verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Receita de Natal - Salada de salsão com maçã e frango - ou salpicão de frango

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Receita de Natal - Salada de salsão com maçã e frango - ou salpicão de frango


Para o nosso Natal tropical, só consigo pensar em coisas leves e frias. E, no calor, uma salada bem refrescante é tudo de bom! O salsão ou aipo tem sabor marcante, porém delicado, e consegue trazer esse frescor à salada. Também tem a maçã. Esses dois ingredientes são a base da receita e deixam tudo leve, leve... Vale a pena experimentar, pois essa salada fica muito gostosa. Em outras ocasiões, serve até de prato único, acompanhada de torradinhas para ajudar a forrar o estômago. Em épocas natalinas, geralmente a opção prato único não existe, rs. Ah, o nível de dificuldade da receita é iniciante. Se souber cortar alimentos, já tem boa parte dos requisitos necessários, rs. Olha aí sua singela - e  deliciosa - contribuição para a ceia de Natal da família/amigos.




Confira também as outras receitas do especial de Natal:

Sangria - bebida à base de vinho tinto
Bolo de especiarias holandês (kruidkoek)

Essa salada é levemente inspirada na salada Waldorf, que é bem famosa e gostosa, mas não leva frango nem outras das coisas que coloquei. Fazer em casa é assim, o "quem manda na minha cozinha sou eu" é a regra absoluta. Gostamos. Para a ocasião natalina, a combinação da salada lembra o salpicão de frango, um must das ceias de Natal. Não sei bem quais são os ingredientes tradicionais do salpicão, já vi sendo feito de tantas formas diferentes. Mas, se eu fosse fazer um, a receita seria essa!

Salada de salsão com maçã e frango
(Rende 4 porções)

Frango grelhado
2 filés de peito de frango
Sal e pimenta do reino
1 colher de sopa de molho inglês
Azeite

1 maço de salsão
2 maçãs (usei gala)
Suco de 1 limão
1 colher de sopa de cebola picada
2 filés de frango grelhado desfiados grosseiramente
1 copo de iogurte natural*
2 colheres de sopa cheias de creme de ricota*
1 colher de chá de mostarda amarela
2 colheres de sopa de uvas-passas sem caroço
1/4 de xícara de castanha do pará picada (ou outra castanha que preferir)
Sal e azeite

*Você pode substituir o iogurte e o creme de ricota por maionese, se preferir. A escolha do iogurte foi para ficar mais leve e pelo sabor. Já o creme de ricota, também leve, traz um pouco de cremosidade.

Preparando o frango: tempere os filés com sal, pimenta do reino e molho inglês. Coloque um pouco de azeite na frigideira, deixe esquentar e coloque os filés, virando de vez em quando e deixando dourar por fora e cozinhar por dentro. Deixe esfriar e desfie grosseiramente.

Corte os talos do salsão em pedaços pequenos. Corte as maçãs (com casca e sem sementes) em cubos. Regue a maçã com o suco de limão. Misture o iogurte com a mostarda. Em um recipiente, coloque a maçã com o suco de limão, o salsão, o frango desfiado, a cebola e as uvas-passas. Acrescente o iogurte misturado com mostarda e o creme de ricota, misturando tudo. Junte a castanha, acerte o sal e regue com um fio de azeite. Misture novamente. Sirva frio.


Sobrou frango assado ou galeto? Olha a chance boa de fazer a salada e aproveitar as sobras de frango desfiadas... Tem frango preparado de qualquer jeito - ensopado, cozido... - sobrando na geladeira? Desfie, em pedaços grosseiros mesmo, e passe rapidamente pela frigideira untada com azeite. Tá pronto para usar na salada.

O salsão pode intimidar um pouco pelo tamanho e aquela folhagem toda. ESSE vídeo do canal Panelinha mostra como lidar com ele e como cortar a parte do talo que se usa.

Morro de pena de só usar um pedaço do talo do salsão, mas nunca sei bem o que fazer com as folhas. Não achei muito saborosas para comer cruas, como salada. Aceito sugestões e dicas de preparo :)

A receita que serviu de base foi ESSA, de salada Waldorf da Nestlé... fiz trocentas alterações, rs.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Receita de Natal - Salada de salsão com maçã e frango - ou salpicão de frango.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

4 comentários:

  1. Boa Tarde, querida Adri!
    Receita deliciosa e copiei... com maçã fica leve pro calor que faz...
    Seja muito feliz e abençoada!
    Bjm muito fraterno e Felizes Festas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roselia! Essa salada fica ótima no calor, é bem refrescante!
      Obrigada pelos votos, minha querida :) Desejo também a ti e a sua família um Natal abençoado, de paz e alegria, beijinhos!

      Excluir
  2. As folhas do Salsão que em Portugal se chama Aipo pode ser feita sopa.
    Em francês Salsão é Celeri. Ver na internet - sopa de Aipo.
    É muito boa com uma sabor muito acentuado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica! Por enquanto, aqui está muito quente, mais adiante vou testar a sopa :) Bjs!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...