verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Receber bem: dicas para um bom anfitrião

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Receber bem: dicas para um bom anfitrião

O ritual oficial da visita: dividir um gostoso cafezinho (imagem: sxc.hu)
Os donos e donas de casa sabem como é gostoso - e algumas vezes inevitável, rs - receber a visita da família e dos amigos ou hospedá-los por algum tempo. Gentileza, um lugarzinho para dormir, casa limpa e arrumada são alguns dos itens que não podem faltar a quem quer receber bem em casa, seja por algumas horas ou por alguns dias. Li em algum lugar que o bom anfitrião é aquele que disponibiliza tudo o necessário e o bom hóspede é aquele que não usa nada. Confira algumas dicas para fazer com que todos se sintam em casa, mesmo que o lar doce lar seja seu.

Pode esquecer essa chatice de etiqueta, regras e padrões ABNT. O objetivo aqui não é ditar nada nem ensinar ninguém a ser "fino". Elegante mesmo é se preocupar com o bem-estar do outro, cada um a seu jeito e de acordo com suas possibilidades. As dicas são para ajudar quem recebe a deixar seu convidado confortável e à vontade. Afinal, não é esse o papel do bom anfitrião? O único risco é de seu convidado não querer ir embora :)

1. A visita chegou, tira ou não tira (o sapato)?

Assunto polêmico. Eu detesto andar descalça. Na casa dos meus pais, tenho um chinelo de borracha que uso quando estou lá, assim posso deixar meu sapato do lado de fora sem ter que colocar o pé no chão. Nem sempre isso acontece. Na minha casa, usamos chinelo de borracha e sapato que veio da rua não entra. Mas acho o fim da picada fazer as visitas andarem descalças. A dica então é ter alguns chinelos de borracha daqueles baratinhos - limpos e novos - para dar a quem chega na sua casa. Ou desencanar e deixar para limpar o chão depois, nada de pedir para ninguém tirar o sapato. Fica bem legal colocar alguns pares de chinelo em uma cesta ou caixa e mantê-los perto da entrada, assim já fica subentendido. Em casa que tem crianças, que costumam rolar no chão, acho legal quem chega tirar os sapatos - com ou sem chinelos das visitas.

2. Itens de emergência para hóspedes esquecidos

Mantenha alguns itens de higiene pessoal e de uso individual para oferecer a visitas que vão dormir e esqueceram algum item ou no caso de necessidades inesperadas. Compre e mantenha guardados uma escova de dentes de modelo básico, um frasco de sabonete líquido - que mais de uma pessoa pode usar -, um pente simples e um desodorante spray sem perfume. Essa aprendi com minha mãe. Você pode ir com a roupa do corpo e passar 1 mês na casa dela, tranquilamente. Tenha também um jogo de cama novo e limpo, uma toalha de banho e outra de rosto novas e limpas. Separando lençóis e toalhas só para visitas você garante que eles estarão sempre novos - pois terão pouco uso - e prontos para o uso. Para quem recebe visitas com crianças, ter um pacote de lenços umedecidos e um frasco de xampu infantil "cabelo e corpo" é o supra-sumo do bom anfitrião.

3. Farmacinha básica

Produtos para machucados e cortes (gaze, esparadrapo, band-aid, antisséptico tópico e pomada para queimaduras), pomada para contusões e dores musculares, analgésico, antiespasmódico e antiácido (como sal de frutas) são o básico de uma farmacinha doméstica e quebra o maior galho, principalmente quando a dor aparece de madrugada, por exemplo. Inclua no kit um termômetro. Hipoglós, Minancora, Vick e soro fisiológico são itens que tem que ter, e não ganhei nada para falar isso. Ter esse kit é útil para você e para quem você receber.

4. Hábitos alimentares

Algum dos seus convidados tem alguma alergia ou segue dieta especial? É sempre bom procurar saber, as alergias alimentares são cada vez mais comuns. Mesmo que você não use, tenha sempre adoçante em casa - para os diabéticos ou pessoas em regime de emagrecimento. Incluir sempre uma salada bem elaborada nas refeições que for oferecer é saudável e garante que vegetarianos não fiquem de fora. Servir frutos do mar como prato principal é sempre um risco, muita gente tem alergia. Ofereça sempre um segundo prato com frango ou carne como alternativa quando for servir frutos do mar. Todo mundo gosta de sobremesa com chocolate, certo? Nem sempre. Uma opção de doce com frutas é um plus para agradar a todos. Se vai hospedar alguém por um tempo, procurar saber e comprar coisas que sua visita gosta de comer é muito gentil e fofo.

5. Crianças, adoráveis e bagunceiras

Outro assunto polêmico. Criança mexe, suja, faz bagunça. O ideal é que os pais da criança orientem seus pimpolhos desde cedo e controlem suas crianças para que não façam auê na casa dos outros. Esse é o melhor dos mundos, mas sabemos que nem sempre acontece. Se for para se estressar só de pensar na bagunça das crianças alheias, nem convide. Se for para passar bons momentos ao lado de pessoas que tem filhos um pouco...humm...incontroláveis, deixe sua casa "à prova de crianças": guarde bibelôs, objetos frágeis ou de valor sentimental, espalhe mantas pelas cadeiras e sofás, retire tapetes e guarde-os para preservá-los de manchas. Tenha alguma coisa para distrair crianças: um DVD infantil (Galinha Pintadinha rules), livrinhos de colorir, gibis. Acho do fundo do coração que são os pais que devem pensar nisso, ficar de olho nas crianças e trazer coisinhas para distraí-las, mas somos anfitriões precavidos e fofos.

Você é um anfitrião fofo e precavido, costuma receber visitas e já tem seus truques para fazer essa coisa toda dar certo? Compartilhe nos comentários seus truques e dicas para ajudar essa que vos escreve e quem mais passar por aqui :)


Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

4 comentários:

  1. Que dicas valiosas Adri, todas sem exceção eu concordo plenamente. E de fato o que vc leu é válido mesmo, sobre o anfitrião disponibilizar tudo ao conviddado.Gostei muito desse post, beijinhos , excelente feriado

    ResponderExcluir
  2. Josy, obrigada! Que bom que gostou! Acho que, na hora de receber visitas e hóspedes, queremos que eles se sintam o mais confortáveis possível. Tendo isso em mente, já dá para providenciar o que é preciso :) Beijinho!

    ResponderExcluir
  3. e a questao de quais tamanhos dos chinelos deveos ter em casa hem?

    ResponderExcluir
  4. Bia, pense nos tamanhos de sapato de quem mais frequenta sua casa e em que quem calça menos pode usar um número maior, e não o contrário. Aqui em casa, por exemplo, chinelos 38 e 42 me atenderiam. Talvez 1 par 36 e mais outro 44 fossem legal para exceções. Os chinelos de borracha têm 2 numerações por unidade, já ajuda também. Lavá-los depois que a visita vai embora garante chinelo sempre limpinho para o próximo visitante. Abraço!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...