verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Pão de queijo mineiro

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Pão de queijo mineiro


Quem resiste a pão de queijo quentinho? Essa tradição que veio de MG e conquistou o país inteiro é (quase) uma unanimidade. Só coloquei o "quase" entre parênteses para constar, porque, na verdade, não conheço ninguém que não goste de pão de queijo! Fazer o quitute em casa é bem fácil, rende muito e garante o estoque de pão de queijo de vários lanches e cafés de manhã, já que tem também a dica de congelamento. Abrir o freezer e encontrar pão de queijo caseiro pronto para ir ao forno é felicidade, é sim. Ah, e ainda encontrei uma receita mineiríssima para reproduzir, receita da roça mesmo. Trem bão, sô. Com faca de manteiga em punho, vem comigo aprender a fazer.

A receita veio de um vídeo do Globo Repórter que mostrou a preparação de um típico pão de queijo mineiro. Feito no quintal de casa, com medidas meio no olho, no prato - quanto tempo não via essa medida tão caseira! -, de um jeito simples, como são as boas comidas da nossa terra. Transportada para o apartamento, a receita ganhou medidas mais exatas, mas não teve ovos com gemas bem alaranjadas ou o queijo local que, certamente, era bem mais saboroso do que o meu. Mas, ainda assim, fiquei feliz, me senti fazendo parte dessa coisa toda de passar tradições adiante. Para alguns parece só comida, para mim tem sempre um algo a mais por trás disso.

Pão de queijo mineiro
(Rende cerca de 45 unidades pequenas)

250 g de polvilho doce
250 g de polvilho azedo
150 ml de água
150 ml de óleo
3 ovos pequenos
1 e 1/2 xícara de queijo ralado (usei queijo minas padrão)
Sal

Em um recipiente grande, misture os dois tipos de polvilho e o sal. Em uma panelinha, coloque a água e o óleo, e leve ao fogo para ferver. Quando o líquido estiver borbulhando, despeje em cima do polvilho e misture com uma colher. Cuidado, vai ficar quente! Junte os ovos, dê uma misturada de leve com a colher, e acrescente o queijo. Com as mãos, vá misturando a massa - a essa altura, ela está bem pesada, parecendo massa de coxinha. Se precisar, acrescente mais um pouco de água, para que a massa fique maleável e boa de modelar. Coloquei 2 colheres de sopa de água, para dar ponto. No final, você terá uma massa homogênea e lisa, que gruda um pouquinho nas mãos. Unte as mãos com manteiga e faça bolinhas. Coloque as bolinhas espaçadas em uma assadeira untada com óleo e leve ao forno preaquecido a 200 ºC (médio-alto) por cerca de 20 minutos.



Para congelar: modele as bolinhas com a massa, coloque em assadeira, uma ao lado da outra, e leve ao freezer até que as bolinhas congelem. Depois de congelados, coloque os pãezinhos em sacos de congelamento e guarde no freezer. Dura três meses.

Pão de queijo com um teco de goiabada cascão pode ou deve? DEVE PODER!



Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Pão de queijo mineiro.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

------------------------------------------------------------

O vídeo do qual tirei a receita é ESSE.

Um comentário:

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...