verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Sorvete vapt-vupt (frozen yogurt)

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Sorvete vapt-vupt (frozen yogurt)


Quem cozinha geralmente não se dá conta de que os princípios de química e física estão presentes ao se obter um bolo fofinho ou no uso da panela de pressão. Nessa receita, usamos a física a nosso favor para obter um sorvete cremoso de um jeito fácil e em poucos minutos. Acredite, em poucos minutos você sai da mistura líquida para o sorvete! Parece brincadeira de criança, mas é ciência. Parece experimento de minicientista maluco, mas é uma sobremesa deliciosa.

Quando pequena, adorava ver na TV programas de ciência (Eureka e O Mundo de Beakman, quem lembra?) que ensinavam a fazer experimentos em casa, como "espingarda" de batata, caleidoscópio caseiro e vulcão de papel machê (fiz tudo isso). Tinha um caderno de experimentos, onde eu anotava os que eu mais gostava, com passo a passo e desenhos explicando como fazê-los. Infelizmente, esse caderno se perdeu, mas lembro bem da sorveteira caseira que anotei e acabei nunca fazendo.

À procura de um sorvete rápido para sugerir como acompanhamento do brownie de caneca (AQUI), acabei encontrando uma sugestão que me remeteu à experiência da sorveteira caseira. Claro que eu tinha que ver se dava mesmo certo. Eu me diverti muito fazendo essa receita e, no final, ainda obtive um sorvete de iogurte bem cremoso (não ficam cristais de gelo) que não deixou nada a dever ao frozen yogurt que encontramos por aí - e que serviu de acompanhamento para um fatia de torta de pera (AQUI) quentinha. Experimente levar as crianças para a cozinha para fazer essa receita!

Sorvete (frozen yogurt) vapt-vupt
(Rende uma porção)

1 copo (200 ml) de iogurte natural integral*
Açúcar a gosto
4 gotas de essência/extrato de baunilha (opcional)

Você também precisará de:
1 saco plástico para congelamento
1 pote alto com tampa que vede bem (preferencialmente de rosca ou trava)
1 bandeja de cubos de gelo
4 colheres de sopa de sal

Ao abrir o copo de iogurte, descarte o soro que tiver (se tiver). Adoce a gosto (usei açúcar mascavo) e acrescente a baunilha (não usei), misturando bem no próprio copo de iogurte. Coloque essa mistura no saco de congelamento e amarre com um nó bem firme. No pote, coloque metade dos cubos de gelo, 2 colheres de sal por cima, acomode o saco com a mistura de iogurte, ponha o resto do gelo em cima e, no topo, as duas colheres restantes de sal. Role o pote deitado em uma superfície (se o pote for circular, como o meu) ou chacoalhe delicadamente. Faça isso por 5 a 10 min - até perceber que o iogurte está congelado. Retire o saco com o iogurte já congelado de dentro do pote e lave bem em água corrente, para retirar o sal da parte externa. Sirva-se imediatamente ou, se for preparar algo para acompanhar e demorar alguns minutos, deixe o saquinho no congelador até o momento de usar.


*A gordura tem a ver com a cremosidade do sorvete, então acredito que usar iogurte desnatado não dará um resultado tão cremoso. Mas, se você precisa reduzir a gordura/calorias, vá fundo no desnatado. Sorvete (mesmo light) ainda é sorvete, rs.

Em vez do pote, pode-se usar um saco maior onde caiba o saquinho com a mistura de iogurte, gelo picado e chacoalhar o saco maior dentro de um recipiente de plástico pelos 5 a 10 minutos. Antes do processo de congelar, você pode colocar frutas picadas no iogurte, achocolatado ou pó sabor morango (tipo Nesquik) para conseguir outros sabores de sorvete.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, dê sua recomendação clicando no botão igual a este localizado no final dessa postagem

------------------------------------------------------

A receita original usa leite no lugar do iogurte (acho que não deve ficar tão cremoso, mas só testando) e ainda explica a física da coisa toda. Veja AQUI.

10 comentários:

  1. Humm. Delícia. E agora que o calor vai aparecer. Uma boa pedida. Obrigada! Nil.

    ResponderExcluir
  2. Parece resultar muito bem!

    Beijinho
    Maria José

    ResponderExcluir
  3. Adri, adorei esse processo de fazer frozen yogurt. Em geral perco receitas de sorvete por não ter sorveteiras, mas assim dá até pra criançada fazer. Vou fazer e depois te conto.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Ai Adri que idéia bacana, e vc sabe que tem muito mesmo a ver com a quimica e a física, pois fiquei sabendo a um tempo atras que pra gelar rapidinho cerveja parece que tem que ir sal tbém, e ela gela mesmo!!! E essa receita pra mim é novidade heheh.Amei a dica. Que bom que vc gostou do bolo de banana ontem, fica bom mesmo experimente...bjos querida

    ResponderExcluir
  5. Uauuu... adorei a dica!
    Vim conhecer seu blog e já virei seguidora pra acompanhar suas postagens.
    Beijos pra vc.
    Dany, Danielle
    www.danynielle.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei demais essa brincadeirinha de fazer o frozen!!

    bjos.

    ResponderExcluir
  7. Nil, estamos esperando o calor até agora, rs, fui no sorvete assim mesmo :-) Beijos!

    Maria José, o sorvete de iogurte tem sabor especial, fica bem bom :-) Um beijo!

    Sandra, também não tenho sorveteira. Essa é uma técnica mais rápida (e mais divertida, rs). Para fazer sorvete para a família toda, te indico a receita do sorvete de doce de leite do blog Diga Maria, não usa sorveteira. Ainda não fiz, mas a Maria é boa cozinheira :-) Beijos!

    Josy, a dica para gelar cerveja vai no mesmo princípio: usar o sal para baixar a temperatura de fusão do gelo (???), mas essa parte a gente pula! Hehe. Adorei seu bolo de banana, vou usar a dica com certeza :-) Beijo!

    Angela, que bom que gostou! Junta a criançada para fazer ou faz para vocês mesma :-) Beijos!

    Dany, bem-vinda! Fico muito feliz que você tenha gostado do que viu por aqui :-) Beijos!

    Ricardo, não parece brincadeira de criança? Realizei meu sonho de infância da sorveteira caseira, rsrs. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Resolvi comentar porque ameei seu blog! Eu morro de preguiça de fazer receitas muito demoradas, e normalmente é isso que eu encontrava em blogs de culinária, aí eu acabava sempre imprimindo a receita e engavetando sem fazê-la. Mas seu blog não, seu blog é diferente! Nossa, que maravilha, receitas práticas (frozen yogurt, sorvete de banana, brownie de caneca), e dicas que ajudam aquelas como eu que não são profissionais e nem muito habituadas ao ambiente da cozinha!

    Muito obrigada, seu blog está de parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que te agradeço o comentário tão carinhoso! Chega mais, também morro de preguiça de receitas demoradas, acho que isso se reflete totalmente no blog! Rs. Fico muito feliz por você ter gostado das receitas! E não se preocupe que cozinhar é prática, eu mesma estou sempre aprendendo e adoro colocar minhas descobertas aqui :) Beijo grande e um ótimo 2013 para você!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...