verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Dia Internacional da Mulher e aniversário de 7 anos do blog!

quarta-feira, 8 de março de 2017

Dia Internacional da Mulher e aniversário de 7 anos do blog!


É sim, com muito orgulho, que lembro que o Casa, Coisas e Sabores começou despretensiosamente num 8 de março, há 7 anos. Não houve nenhuma associação à data na época, foi pura coincidência mesmo. Mas gosto muito de ter essa data de aniversário para o blog e de ver nele algumas questões ligadas ao Dia da Mulher. Como venho, ao longo desses anos, trabalhando comigo mesma qual meu lugar na casa, na vida e no mundo. A conclusão? O lugar que eu quiser. Mas só vale se for o lugar que eu mesma escolher, conscientemente. Meu lugar é na cozinha? Amo cozinhar, mas venho aprendendo que a função de alimentar não deve ser exclusividade minha, por mais que eu ame cozinhar. E tenho sido feliz por perceber essas coisas, me libertar das amarras externas que nos acompanham desde que nascemos, apesar de ser um caminho de descoberta nada fácil - na verdade, é bem sofrido. Hoje, então, quero ter um papo com as amigas leitoras do blog.

Ao longo dos anos, fui vendo que era preciso deixar claro que os assuntos aqui do blog - rotina doméstica -, é para mulheres e homens, porque, para você ser dono ou dona de casa, basta viver em uma. Mas, é claro, as estatísticas de acesso mostram que a maioria dos visitantes é de mulheres. Porque a rotina doméstica, na prática, ainda é relegada às mulheres.

Sou bem leiga nas questões dos direitos das mulheres e igualdade de gênero, leio algumas coisas e quero aprender muito, muito mais sobre o assunto. Há muitos mitos que buscam deslegitimar uma luta que é tão legítima. Por respeito, por igualdade nas nossas diferenças.

Falta muito, ainda. Para mim, para todas. Para se libertar das amarras. E como a gente sofre por causa dessas amarras que nos impuseram. Distúrbios alimentares, transtornos de comportamento, síndrome do pânico, depressão... Somos ensinadas a disputar com outras de nós, a recriminar o comportamento de outras, quando, na verdade, estamos todas juntas nesse barco.

Hoje quero trazer algumas indicações de textos e vídeos, bem aleatórios - de alimentação a astrologia, rs - que falam de temas nossos. Hoje é dia de Marias! E vamos fazer por nós, abrindo nossas cabeças, conhecendo mais.

- Um texto singelo e de fácil leitura: "Você sabe mesmo o que é o feminismo?"

- Um texto sobre alimentação, feminismo e privilégios. Sim, tudo isso tem a ver.

- Uma dica, boa demais: a editora Boitempo está oferecendo até 70% de desconto em obras escritas por mulheres ou com temática do feminismo. Quantos livros que você leu são de autoras? No meu caso, poucos. Boa chance de mudar isso, já que a proporção no acesso à produção literária é bem desigual.

- Na astrologia, Lilith é uma das regentes do feminino. A astróloga Claudia Lisboa subiu hoje um vídeo curto e bem bacana sobre o feminino na astrologia.

- Há um mito de que as mulheres teriam mãos quentes demais para fazer sushi. Balela. Isso só faz com que existam poucas sushiwomen. Coloque todos os seus dedos em cima do peixe nesta receita AQUI.

Os comentários estão aí para mais sugestões! Compartilha sua dica ;)

-------------

C-la-ro que vou pensar em algo para comemorar o aniversário do blog! Nada de passar em branco, mas isso deve ficar para semana que vem.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Dia Internacional da Mulher e aniversário de 7 anos do blog!

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

2 comentários:

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...