verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Molho pesto de rúcula

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Molho pesto de rúcula


O molho pesto tradicional é muito típico da culinária italiana e acompanha todo tipo de massa como ninguém. Nesta receita, o manjericão fresco foi substituído pela rúcula para obter o pesto de rúcula, um molho fresco, de sabor marcante e que, se fica diferente do pesto de manjericão, é porque a mudança da erva confere sabor original. Se é fácil de fazer? Só digo que vai tudo no liquidificador ou processador. Prático? É para guardar e ter à mão sempre que quiser.

O pesto de rúcula mantém o azeite, as nozes, o parmesão e o modo de preparo, mas com sabor um pouco mais "picante". Continua acompanhando maravilhosamente bem as massas e pode - e deve - ser feito em maior quantidade para guardar e ir usando aos poucos, seja no macarrão, na pizza ou em saladas.

Pesto de rúcula
(Rende cerca de 150 ml de molho)

1 e 1/2 xícara de rúcula
1 dente de alho
4 nozes (ou a gosto)
1/2 xícara + 2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de parmesão ralado

Bata no processador (minha escolha) ou no liquidificador a rúcula, o alho, as nozes e a 1/2 xícara de azeite. Acrescente o parmesão, misture e coloque em um pote. Junte as colheres de azeite (para cobrir o pesto) e feche bem. Guarde na geladeira.

Para fazer o pesto tradicional, é só trocar a rúcula pelo manjericão. Você pode usar a castanha que quiser, aproveitando o que estiver mais disponível e obtendo sabores variados e deliciosos. Optei por não colocar o parmesão ao final - apesar de recomendar na receita - porque fiz para guardar e queria ter a opção de usar o pesto de rúcula com queijo branco quando quisesse mais leveza. Você pode fazer o mesmo e, quando quiser, acrescentar o parmesão ralado na porção que for usar.

Espaguete integral com pesto de rúcula e queijo minas fresco

Almoço de última hora? Prepare a massa de sua preferência e misture com um pouco do pesto de rúcula que você guardou na geladeira. Finalize com parmesão ralado ou outro tipo de queijo (na foto, fui de queijo minas fresco para ficar mais leve).

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando neste botão


-------------------------------------------

A receita original foi do site Panelinha, veja AQUI.

7 comentários:

  1. Fiz receita semelhante semana passada, mas misturei rúcula e manjericão. É muito bom né? bjoss

    ResponderExcluir
  2. Adri! que maravilha, amiga! Adoro molho pesto. Só não faço mais porque é "engordiet". Amei essa idéia de variar com rúcula, que é uma verdura que todos gostamos muito aqui em casa e muitas vezes é mais fácil que encontrar manjericão fresco.
    Eu tinha um pezinho de manjericão na minha hortinha caseira e ficava fácil, mas agora que não consigo nem pentear os cabelos direito por causa das minhas duas meninas pequenas, imagina cuidar de uma hortinha então. rsss.
    Tenha uma linda semana.
    bj.

    ResponderExcluir
  3. Esse molho pesto ficou lindo Adri, gosto por demais amiga de molhos pestos, mas nunca provei com rúcula, deve ficar muito bom, visto que adoro rúcula né? Adorei a sugestõ...bjocas

    ResponderExcluir
  4. Nossa, você não imagina como estou salivando agora!
    Sou louca por macarrão, fiquei com vontade de provar este molho e estou morrendo de fome! hahaha!

    Beijos e lindo dia!

    ResponderExcluir
  5. AMEI O BLOG!!!

    Bom feriado!

    Beijinho Jê

    ResponderExcluir
  6. Que bom chegar aqui e ser recebida com este molho maravilhoso, obrigada pelas palavras de apoio, você não imagina o quanto mim fez bem, estava precisando chutar o pau da barraca.

    ResponderExcluir
  7. Mirella, que dica boa essa, hein! Essa mistura deve ter dado muito certo, vou experimentar da próxima vez :-) Beijos!

    Mônica, o azeite é muito saudável, mas realmente é meio engordiet! Rs. Quem sabe se fizer com bem menos azeite, só para dar uma molhadinha, e menos nozes? Afinal, esse molho rende várias porções, então as calorias não são consumidas de uma vez só. Menina, minha hortinha morreu por falta de conexão astral mesmo, rs. As condições para plantas aqui no ap são as piores. Também adoraria ter manjericão fresquinho! Beijos!

    Josy, esse pesto de rúcula fica com sabor diferente do manjericão, mas muito gostoso também, ainda mais para quem gosta de rúcula (também adoro!). Um beijão!

    Re, ver blog de comida na hora do almoço não dá certo! Hehe. Você que adora massa vai adorar ter esse molhinho fácil sempre à mão, experimenta :-) Beijos!

    Jê, obrigada, querida! Seja bem-vinda :-) Aproveite o feriado também (na medida do possível, já que a data é meio de luto, rs). Beijos!

    Teresa, que bom que gostou do molhinho! Nem precisa agradecer, as blogueiras se entendem :-) Agora é bola pra frente e continuar a tocar seu blog delicioso. Beijos!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...