verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Batatinhas calabresa

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Batatinhas calabresa


Essas batatinhas são um clássico da "baixa gastronomia" de boteco, que no Rio de Janeiro é assunto muito sério. As comidinhas dos tradicionais botequins por aqui são tão - ou até mais - festejadas quanto a própria cerveja gelada. Dessa vez, a conversa aqui é com pimenta (mas nada impede de deixá-la de fora da receita). Sirva suas batatinhas calabresas como petisco ou como acompanhamento de carne ou frango assados, farão sucesso de ambos os jeitos.

Apesar de boteco não ser exatamente minha especialidade, de comida de boteco a gente entende. Sim, sou daquelas que vai a barzinho para detonar nos petiscos, não necessariamente na bebida. As batatinhas calabresa são uma das poucas opções que não passam pela fritura e, acredite, "forram" bem o estômago. Neste caso, elas serviram de acompanhamento no jantar e casam absurdamente bem com frango assado, uma paixão dessa que vos fala.

Use batatas bolinha (uma variedade de batata que é bem pequena) ou mesmo batatas comuns cortadas em quatro. Utilize batatas bem novas e lave bem as cascas com uma escovinha, porque não precisa descascá-las. A pimenta calabresa faz parte da receita clássica, mas você pode usar os temperos e as ervas que quiser, inclusive abrindo mão da pimenta. Não falarei de quantidades na receita, pois é tudo a gosto e dependerá da quantidade de batatas usadas.

Batatinhas calabresa

Batatas bolinha com casca, lavadas com escovinha
Pimenta calabresa seca
Alecrim fresco ou seco (usei o primeiro)
Sal
Azeite

Cozinhe as batatas até que fiquem al dente, ou seja, não podem ficar cozidas demais, para não ficarem moles e se desmanchando. Espete com um garfo de quando em quando para não passar do ponto de cozimento. Escorra as batatas e misture-as com os temperos. Finalize com bastante azeite. Você pode guardá-las em um pote, cobertas com azeite, de um dia para outro, para apurar mais o sabor.

Se gostar, você pode incluir na receita azeitonas verdes ou pretas, pimentão vermelho ou amarelo em tiras, cebola, orégano, salsinha, pimenta rosa em grãos, pimenta dedo de moça picada (que é bem mais suave). Fica mais a ideia, porque é bem a gosto.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando neste botão


----------------------------------------------------

Para quem não conhece a batata bolinha, veja AQUI, pois ela pode ter outros nomes dependendo da região. A seleção de imagens ainda dá algumas outras ideias de preparo.

7 comentários:

  1. Oi Adri,
    Adoro essas batatinhas, sempre tenho um pote na minha geladeira.
    Bj e ótima semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Amo essas batatinhas Adri, estão lindas as suas. Amei...beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Só coloca azeite? Elas não levam vinagre? Que interessante. Muito bem! Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Lylia, ótima a sua sugestão de ter sempre um pote delas guardado :-) Eu sempre acabo comendo tudo, rs. Beijos!

    Josy, para acompanhar frango assado, acho melhor até que batatas coradas (que são uma delícia também, rss). Beijinho!

    Maria Luiza, a receita que conheço leva só azeite, acredito que o vinagre ajude a conservar e dê um sabor mais "ácido" que, confesso, não sou muito fã. Só com azeite fica uma delícia, experimenta :-) Um beijo!

    ResponderExcluir
  5. Oi Adriana, passei aqui para conhecer seu blog! Lindo!!!! Quanta receita deliciosa. Voltarei sempre :)
    Bjos
    Tania (Avental e Aventuras)

    ResponderExcluir
  6. Adri, já fiz essas batatinhas mas nunca com estas pequeninhas, sempre fazia com as maiores, descascava ... Humm fica bom para caramba e é super prático!! Adorei! Ficaram lindas! beijos!! Tê

    ResponderExcluir
  7. Tania, bem-vinda! Fico feliz que gostou :-) Seu blog também é uma delícia, adorei o visual e as receitinhas. Beijos!

    Te, o charme é a batata bolinha, mas, se você não achar, dá para cortar as batatas grandes em pedações. Experimenta não tirar a casca da batata se não for fazer purê, é mais nutriente e menos lixo com o mesmo sabor :-) Beijinho!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...