verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Receita mais fácil com mix de vegetais

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Receita mais fácil com mix de vegetais


No seu mundo ideal, todas as suas refeições são preparadas em casa, com planejamento e antecedência, seguindo um cardápio balanceado, nutritivo e bem pensado? No meu mundo ideal também é assim, mas entre o que a gente quer e o que a gente consegue há um enorme realidade. Mas ainda bem que existe o meio termo da vida, entre o biscoito de pacote - quem nunca trocou refeição por biscoito jogue a primeira pedra - e as refeições 100% naturais e caseiras. Preparar a comida em casa é sempre mais saudável, em qualquer nível que você consiga. Algo que facilita muito a vida, garantindo o verdinho na mesa, é preparar mix de vegetais. Como, quando, onde? Chega mais que eu conto.


A ideia dos mix de vegetais é ter a base vegetal preparada na geladeira para quando for fazer as receitas. Faço isso sempre? Não. Tenho uma rotina de deixar as misturas preparadas sempre à mão? Não. Mas eu tento, juro. Geralmente quando volto do supermercado/hortifruti e vou lavar as coisas, e tenho tempo e disposição, aproveito para fazer esses preparos. Às vezes estou fazendo outra receita e aproveito que já estou na função de picar coisas para deixar outras misturas prontas. Tudo vai depender do tempo e da paciência que eu tiver no momento. Acho que o primeiro é o mais difícil.

Alguns princípios desse processo: você deve preparar os mix de vegetais com itens que não se comportem mal depois de picados. Por exemplo, ervas ou frutas que oxidem não são boa ideia. Pense em combinados que sejam versáteis (a seguir vou dar uns exemplos práticos disso). Deixe tudo cortado da forma que usaria na receita; na hora de empregar o mix, é só jogar na panela.


É só cortar os ingredientes e guardar juntos, em um pote, na geladeira. A durabilidade não é muita, é preciso usar até os dias seguintes. Acho que exemplos vão explicar melhor a ideia, então vamos a eles:

Mix para yakissoba

Às vezes, eu compro esse pronto no hortifruti, confesso, mas às vezes faço em casa também. Além de poder misturá-lo a macarrão para yakissoba para fazer o prato, serve para frango, carne ou porco com legumes. Corte a carne escolhida em cubos, tempere com sal e pimenta do reino e refogue. Quando estiver dourado, junte os vegetais, refogue mais um pouco e acrescente um pouco de molho shoyu.

Itens: cenoura em rodelas finas, brócolis e couve-flor em pedaços pequenos, acelga e repolho em tiras, cebolinha picada. Opcionais: gengibre ralado e pimenta dedo de moça picada.

Mix para fajitas

Mais uma vez, dá para usar com carne, frango ou porco. Corte a carne em tiras, tempere com sal e pimenta do reino e refogue. Junte os vegetais e os temperos (cominho e páprica picante)

Itens: pimentão (vermelho, amarelo e verde, combine o que tiver) em tiras, cebola em tiras, salsinha picada, pimenta dedo de moça picada.

Mix para moqueca

Esse você pode usar com ou sem peixe. No lugar do peixe, podem entrar batata inglesa ou batata-doce, fica um belo acompanhamento ou prato vegetariano. Pessoal faz também com banana-da-terra, fica a dica. É só fazer camadas dos vegetais no fundo de uma panela, temperar com sal e pimenta do reino e colocar o peixe temperado - ou as batatas - por cima. Regue com azeite e leite de coco, se quiser. Cozinhe em panela tampada.

Itens: tomate, cebola e pimentão em rodelas, salsinha e cebolinha picadas.

Mix para salada

Já dei essa dica no blog, esse é bem fácil: mantenha folhas variadas limpas e secas na geladeira para montar suas saladas verdes da semana. Veja aqui como fazer.

Mix de frutas

Sabe a clássica salada de frutas? É um boa mantê-la na geladeira também. Além de ter uma sobremesa saudável e refrescante sempre à mão, você pode usá-la para bater no liquidificador com água (um suco misto delicioso), leite ou iogurte. É bem versátil, vale a pena.

Itens: Uvas. Maçã, laranja, manga, melão, mamão e banana em cubos. Como a banana e a maçã oxidam, regue com suco de laranja. Evite frutas que se despedaçam, como melancia.

Resultado do mix para fajitas: umas tiras de carne e pronto!

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Receita mais fácil com mix de vegetais.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...