verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Brownie de caneca com sabor de brownie

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Brownie de caneca com sabor de brownie

Há algum tempo, fiquei procurando uma receita de brownie que pudesse ser feito no micro-ondas, ao estilo dos bolos de caneca. Encontrei algumas, porém nenhuma delas me deixou satisfeita. Pelo menos as que caíram nas minhas mãos, todas pareciam um bolo de chocolate. Brownie é mais que isso, e o brownie de caneca também deveria ser.

Consultei algumas receitas de bolo de caneca e adaptei a receita do brownie perfeito da Helena (AQUI) para que pudesse ser feita no micro-ondas, do mesmo jeito rápido e prático. O resultado é um brownie de caneca com sabor mesmo de brownie. Essa é daquelas receitas muito perigosas, pois, de tão fácil, prática e gostosa, dá vontade de fazer todo dia.

A preparação em duas etapas não tira nada da praticidade: ao contrário dos bolos de caneca, o brownie de caneca vai antes ao micro-ondas por...30 segundos. Mesmo assim, você estará com a primeira garfada de brownie na boca em um tempo total de não mais que 5 min.



Brownie de caneca 
(Rende uma xícara de 300 ml)

1 colher de sopa de manteiga
30 g de chocolate em barra meio amargo (ou ao leite)
2 colheres de sopa de açúcar refinado
1 colher de sopa de açúcar mascavo (ou mais 1 colher de açúcar refinado)
2 colheres de sopa de chocolate em pó
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 pitada de sal
4 gotas de essência/extrato de baunilha
1 ovo pequeno
1 colher de sopa de castanhas da preferência (opcional)

Observação: todas as medidas são em colheres rasadas (é exatamente o nível da colher, sem fazer montinho).
Na caneca de 300 ml, coloque a manteiga e o chocolate em barra quebrado. Leve ao micro-ondas por 30 segundos. Se necessário, misture para o chocolate terminar de derreter. Junte todos os outros ingredientes, deixando o ovo e as castanhas por último. Mexa vigorosamente com um garfo. Leve ao micro-ondas por 1 min e 45 segundos. Ele deve assar, mas ainda ficar úmido. Já acabou a receita.

A quantidade de chocolate meio amargo ou ao leite é equivalente a uma barrinha pequena, daquelas que a gente compra em qualquer esquina. Você pode passar na banquinha que vende chocolate no caminho de casa, já na (segunda) intenção do brownie de caneca pós-jantar. Se não tiver jeito, dá para usar achocolatado no lugar do chocolate em pó, o segundo fica mais gostoso, mas vale mais a praticidade. Nesse caso, eu tiraria meia colher de açúcar da receita.

Se você quiser colocar uma bola de sorvete de creme bem no topo da caneca, não lhe recrimino. Apoio bastante até. Para desenformar - afinal, a receita rende uma xícara de 300 ml cheia, dá para dividir -, é só fazer a mistura em um recipiente separado e colocar depois em uma caneca untada e enfarinhada. Aí já perde um pouco a praticidade de fazer tudo na caneca. E dividir um brownie na mesma caneca pode ser muito romântico :-)

---------------------------------------------

Já que o brownie foi tão rápido, por que não fazer o sorvete para acompanhar bem rapidinho também? AQUI tem uma receita miraculosa (e engenhosa) de sorvete. Não testei, mas fiquei com vontade. Se você fizer antes, volta para me contar? Atualização: testei esse sorvete rápido que indiquei antes e dá supercerto! Veja AQUI como fazer um sorvete tipo frozen yogurt em 10 min para acompanhar seu brownie de caneca :-)

19 comentários:

  1. Copiei a receita para a minha filha fazer, ela adora brownie.Nós compramos uma mistura pronta sempre...beijinhos e ótimo findi
    Paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Ôpa, hoje estamos de brownie, você eu, mas o meu é convencional e recheado com doce de leite.
    A praticidade desse de caneca faz diferença.
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  3. Adri,

    Até eu vou fazer!!
    Acredita que nunca fiz um
    bolo de caneca, nem de microondas?...
    Ô Bel, faz isso não... de comprar mistura pra brownie... Faz este aqui ou então o meu
    : )

    Beijos, adorei!
    Lena

    ResponderExcluir
  4. Bel, essa receita é ótima para sua filhota! É fácil de fazer e fica muito gostosa, acho que ela não vai querer outra coisa, rs. Como a Helena disse, para uma quantidade maior, experimenta a receita de brownie aqui do blog! Fica bem mais gostosa que a mistura pronta e é bem fácil também, em relação ao custo é bem equivalente, porque essa mistura é meio carinha, né? Beijos!

    Gina, seu brownie com doce de leite ficou uma coisa...é brownie para todos os gostos e necessidades :-) Beijos!

    Helena, não vou te enganar, bolo de caneca fica aquém do bolo convencional de forno, mas quebra um galho absurdo na hora da "vontadinha" de bolo, eu faço sempre! Esse brownie de caneca ficou uma delícia, não fica borrachudo, consistência ótima. Sua receita de brownie é tão boa que sobreviveu uma maravilha ao micro-ondas, hehe. Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Muito boa essa receita! Matou minha vontade de brownie, sem precisar fazer um "bolo" inteiro pra isso.
    Obrigada pela receita!

    ResponderExcluir
  6. Vivi, foi justamente assim - queria brownie, mas não queria um "bolo inteiro" - que essa receita apareceu aqui em casa. Fico muito feliz que você tenha gostado e que tenha voltado para contar :-) Só toma cuidado para não viciar, tá? Rs. Não posso mais botar a mão num chocolatinho que me dá vontade de fazer, hehe. Beijos! Bem-vinda!

    ResponderExcluir
  7. Sempre outra receita de brownie de caneca e dá super certo,mas desta vez resolvi fazer a receita deste blog.Segui todos os passos a risca,mas o brownie ficou parecendo uma gelatina,super borrachudo =(

    ResponderExcluir
  8. Puxa Juliana, já fiz esse brownie várias vezes e sempre dá certo, fica bem parecido com o brownie de forno. Receitas de micro-ondas têm a questão do forno de micro, as potências nunca são iguais. Meu aparelho é dos mais simples. Se quiser tentar de novo, experimenta deixar menos tempo, uns 1 min e 20 segundos, a ideia é que o bolo fique bem úmido, sem cozinhar demais. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oie, eu fiz essa receita ontem e deu muito certo. Depois que li os comentário resolvi colocar 1min20seg e observar para ver a consistência. Delícia! Quero fazer de novo!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Paula! Obrigada por ter vindo me contar sua experiência :) Receita de micro-ondas tem esse porém, as potências variam muito, você foi esperta e ficou de olho :) Já sabemos o que fazer com o monte de chocolate que ganhamos na Páscoa, né? Rss. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. fui no mercado e comprei 1 Brownie

    ResponderExcluir
  12. Olha, confesso que sou suuuuper desconfiada de bolos de caneca, até hoje, todas as receitas que havia tentado fazer ficaram borrachudas e com gosto de ovo :/// Maaaaas, como todas as receitas que ja havia feito do seu blog deram super certo, e eu estava com uma vontade absurda de algum doce fácil, resolvi apostar e tenho que te agradecer!!! Ficou ótimo e entra como meu bolo de caneca preferido hahahahah muito obrigada pelas receitinhas maravilhosas, Adri :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paula! Gosto muito de bolo e faço muito bolo de caneca, mas você pode perceber que as receitas aqui no blog são poucas...difícil encontrar uma receita boa! Como sou viciada, me contento até com borracha, rs. Essa receita de brownie foi desenvolvida por mim, após alguns (e deliciosos) testes, por isso fico duplamente feliz por você ter gostado e ter vindo contar :D Eu que agradeço a sua visita! Passeie bastante aqui pelo blog que tem coisa gostosa, principalmente para quem gosta de doce como a formiga aqui, rsrs. Beijos!

      Excluir
  13. Queria saber se fizer naquele forninho que é tipo convencional só que pequeno, funciona??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Acredito que sim, mas o tempo de forno vai ser maior e não saberia dizer quantos minutos levaria no forninho, só testando mesmo. Ah, e cuidado com a xícara, deve ser de porcelana resistente. As que vão no micro geralmente vão ao forno tb. Beijos.

      Excluir
  14. Ola Adri gostaria de saber se eu posso postar sua receita no meu canal do youtube queria fazer um video fazendo essa receita , posso usa-la ? Colocarei seus creditos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito bacana da sua parte vir perguntar, nem todos teriam essa delicadeza :) Fica à vontade para reproduzir a receita! Depois que publicar me manda o link que divulgo nas redes sociais do blog :) Beijos

      Excluir
    2. Olá! Muito bacana da sua parte vir perguntar, nem todos teriam essa delicadeza :) Fica à vontade para reproduzir a receita! Depois que publicar me manda o link que divulgo nas redes sociais do blog :) Beijos

      Excluir
  15. 1min e 20 segundos ainda foi tempo demais pra mim :( virou bolo

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...