verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Tipos de sal e como usar

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Tipos de sal e como usar


Faz tempo que, além do sal comum refinado, já podemos encontrar outros tipos de sal na gôndola do supermercado. A variedade aumentou e novidades foram surgindo em relação a esse ingrediente que, no final das contas, tem a função de salgar os nossos pratos. Mas salgar vai além de evitar o resultado que conhecemos como "insosso". O sal "levanta" os outros sabores e temperos e, certamente, é um dos itens mais básicos da cozinha. Até quando falamos de confeitaria o sal entra na jogada: uma pitada pode fazer maravilhas e ressaltar a doçura das sobremesas. Do sal refinado e sal grosso, chegamos ao sal gourmet: sal rosa, sal negro, flor de sal... Você conhece os tipos de sal e como usá-los da melhor forma? É sobre isso que vamos falar, chega mais.


Recebi a informação sobre os tipos de sal da Assessoria de Comunicação dos supermercados Pão de Açúcar e achei tão interessante que resolvi compartilhar no blog. Essa era uma dúvida minha também, o que fazer exatamente com cada tipo de sal. Agora são tantos que a gente até se perde! Rs. Não se preocupe que continuo sendo dos temperos (tem dicas ótimas para usar temperos AQUI), mas um sal diferentoso também dá um tchan nas nossas receitas. Abaixo, confira a lista com alguns tipos de sal e recomendações de uso.

Flor de sal


Flor de sal
Esse produto é retirado dos cristais que se aglomeram na superfície das salinas. Tem textura granulada e pode também ser processado para ficar mais fino. É mais puro e delicado que o sal refinado. Sabe o porquê do nome? O cristal desse sal para uma flor quando visto no microscópio. Use em saladas para dar crocância, também finaliza doces (caramelo com flor de sal já ficou até batido!) e chocolate em um toque ousado. Se puder, use esse na receita de conserva marroquina de limão.

Sal marinho
Tem alto teor de sódio - sua composição é a mesma do sal refinado, só muda o formato dos grãos. Possui também cálcio e magnésio, sendo mais nutritivo. É bem versátil na hora de usar, vai com carne, peixe, ave, verduras e legumes... tudo.

Sal aromatizado
Nesse tipo, o sal - de preferência um mais puro, como flor de sal - é misturado com ervas como alecrim, manjericão ou aromatizantes como limão e funghi. O uso vai depender do tipo, mas já adianto que é um ótimo recurso para reduzir a ingestão de sal, pois confere mais sabor e, assim, dá para usar menos.

Sal rosa do Himalaia


Sal rosa do Himalaia
O mais lindo de todos, na minha humilde opinião. Vem da região que lhe dá nome, possui teor de sódio mais baixo e 84 minerais, responsáveis pelo belo tom rosê. É bem decorativo, então deve ser usado na finalização de pratos, saladas, legumes, peixes etc. Para a receita de carpaccio de abacaxi, fica uma lindeza.

Sal do Havaí
Tem o negro, que possui carvão (!!!) na sua composição, e o vermelho, que possui argila vulcânica (!!!) na sua composição. Com esses elementos tão inusitados, espere sais de sabor marcante, que, segundo a informação, lembram avelã tostado e amendoim. Bom para usar em assados.

Sal negro (do Himalaia)
Esse sal escuro vem da Índia e também é da turma dos que têm sabor forte. É de origem vulcânica e tem enxofre na composição, então espere um gostinho sulfuroso. Vai bem com peixes e carnes e para finalização.

Sal defumado
Passa por processo de defumação que, dependendo do local de origem, varia. A França produz um dos mais conhecidos, no qual a flor de sal é defumada com a queima de barris de carvalho usados para envelhecer vinhos. Chique. Pode utilizar em carnes, peixes e saladas, e também para temperar coquetéis, com o Bloody Mary.

Em todo caso, já sabemos que consumir sal em exagero não é bom para a saúde. Use com sabedoria e moderação, o que fica mais fácil quando o preço é mais alto, como o caso desses sais! Rs.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Pão de Açúcar. Não, esse post não é um publieditorial / artigo patrocinado.

Foto de abertura: Free images.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Tipos de sal e como usar.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

Um comentário:

  1. Sou das que adora um salzinho... E acho lindo o da Himalaia,rosa! Pena que é carinho! bjs, chica

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...