verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bolo de chocolate beeem chocolástico

quarta-feira, 22 de março de 2017

Bolo de chocolate beeem chocolástico


Vamos fazer um exercício: pense em um bolo de chocolate bem macio, fofo e úmido, bem escuro, com sabor muito intenso e um cheiro delicioso de fábrica de chocolate. Foi quase uma meditação, não é? Rs. Após esse breve momento de relaxamento, saiba que o bolo de chocolate da sua imaginação - dos seus sonhos, eu diria - pode estar aí na sua frente em alguns instantes. Eu nem sou tão fã assim de bolo de chocolate e fiquei impressionada com esse. Quem gosta muito precisa fazer esse bolo, já aviso. E, ainda por cima, tem um preparo muito simples e rápido, tudo batido à mão e está pronto. Veja a seguir como fazer!


Achei essa receita com o singelo nome de "ultimate chocolate cake", algo como "bolo de chocolate definitivo". Muita pretensão? Pura verdade! Fiquei impressionada com a textura e o sabor desse bolo.


Ele é para quem gosta do sabor puro e mais amargo do chocolate, como é o meu caso. Já aviso que é bem comedido no açúcar - se quiser, você pode colocar um bocadinho mais, como 1/3 de xícara adicional. Por isso mesmo ele é perfeito para rechear e cobrir, pois você pode abusar do brigadeiro, ganache e afins sem medo de ter um bolo doce demais. Eu fiz em uma forma de bolo de furo, mas você pode fazer em duas formas redondas, rechear, cobrir e ser bem feliz. Não recomendo cortar ao meio para rechear, ele é meio "esfarelento". Recomendo muito também pelo menos cobrir com uma caldinha.

Calda de chocolate para bolos caseiros
Recheios para bolo
Ganache de chocolate

Bolo de chocolate beeem chocolástico
(Rende uma forma pequena)

"Secos"
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de cacau em pó (para ficar bem intenso, tem que ser cacau)
1 pitada de sal
1 colher de chá de fermento em pó para bolo
1 colher de chá de bicarbonato de sódio

"Líquidos"
1/3 de xícara de buttermilk*
1/3 de xícara de óleo
1 ovo pequeno
1/2 colher de sopa de extrato de baunilha

1/2 xícara de água fervente (assim que começar a borbulhar, desligue o fogo)

*Um jeito improvisado de obter buttermilk - foi como fiz - é misturar um pouco de vinagre (transparente) ou suco de limão ao leite integral. Coloquei 1/2 colher de chá de vinagre em 1/3 de xícara de leite.

Em um recipiente, peneire todos os secos juntos, misturando-os bem com o fouet. Em outro recipiente, junte todos os líquidos e misture bem com o fouet. Acrescente os secos, aos poucos, e vá misturando, ficará uma massa meio dura. Aos pouquinhos, vá acrescentando a água fervente e misturando com o fouet, até ficar homogêneo. Coloque em forma untada com manteiga ou óleo e enfarinhada - usei uma mistura de farinha de trigo e cacau. Leve a forno preaquecido a 170 ºC por 30 a 35 minutos.



Para fazer em uma forma de bolo de furo maior (24 cm de diâmetro), dessas que são o tamanho mais padrão, duplique a receita que vai ficar bom.

Para fazer uma graça, joguei umas gotas de chocolate por cima e polvilhei com cacau em pó.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Bolo de chocolate beeem chocolástico.



A receita original é ESSA.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...