verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Frango com molho de amendoim à moda de Curaçao

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Frango com molho de amendoim à moda de Curaçao


Filé de frango bem temperado e acompanhado de um molho de sabor intenso e agridoce. Esse prato me encantou na visita que fiz à Curaçao e na volta corri para buscar a receita na internet, mas variações dela podem ser encontradas em todas as ilhas ABC - três pérolas caribenhas que atendem pelos nomes de Aruba, Bonaire e Curaçao. Prepare-se para um sabor bem caribenho, o gosto e os aromas são fortes, mas para quem gosta de comida bem temperada é uma surpresa deliciosa. E o melhor de tudo é que o frango com molho de amendoim é bem fácil de preparar, os ingredientes são relativamente simples, mas o resultado é uma explosão de sabor. Acompanhe de arroz branco e pronto: almoço ou jantar diferente!

Curaçao tem uma mistura singular de cultura caribenha - marcada fortemente pela presença africana - com as influências da colonização holandesa, que se reflete na língua (o holandês é a língua oficial), na arquitetura e na culinária, entre outros. Além disso, a presença de asiáticos e de outros povos da América Latina, a proximidade com os Estados Unidos, a herança do povo local e até influências portuguesas/brasileiras dos que foram para lá após a expulsão dos holandeses de Pernambuco criaram um mix cultural muito rico. Resultado: uma culinária variada e um povo encantadoramente multifacetado. Comida é cultura e a gente conhece e compartilha comendo. Amamos!

Conheça um pouco mais da belíssima Curaçao

Frango com molho de amendoim à moda de Curaçao
(Rende 5 porções)

5 filés de peito de frango

Marinada
1/2 colher de chá de pimenta caiena (em substituição à pimenta jamaica)
1/2 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de orégano (em substituição ao tomilho)
1 pitada generosa de noz moscada
1 colher de chá de açúcar mascavo
2 dentes de alho amassados
1/2 colher de sopa de cebola picada
1 colher de sopa de suco de limão
1 pimenta dedo-de-moça picada
1 pitada de pimenta do reino
2 colheres de sopa de óleo vegetal
Sal

Molho
1/4 de cebola frita*
4 colheres de sopa de óleo*
1/2 xícara de água
1/2 xícara de amendoim (sem pele, usei torrado, comprei pronto)
1 dente de alho
1 colher de sopa de molho shoyu
1 colher de sopa de açúcar mascavo
Suco de 1 limão
Molho Tabasco (ou qualquer molho de pimenta)

*Corte a cebola em rodelas na quantidade indicada e leve à frigideira com o óleo. Vá mexendo e deixe fritar até a cebola ficar marronzinha, mas fique de olho, de marrom para preto e queimado é um pulo. A receita original pede mais cebola, se quiser, coloque 1 cebola pequena inteira. Cebola demais pra mim.

Marinada: misture todos os ingredientes. Coloque o frango dentro de um saquinho de congelamento e acrescente a mistura de temperos. Feche o saquinho e vá chacoalhando o frango, para que ele se misture com o tempero. Melhor maneira de fazer isso, o saquinho. Deixe o conjunto na geladeira enquanto prepara o molho.
Molho: coloque todos os ingredientes no liquidificador - ou no copo do mixer, como fiz - e bata bem, até obter um creme homogêneo. Coloque em uma panela e leve ao fogo médio por uns 10 minutos, tem que deixar ferver um tempo. Desligue o fogo e junte molho Tabasco a gosto.
Montagem: grelhe os filés de frango até ficarem dourados e sirva-os com o molho quente por cima.



Parecem ser muitos ingredientes, mas alguns deles se repetem nas duas partes da receita. Vou dizer que só o frango grelhado depois de ter passado pela marinada já dá um resultado delicioso. Utilizei parte do meu arsenal de temperos nessa receita, tive sorte de ter os ingredientes pedidos ou algo que desse para utilizar em substituição. Sorte? É quase uma obsessão de louca dos temperos, prontofalei. E falo também que vale muito a pena montar uma pequena coleção de temperos, pois eles são curinga na hora de dar um tchan nas comidas sem graça.

Clique aqui e veja os usos das ervas e temperos mais comuns

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Frango com molho de amendoim à moda de Curaçao.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

----------------------------------------------------------

Não achei o conjunto completo da receita que queria, então peguei uma receita de frango de Curaçao AQUI e a receita do molho de amendoim AQUI. Ficou muitíssimo parecido com o frango que comi em Curaçao!

3 comentários:

  1. Que legal! Sabor diferente deve ter e gosto dessas combinações! beijos,lindo dia! chica

    ResponderExcluir
  2. Sou apreciador de sabores diferentes. Me parece uma combinação interessante, irei experimentar.
    João Carlos

    ResponderExcluir
  3. Querida amiga estou em falta com vc, faz tempinho que não passo por aqui e por muitos blogs. É gente de casa com dengue, é velório outro dia, é eu que fico ruim da coluna, é tratamento dentário, ta louco cada vez fica mais difícil fazer as visitas como eu gostaria. Vi que perdi muita coisa por aqui, uma bela massinha, um lindo bolo, uma salada caprichada e por ai vai. E pra fechar com chave de ouro esse frango com molho caribenho, uau! Nunca imaginei molho de amendoim, como amo amendoim com certeza irei gostar desse prato. E a julgar pela foto ficou mesmo uma delicia. Vivendo e aprendendo. Gostei muito. Beijinhos miga

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...