verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Sopa de batata, calabresa e espinafre (e um frango metido)

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Sopa de batata, calabresa e espinafre (e um frango metido)


O frio tomou de assalto parte do país, infelizmente a parte onde me encontro. O que fazer? Lamentar, resmungar, tremer, ficar deprimido e borocoxô? Tudo isso, mas também tomar sopa! Essa sopa de batata fica cremosinha e lembra de leve um caldo verde, com linguiça calabresa e tudo. Mas, nesta versão, o que garante a cor verde é o espinafre, de leve, o sabor não é o predominante na sopa. O frango já estava cortado e temperado na geladeira e entrou de metido, mas sua presença pode muito bem substituir a calabresa e deixar a sopa um pouco mais leve. Caneca de chocolate quente em punho (AQUI), mostro a você como fazer essa delícia para te aquecer nesse inverno - que ainda nem começou, brrrrrr!

A Cris, do blog From Our Home to Yours, foi a mentora da ideia genial dessa receita: ela aproveita purê de batata para depois fazer essa sopinha cremosa, que no caso dela levou agrião (humm). Inspirado no caldo verde - receita portuguesa, mas que já é queridinho nosso -, a Cris fez uma deliciosa mistura de purê de batata, calabresa e agrião. Com essa ideia em mente, fiz minha versão de sopa quentinha, ótima opção para jantar nos dias mais gelados ou amenos, pois sopa é bom em qualquer estação.


Sopa de batata, calabresa, espinafre (e um frango metido)
(Rende 2 porções fartas)

Purê
2 batatas pequenas em pedaços sem casca
1 dente de alho sem casca
1 folha de louro
1 colher de sopa de manteiga
1/4 de xícara de leite
Pimenta do reino

1/2 xícara de linguiça calabresa em cubos
1 xícara de peito de frango em cubos
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de salsa picada
2 xícaras de espinafre fresco picado
Sal

Purê: cozinhe as batatas com o alho e o louro em cerca de 600 ml de água. Se você tiver alguma pontinha de legume (cenoura, alho poró, pimentão), pode colocar também para dar sabor. Quando as batatas estiverem bem cozidas e macias, retire os pedaços e reserve a água do cozimento. Reserve também o dente de alho cozido. Amasse a batata e misture com a manteiga, o leite e a pimenta do reino. Reserve.

Em uma panela em fogo médio, doure a calabresa e o frango na manteiga, juntando o alho que você reservou do cozimento da batata (amasse o alho no fundo da panela, vai ficar um purê). Junte o purê de batata, a água do cozimento da batata, a salsa e o espinafre. Acerte o sal. Deixe cozinhar por uns 20 minutos, até o espinafre ficar bem cozido e a sopa, apurada. Mexa de vez em quando. Durante esse processo, coloque mais água, se necessário.

No lugar do espinafre ou do agrião, você pode colocar couve - a tradicional do caldo verde -, bertalha, taioba, enfim, qualquer folha que possa ser cozida (inclusive folhas de cenoura e beterraba, por exemplo, reaproveitando partes que se costuma jogar no lixo).

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

--------------------------------------------------------------

A receita do From Our Home to Yours está AQUI. Não segui o preparo, apenas a ideia mesmo, mas o passo a passo é o clássico de sopas. Nunca mais farei purê de batata contado, huahauahua (risada maligna).

6 comentários:

  1. Adri, eu não reclamo do frio não (rs)...é minha estação preferida!
    E essa sopa heim? Arrasou! Vou testar em breve.

    Bjos querida
    Tania

    ResponderExcluir
  2. Marcia Cristina Cardinali18 de maio de 2012 às 13:21

    Olá Adri.
    Também não gosto do frio, mas sopa eu adoro.
    Essa sopa deve ficar divina.
    Já fiz uma receita parecida mas no lugar do espinafre coloquei alho poró.. ficou tudo..
    E na parte de reaproveitamento, aqui em casa costumo aproveitar também as folhas do rabanete. Refogo com alho, cebola, e tomate. Fica muito bom.
    Vou testar essa sopa com espinafre..
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Com esse friozinho chegando, nada como uma sopinha pra dar uma aquecida...Adorei essa delícia, ficou bem incrementada...beijão

    ResponderExcluir
  4. Dri querida, que sopa divina essa! Adorei a idéia do purê de batata, deve ficar muito mará!
    Eu adoro frio, e uma sopinha sempre cai muito bem!
    Dri, depois quero ver suas caixinhas pintadas!
    Te desejo um lindo final de semana
    Bjos
    Vero

    ResponderExcluir
  5. Batata é um dos curingas na cozinha e eu aproveito bastante purê de batata em sopas. As vezes não coloco carne, apenas queijo depois que esquento bem o caldo. Também gosto de ter ervilhas congeladas, pois elas nos socorrem na correria do dia a dia. Um peito de frango grelhado com ervilhas na manteiga é uma delícia. Também congelo couve e para fazer caldo verde é um pulo. Tenho evitado linguiças e alimentos com carnes embutidas por causa do pó húngaro e salitre que eles adicionam para conservação. Um franguinho desfiado vai bem!! Bom fim de semana!! Beijus,

    ResponderExcluir
  6. Tania, não gosto do frio, só essas sopinhas mesmo - e outras coisas gostosas quentinhas - que salvam! Rs. Beijo!

    Marcia, com alho poró deve ficar muito bom também, ele dá uma sabor maravilhoso às sopas. Muito boa sua dica das folhas de rabanete, desperdício zero! Beijos!

    Maísa, a sopinha aquece por dentro, dá uma sensação tão boa...um beijo!

    Vero, até quando não está tão frio acho que uma sopinha cai bem, é tão leve e gostosa :) Tem alguma coisa das caixinhas no site da doceria e na fanpage da doceria, depois deixo o link do seu site para você ver como ficou. Beijos!

    Luma, essa sopa só com o franguinho, sem embutidos, fica uma delícia também. As ervilhas congeladas são uma mão na roda e gostei da dica da couve, mas fiquei babando mesmo pela sopa de purê e queijo! Vou experimentar! Um beijo!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...