verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Dez coisas para se comer (ou beber!) no Rio de Janeiro

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Dez coisas para se comer (ou beber!) no Rio de Janeiro


*Esse conteúdo é exclusivo e produzido por meio de uma parceria com o Expedia Brasil. 

O Rio de Janeiro está na moda e não é de hoje. Tem seus problemas, como toda cidade grande, mas é mesmo um lugar lindo e cheio de encantos, não só para os olhos, mas também para o estômago. O clássico roteiro de quem visita o Rio (Cristo Redentor, Pão de Açúcar, praia de Copacabana...) é obrigatório, mas, como por aqui a gente gosta mesmo é de comer, tour que se preze tem que incluir comidinhas gostosas. A seguir, eu sugiro a você um passeio pelo Rio de Janeiro por dez comidas ou bebidas que são a cara da cidade. Para quem é de fora, dá para sentir o jeitinho carioca a cada mordida ou gole e se misturar aos locais, lado a lado no balcão. Quem é de casa também vai poder aproveitar algumas dicas, caso ainda não conheça. Vem comigo ver a lista de dez coisas para se comer (ou beber!) no Rio de Janeiro. Já pode até começar a chiar um pouco no "S": deissshhh!

1. Pastel com caldo de cana na feira do Largo do Machado

A experiência carioca começa com um café da manhã balanceado composto de pastel e caldo de cana. Ok, você não precisa chegar a tanto. A feira livre acontece aos sábados pela manhã no Largo do Machado, na "continuação" da Rua Gago Coutinho. O pastel tem massa gostosa, é recheado na medida e sequinho, companheiro do caldo de cana gelado. A barraca também vende salgados fritos. Se a dupla não chega a ser exatamente típica só do Rio, é a chance de ver as feiras livres da cidade. Há outras feiras espalhadas pelo Rio que podem servir de desculpa para o lanche, não deixe de procurar próximo de onde estiver!

2. Esfirra da Rotisseria Sírio Libanesa

A Rotisseria Sírio Libanesa é uma instituição. Fica na Galeria Condor (Largo do Machado, 29, Catete). Vive entupida de gente, mas o atendimento é sagaz: nunca esperei muito para ser atendida. Mas o que interessa mesmo é que lá tem a melhor esfirra da cidade (ou uma das melhores, não esqueçamos a SAARA).


Ela é fechada, tem massa fina e recheio com sabor dos condimentos típicos, como deve ser. E ainda tem esfirra de verdura (acelga), minha preferida junto com a de carne. Quibe frito, kafta, arroz com lentilha, homus e tabule são algumas das iguarias encontradas lá.

3. Sucos nas lanchonetes do Leblon

Carioca adora suco e o bairro do Leblon tem algumas das mais conhecidas lojas do ramo. Caminhe pela Rua Ataulfo de Paiva que você vai encontrar. Dá para aderir à moda do suco verde, ir no tradicional suco de laranja ou fazer alguma combinação maluca - não sei se em todo lugar é assim, mas, por aqui, as lanchonetes costumam fazer a mistura que o cliente pedir.


Meu suco preferido é o de laranja com cenoura e beterraba, com toda a cara de coisa que mãe te obriga a tomar. Uma boa pedida é a limonada suíça (na qual o limão é batido com casca e tudo, delícia). O jeito correto é encostar no balcão, fazer o pedido, pagar para a mesma pessoa que te atendeu e continuar por ali, bebericando seu suco. Há lugares onde você precisa ir até o caixa pagar antes, desconfie.

4. Empada Praiana na praia de Ipanema

Empada na praia, sim, senhor. Cada orla do Brasil tem suas comidinhas de praia, algumas teoricamente bem estranhas para se comer ali, como caldos quentes. Na orla do Rio, dividindo espaço com o bixxxcoito Globo e outros, a Empada Praiana tem tradição na areia. Você vai avistar um vendedor de colete com uma espécie de "maletinha" que é uma minivitrine. Lá dentro, empadinhas de frango, palmito, queijo etc. e algumas doces, como de banana. O bom é que dá pra limpar o farelo mergulhando no mar, por isso acho que é o lugar ideal de comer empada. Outras praias da orla também têm vendedores.

5. Coxinha na Confeitaria Colombo

É difícil recomendar algo específico para se comer na Confeitaria Colombo, pois há vários quitutes por lá bem tradicionais. Vale a visita à centenária casa do Centro do Rio, na Rua Gonçalves Dias, 32, e aproveito para recomendar que experimente a melhor coxinha do Rio de Janeiro, na minha opinião.


Massa cremosa e em equilíbrio com a quantidade de recheio, que é bem temperado. O tamanho é pequeno e o preço é salgado comparado à de um salgado de qualquer lanchonete, fica para cada um avaliar. No mais, passe os olhos pela vitrine e deixe seu coração decidir.

6. Bolinho de bacalhau no Cadeg

O Cadeg fica na Rua Capitão Félix, 110, Benfica, e seria o nosso "mercadão". Não é tão turístico como o mercadão de São Paulo, mas fica perto do Centro e tem estacionamento.


A culinária portuguesa é o forte dos restaurantes do lugar e os pratos de bacalhau são imbatíveis. Os bolinhos de bacalhau de lá são uma delícia, bem equilibrados na proporção batata e bacalhau e par perfeito da cerveja gelada. Vale experimentar, regados com muito azeite.

7. Cerveja na mureta da Urca

Cenário no bairro da Urca: vista deslumbrante e cerveja de garrafa gelada, acompanhada de um petisquinho. O Bar Urca é famoso e o salão do lugar, pequeno. Então as pessoas ficam esperando lugar sentadas na mureta com vista para a baía de Guanabara e, enquanto isso, podem e devem bebericar uma cerveja e pedir petiscos. O endereço do Bar Urca é Rua Cândido Gaffrée, 205. Ver o por-do-sol assim é um dos programões da cidade. Dá para imaginar que o clima é bem descontraído, uma delícia para passar um tempo. Tem também almoço dentro do estabelecimento. Confira também outras dicas de bares no Rio de Janeiro.

8. Sorvete Itália em Copacabana

Outro ícone carioca, o Sorvete Itália bate ponto nas areias da orla, mas também possui várias lojas espalhadas pela cidade. Os picolés de fruta, leves e saborosos, são meus preferidos, mas a marca tem uns sabores de sorvete detonantes, como doce de leite com coco (puro amor!).


Tem picolé com casquinha de chocolate, tem picolé e sorvete diet, tem sorvete de tapioca. Caminhar na região entre a Rua Domingos Ferreira e a Av. Nossa Senhora de Copacabana aumenta o risco de esbarrar em uma das três lojas do bairro (veja os endereços no site da empresa).

9. Mate nas lojas especializadas

Esqueça o mate verdinho de fazer chimarrão. O mate carioca é tostado, gelado e delicioso. A bebida está nas praias, vendida de forma ambulante, mas também está no asfalto.


As duas maiores lojas especializadas são a Rei do Mate e a Megamatte. Desde o mate puro ou com limão, os mais tradicionais, até combinações com menta, guaraná, leite condensado e maracujá, a bebida é um alento quando o calor está forte. Há lojas espalhadas por toda a cidade. Se estiver com fome, acompanhe de pão de queijo vendido no mesmo local.

10. PF (prato feito) em Botafogo

O PF tem arroz, feijão, farofa, batata frita, salada e carne, certo? Bem, isso varia a cada lugar do país e varia do Rio também. Há diferentes configurações de PF, também considerados "pratos do dia". Botafogo vem se consolidando como polo gastronômico na cidade e, além de restaurantes bacanudos, é cheio de lugares tradicionais para se provar comida simples e bem feita. No bairro, a dica é almoçar PF de dia e botecar à noite, muitas vezes no mesmo local. Há muitos outros, mas deixo como sugestões Adriano, Botequim Imperial, Cabidinho, Alfa e Bar Belmiro. Veja no mapa:





Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Dez coisas para se comer (ou beber!) no Rio de Janeiro.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

2 comentários:

  1. Adoro o Rio e fico com pena quando focam tanto nos problemas da cidade, como agora. Aqui em P.Alegre está igual ou pior e não é tão alardeado1 A insegurança está solta, bandidos soltos e nós presos! Quanto aos quitutes? Adorei ver as dicas e pra mim o mate com bolachas Globo na praia é ótimo também.rs bjs, chica e linda semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, há muitos problemas no Rio, não está pior nem melhor do que antes! Fato é que os cariocas gostariam de ver sua linda cidade mais bem cuidada... Os quitutes são só uma pequena parte das maravilhas que temos por aqui :) Beijos, uma ótima semana!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...