verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Suflê de abóbora

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Suflê de abóbora


Quer um acompanhamento fácil, leve - tanto por ter pouca gordura quanto em relação à textura - e, o mais importante, gostoso? E se ele ainda "der pinta" de coisa chique? Então esse suflê de abóbora é para você. Nessa receita, o queijo foi abolido em prol da saúde, o leite pode ser desnatado e a manteiga, light. Ninguém precisa saber que é tão prático de fazer, então, pode afrancesar e chamar de soufflé.

A cebola e a própria abóbora, deliciosa por natureza, garantem o sabor desse suflê. Você pode usar a variedade de abóbora que quiser, mesmo as que soltam muito líquido podem ser corrigidas no fogão, deixando o creme "secar". O cozimento prévio da abóbora ainda foi no micro-ondas. Não falei que era prático?

Suflê de abóbora
(Rende duas porções)

1 e 1/2 xícara de abóbora cozida e amassada (cerca de 400 g de abóbora crua)
2 ovos
1 colher de sopa de cebola picada (ou a gosto)
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 xícara de leite
Sal e pimenta do reino a gosto

Preparando a abóbora: você pode cozinhar a abóbora no micro-ondas. Corte a abóbora crua em pedaços grandes, umedeça-os com água e leve em um prato ao micro-ondas em potência alta por cerca de 3 min, no caso dessa quantidade de abóbora.
Doure a cebola na manteiga. Junte a farinha de trigo e deixe dourar um pouco também. Acrescente o leite aos poucos e vá mexendo vigorosamente com um fouet (batedor de arame), até formar um creme. Junte a abóbora cozida e amassada e tempere a gosto com sal e pimenta do reino (usei a branca). Desligue o fogo, coloque as gemas dos dois ovos e mexa rápido com o fouet. Reserve. Bata as claras em neve (usei o batedor do mixer) e agregue delicadamente ao creme reservado, fazendo movimentos de baixo para cima. Leve ao forno a 180º C por 40 a 50 min, até estar crescido e dourado.

Após sair do forno, o suflê tende a abaixar, isso é normal. Por isso, sirva de imediato, suflê é coisa para se comer quente, pelando :-)

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando neste botão

---------------------------------------------

A receita original na qual me baseei é ESSA, do blog Aqui na Cozinha.

A abóbora já andou aparecendo outras vezes. Coloque o termo "abóbora" em nossa busca (no topo, à esquerda) e veja o que mais você pode fazer com a abóbora e como aproveitá-la melhor.

O restaurante A Polonesa, do RJ, é famoso por seu suflê de chocolate, que já experimentei e não achei nada de mais. Porém, a técnica que eles usam para o suflê não murchar rápido é muito curiosa, veja AQUI.

6 comentários:

  1. Nossa Adri que delicia de suflê. Ainda mais de abóbora que amo, a cor ficou fantástica, linda. A receita achei excelente. ótima sugestão...bjokas

    ResponderExcluir
  2. Adri querida, faz séculos que não faço soufle, e agora fiquei aqui com água na boca, que delícia!!!
    Minha cadeira está prontinha, mas acredito que só será publicada na semana que vem!
    ficou linda!!!
    Beijos e tudo de bom pra ti
    Vero

    ResponderExcluir
  3. troco a farinha de trigo por fuba e vira polenta de abobora, mariana adoora :)))

    ResponderExcluir
  4. Adri lindo e delicioso seu suflê !!A cor fica linda e é um ótimo acompanhamento!!! Adorei !! :) Beijoos Tê

    ResponderExcluir
  5. ficou lindo, perfeito para meu paladar, bjs

    ResponderExcluir
  6. Josy, abóbora deixa tudo com a cor linda, né? Abóbora e beterraba, aliás, fico admirando a cor antes de comer (a gente come também com o olhos!). Beijos!

    Vero, pois então está na hora do suflê! Você viu que é fácil, esse acompanha bem uma carne, humm. Estou curiosíssima para ver a cadeira! Mas aposto que ficou linda :-) Beijo!

    Dri, Mari come qualquer coisa, eita boquinha nervosa! Mas não avacalha a comida da bichinha, faz um purê de abóbora com caldinho de feijão (eca!), como o da vovó :-) Mas olha que essa polenta deve ficar boa, hein...Beijo!

    Tê, suflê é sempre uma boa pedida, eu adoro! Laranjinha assim, então, melhor ainda :-) Um beijo!

    Obrigada, Angela! Ele fica bem levinho, se você usar uma abóbora bem madurinha, fica melhor ainda e ainda mais laranjinha :-) Beijo!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...