verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Nhoque de batata-doce roxa

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Nhoque de batata-doce roxa


O que você aprendeu de novo hoje? Posso dizer que aprendi a usar a “tabuinha” de modelar nhoque. Quer dizer, posso dizer que tentei. Os últimos nhoques ficaram melhores do que os primeiros, então já me dei por satisfeita. Aprendizado não é mesmo um processo? Pelo jeito, nesse caso, estou no meio do caminho. Todo esse esforço cognitivo e manual teve um motivo muito especial: eu tinha batatas-doces roxas em mãos, pela primeira vez na vida. Se era para fazer um nhoque com elas, que fosse na tabuinha. Ainda não sei o nome do utensílio, fica para um próximo aprendizado. (Obs.: receita lacto-ovo-vegetariana).


Nunca tinha visto dela antes nos lugares em que costumo fazer compras, mas, por algum motivo que não sei – quem souber, me atualize –, anda aparecendo batata-doce roxa por aí. A cor dela é realmente linda, um meio-bordô-meio-arroxeado apaixonante. Podia ter apenas cozinhado, mas resolvi usá-la em alguma receita porque não é todo dia que tenho batata-doce roxa. E a receita escolhida foi, digamos, um grau de dificuldade acima do cozimento, de tão simples: nhoque de batata-doce roxa com molho branco. E não precisa de nada mais para celebrar a cor e o sabor desse vegetal, ele fica bonito e gostoso por si só no prato.


Se você fizer os rolinhos de massa e cortar pedaços de nhoque, nem fica tão trabalhoso ou demorado. Mas, claro, eu tinha uma tabuinha para nhoque nunca usada, vinda diretamente do país da bota e eu não poderia ter ocasião mais ilustre para usá-la. E era receita para poucas porções, esse “detalhe” fundamental. Achatei as primeiras bolinhas de nhoque, depois elas ficaram menos esmagadas, mas sem as marcas em relevo, e em seguida acho que peguei um pouco da manha: bolinha de nhoque “em pé”, posicionada já no final da tábua e uma leve pressão para baixo feita com o polegar, rápida e firme. A tábua precisa estar enfarinhada. Não ficou aquela coisa toda, mas deu uma “graça” aos nhoques.

Rigagnocchi. É o nome da tábua modeladora de nhoque.

Nhoque de batata-doce roxa
(Rende 4 porções)

850 g de batata-doce roxa
180 g de farinha de trigo (mais um pouco para abrir)
2 colheres de sopa de parmesão
1 ovo
Sal

Molho branco
Clique aqui para ver a receita
Cozinhe a batata na água com casca, inteira - se possível - ou em pedaços grandes. Isso faz com que a batata não fique muito "aguada". Outra opção é envolver a batata em papel alumínio e levar ao forno para assar, demora mais, mas fica um resultado muito bom. Após cozidas e bem macias, descasque e amasse as batatas ainda quentes. Junte a farinha, o parmesão e o ovo e misture. Em uma superfície polvilhada com farinha, faça "cobrinhas" de massa e corte os pedacinhos com uma faca. Use os pedacinhos assim ou modele na tabuinha, se tiver coragem. Cada pedacinho pode ser amassado levemente com um garfo também, dá um charminho, para quem não tem o utensílio. Cozinhe os pedacinhos aos poucos em bastante água fervente com sal. Coloque uma porção pequena na água e, quando as pelotinhas boiarem, pode retirar com uma escumadeira. O ideal é já ir colocando as bolinhas cozidas dentro do molho. Nesse caso, sugiro um simples molho branco. Finalizei com orégano fresco.



Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Nhoque de batata-doce roxa.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

2 comentários:

  1. Uau, nunca vi dessa batata-doce por aqui em Sampa City... Que coisa linda, que receita linda! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isabel! Aqui na minha área é coisa recente também, nunca tinha visto... e com um ótimo preço, acho que estava na época. De toda forma, o nhoque fica muito gostoso com a batata-doce "normal" também :) Bjs e obrigada!!!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...