verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bruschetta mexicana - Com seu tempero fica muito mais gostoso

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Bruschetta mexicana - Com seu tempero fica muito mais gostoso


Sugestão de entrada ou mesmo de jantar descompromissado, a receita de hoje é ítalo-mexicana... por pura invencionice desta que vos fala. A bruschetta mexicana leva ingredientes cuja combinação pode parecer inusitada para nós, brasileiros, mas que no México não causaria estranhamento. E eles sabem o que cozinham, vide tacos, guacamole e chili con carne. Dos italianos veio a forma de preparo das tradicionais - e deliciosas - bruschettas, que ganharam um sabor latino e picante. Sucesso garantido quando a vontade for fazer algo diferente e gostoso. Os itens de preparo? Tudo coisa simples.

Como "esquenta" para o 2º Encontro Gourmet, a Camil lançou um concurso de receitas entre os blogueiros participantes. O desafio? Fazer uma receita com foto utilizando a caixa de feijão pronto que nos foi enviada. Ganhei feijão carioca. Preciso manifestar meu amor pelo feijão preto, mas todos os feijões têm lugar garantido no meu coração. Você é do arroz ou do feijão? Sou do feijão. Adoro de todo jeito.

Veja o que rolou no 1º Encontro Gourmet

As bruschettas mexicanas vieram da receita mexicana de molletes, mas resolvi apostar no pão e no tomate italianos e preparar tal qual se faz a base de bruschettas. O feijão era o preto, mas com o carioca deu muito certo e o visual ficou até mais bonito. A receita requer algumas etapas, mas todas são simples. É possível adiantar o preparo de algumas partes e apenas montar na hora de servir.

Bruschettas mexicanas
(Rende 4 porções)

4 fatias de pão italiano*
Azeite
Chilli em pó (opcional)
4 fatias de queijo muçarela

Purê de feijão
1/2 colher de sopa de cebola picada
1 colher de sopa de óleo
1 caixa de feijão pronto Camil
Sal

Salsa
2 tomates italianos picados (sem pele e sem sementes)**
2 colheres de sopa de salsinha picada
1 colher de sopa de pimenta jalapeño em conserva picada
1 colher de sopa de azeite
Sal

*Corte na diagonal, com cerca de 1 cm de largura.
**Para tirar a pele dos tomates, faça um risco em cruz com a faca na base, coloque-os em água fervente por 1 ou 2 min e depois mergulhe-os em água fria. Então é só puxar que a pele sai facilmente.


Prepare a salsa: é só misturar o tomate, a salsinha, o jalapeño, o azeite e o sal em um recipiente. Reserve na geladeira.
Prepare o purê de feijão: refogue a cebola no azeite, até ela ficar transparente. Junte os grãos do feijão pronto (reserve o caldo que vem na caixa), coloque sal a gosto e refoque um pouco. Passe os grãos em uma peneira de metal com um pouco de caldo. Cuidado para não exagerar no líquido, o purê deve ficar pastoso e firme. Reserve.
Montagem: Toste as fatias de pão em uma frigideira com um fio de azeite. Toste as fatias dos dois lados, até as bordas chamuscarem de leve e a superfície ficar douradas. Aí também vai de gosto, só lembre que depois ainda vai rapidamente ao forno. Coloque as torradas em uma assadeira e salpique uma pitada de chilli em cada. Por cima de cada uma, coloque uma camada de purê de feijão e uma fatia de queijo (rasgue pela metade para acomodar melhor), e leve ao forno médio-alto até o queijo derreter, coisa de 10 a 15 min. Coloque a salsa por cima de cada bruschetta e sirva imediatamente. Pode servir com azeite e molho de pimenta.



Você pode fazer a salsa de tomate no dia anterior, inclusive o sabor fica até mais apurado. A quantidade de jalapeño indicada deixa o picante muito suave, mas se você não for muito fã de pimenta pode diminuir. Caso não tenha desse tipo, use pimenta dedo de moça picada ou molho de pimenta. Use também o feijão preto nesta receita, tem essa opção de feijão pronto e você pode aproveitar sobras ou feijão congelado. Os grãos devem ficar bem macios, se necessário cozinhe o seu feijão um pouco mais.

A parte de passar o feijão na peneira foi meio trabalhosa. Minha peneira tem trama fina e tive que ficar raspando o fundo pelo lado de fora para conseguir o purê. O bom é que o purê ficou perfeito, muito liso e sem casquinhas. Talvez facilite o trabalho triturar com um pouco de caldo no liquidificador ou no processador antes de passar na peneira. Na falta de tempo, só processe e use, o sabor se mantém.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Bruschetta mexicana - Com seu tempero fica muito mais gostoso.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

9 comentários:

  1. Parabéns Adriana, gostei muito da sua criação, deve ficar muito gostoso.
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  2. Uauuuu! Que criatividade heim? Adorei! Vou ficar na torcida! Boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Adri minha boca encheu d´ água, deve ser muito bom.
    boa sorte.
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Adorei!!!!!!! Parabéns!
    Eita competição acirrada!!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Menina sua receita é genial, prática e com um visual que não deixa dúvida quanto ao sabor. Perfeita!
    Parabéns pela escolha e Muito boa sorte,ok?
    Bju gde.
    Re

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela escolha, Adri! Deve ter ficado especial! Beijos e boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá. Nunca provei, mas fiquei tentada.
    Muito bom este seu cantinho.
    Gostei muito.
    Beijinhos
    Alice
    http://mimosdemae.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela participação, Adri! Muito criativa sua receita.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pelo carinho de todas! Essa com certeza é uma receita que vai se repetir mais vezes aqui em casa, o sabor ficou incrível e, com a caixinha de feijão, é molezinha de fazer :) Beijos!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...