água
3 colheres de sopa de farinha de trigo
Azeitonas verdes

Primeira etapa: seque os cubos de batata em um pano de prato limpo e os coloque em uma travessa larga e não muito alta (a que usei é 30 x 17 x 5 cm). Junte a linguiça, o alho, a pimenta calabresa e o azeite, misturando bem. Salpique a farinha de trigo e misture com as mãos. Espalhe esse recheio de maneira bem uniforme na travessa e leve ao forno médio por cerca de 20 min, para assar as batatas e a linguiça.
Segunda etapa: bata os ovos com um fouet (ou garfo), junte o leite, a água e a farinha e bata novamente. Despeje essa mistura por cima das batatas, finalize com azeitonas verdes, e volte ao forno médio-baixo por mais 50 min, até esse líquido ficar firme. Para servir, salpique coentro (ou salsinha) picado e regue com muito azeite.

Os temperos da mistura de batata podem ser vários, podem entrar cebola, alecrim, orégano...fica bem a gosto do freguês. A quantidade da mistura da segunda etapa deve ser o suficiente para cobrir o recheio de batatas, deve ficar rente ao topo do recheio. Dependendo da travessa que você use, pode reduzir a quantidade de água e leite. Você pode também apenas bater os dois ovos e jogar em cima da mistura de batata, assim fica apenas uma base fina de ovos e o recheio de batatas por cima. Serve de prato único ou pode vir com uma salada verde.


----------------------------------------------------


A receita foi inspirada NESSA.
Saiba mais sobre a tortilla AQUI. Destaque para a foto da tortilla das Astúrias, mais alta. 

2 comentários:

  1. Adri sua tortilla ficou demais !!Eu adoraria prová-la!! Ficou lindona e deliciosa! Aposto que vc e o maridão amaram hein! :) Vou guardar a receitinha, adoro comida espanhola! Beijão! Tê

    ResponderExcluir
  2. Adri, que delícia de tortilla! Sabe que nunca fiz? Acho que já está mais do que na hora! Receita anotada! beijos

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...