verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: O melhor bolo de laranja do mundo leva nozes e canela

sábado, 9 de setembro de 2017

O melhor bolo de laranja do mundo leva nozes e canela


Tendo, pois, anunciado a que essa receita veio logo no título da postagem, deixo uma recomendação: faça. É muito difícil para mim dizer qual meu sabor de bolo favorito, sob o risco de ser injusta com algo tão delicioso como bolo. Mas, se me perguntassem e eu tivesse que responder, diria que meu preferido é bolo de laranja, ali de mão dada com bolo de limão. Assim que bati os olhos nessa receita, vi tudo que gosto e um diferencial: a laranja vai toda dentro do bolo. Eu disse toda. É para os fortes, porque é TODO o sabor da laranja que vai no bolinho. Posso dizer, com toda certeza, que virou meu bolo de laranja favorito, até agora, pelo menos.


Laranja, confere. Amo cítricos e acho que a parte mais especial deles é a casca. É onde se concentram os óleos aromáticos e cheios de sabor, uma maravilha da natureza que vai das receitas, em forma de raspinhas, aos preparados para limpeza. Sempre fico com pena de jogar as cascas dos cítricos fora e o que faço de mais simples para não desperdiçar é colocá-las em água e levar para ferver. A casa toda fica perfumada.

(Neste exato momento em que estou escrevendo, tem uma poção mágica no fogo: rodelas de limão, alguns muitos cravos-da-índia e folhas de hortelã. O cheiro que vem da minha cozinha, para o bem e para o mal, se espalha pela casa toda.)

Aromatizador de ambientes natural
Limpador caseiro de laranja e canela

Nozes, confere. Tudo que leva algum tipo de castanha fica melhor, especialmente os doces, mas também os salgados. Além de trazer sabor, confere a textura, o crocante que, a cada mordida, quebra a monotonia.

Canela, confere. Ah, o que dizer das especiarias... ao longo da história, muitos se lançaram ao desconhecido, novas terras foram "descobertas" e a história de povos foram modificadas para sempre na busca dessas belezinhas. Por motivos históricos ou porque são versáteis e inspiradoras na cozinha, vamos usá-las, no bolo e em tudo mais.

Como usar ervas e temperos


Vi essa receita, há anos, num blog de nome divertido: Gororoba com Cardamomo. Guardei na minha lista interminável de receitas a fazer e, finalmente, fiz mesmo. Ela leva a fruta inteira, batida com casca e tudo. A casca confere um sabor meio "picante" e um fundinho, lá no fundinho, amargo. Esse amargor suaviza quase que completamente depois do bolo assado, mas quem é muito sensível a esse paladar pode estranhar. Ah, e esse levíssimo amargor não é nenhum defeito, deixa o sabor mais elaborado. Acompanha chá ou café com muita classe e distinção. Um lorde.

Bolo de laranja com nozes e canela
(Rende um bolo pequeno, na forma de bolo inglês)

1 laranja inteira
2 ovos
1 xícara de açúcar
1/3 de xícara de óleo
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1/4 de xícara de nozes picadas
1 colher de chá de canela
1/2 colher de sopa de fermento em pó para bolo

Corte as laranjas em gomos, com casca e tudo, e corte o miolo, tendo o cuidado de retirar todas a sementes. Corte os gomos em pedaços grandes. Em uma tigela, misture a farinha de trigo, as nozes, a canela e o fermento. No liquidificador, coloque a laranja, os ovos, o açúcar e o óleo, batendo tudo até formar um creme homogêneo. Derrame esse creme na tigela dos secos, misturando com colher ou pão duro. Coloque em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido a 180 ºC por 30 a 40 minutos.

Não vou ser injusta e desdenhar de todos os bolos de laranja que já comi, vale a pena experimentar todos! Vai por mim.

Bolo gelado de laranja e coco
Bolo de laranja com cachaça
Bolo de claras com laranja



Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: O melhor bolo de laranja do mundo leva nozes e canela.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...