verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Sorvete fácil de amoras (ou do que quiser)

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Sorvete fácil de amoras (ou do que quiser)


Hoje é sexta-feira. Com essa premissa em mente, vamos deixar de lado os sorvetes só de frutas e os sorbet e nos jogar em uma delícia cremosa e gelada. Essa também é a última postagem da ação "O verão carioca pede sobremesas geladas", uma iniciativa entre vários blogs de gastronomia do Rio de Janeiro, e encerra o especial de gelados da semana. O sorvete fácil de amoras não tem esse nome à toa: leva poucos ingredientes, todos são itens que você tem em casa - amora não é algo tão comum, mas você pode substituir a fruta -, o preparo é muito rápido, não precisa de sorveteira para fazer e o resultado fica tão cremoso que dá para fazer bolas. É sorvete fácil de amoras, mas podia ser sorvete prático, sorvete rápido, sorvete molezinha...


O único passo prévio da receita é colocar as amoras para congelar algumas horas antes, pois elas precisam estar geladíssimas. Não recomendo deixar muito tempo no congelador, até virar pedrinhas, pois isso pode dificultar na hora de bater. Nesse caso, deixe as frutas descongelarem levemente antes de usar. Sabe aquela frutinha que você congelou para não estragar e poder usar depois? Morango, framboesa, manga, cereja, uva, pêssego, goiaba...essa é a hora!

Sorvete fácil de amoras
(Rende duas porções bem servidas)

1 xícara de amoras congeladas
1 caixa de creme de leite (frio)
1 colher de sopa cheia de manteiga derretida (fria)
1/2 xícara de açúcar

No liquidificador ou com um mixer (como fiz), bata o creme de leite e, sem parar de bater, vá adicionando a manteiga derretida aos poucos, em fio (como se coloca o óleo para fazer maionese caseira). Você obterá um creme de leite mais aerado e encorpado. Acrescente as amoras e o açúcar, bata até ficar homogêneo. Coloque em um recipiente tampado e leve ao congelador ou freezer até endurecer.

Atualização: notei que, depois de um tempo, o sorvete ficou amargando um pouco. Não sei se foi por causa do tipo das amoras, se eu deveria ter aferventado as frutas antes com açúcar (como se faz com abacaxi) ou se foi outro motivo. Não tenho costume de comprar amoras, alguém sabe dizer se elas (ou algumas delas) amargam?

Confira AQUI todas as receitas da ação "O verão carioca pede sobremesas geladas".

Veja também as outras receitas geladas dessa semana:

Sorvete napolitano de banana (AQUI) - "Com a receita do sorvete de banana como base, o acréscimo de alguns ingredientes e uma 'técnica' para montar as camadas, você agrada a gregos e troianos".

Festival de picolé caseiro (AQUI) - "Sugiro duas versões mais adultas, com sabor mais complexo, de picolé-sorbet (de melancia e de kiwi) e outra versão de picolé com sabor de infância, mas repaginado (de mocha cappuccino)".


Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem


----------------------------------------------------------

Quer mais receitas de sorvetes, sorbet e outras delícias geladas? Indico o livro "500 Sorvetes e Sorbets" (veja AQUI). Não tenho esse livro, mas já folheei na livraria e vi que tem muita receita boa. A vontade de levar foi grande, mas, se eu não me policiar, os livros tomam a casa e eu terei de me mudar :-)

19 comentários:

  1. Hummm parece tao gostoso, o azedinho da amora, deve ficar maravilhoso e bem refrescante!
    Gostei muito dessas postagens de verao
    Bjs
    Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty, fiquei só nos geladinhos por aqui :-) Que bom que você gostou, aproveita o verão para se refrescar de um jeito bem gostoso! Beijos.

      Excluir
  2. Adri, nem recisava ser gostoso, por mim comeria essa delícia só por ser lindo. Que cor!!! Amei a receita, como não tenho sorveteira, vou levar.

    beijocas querida e bom finde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, amora tem uma cor linda, né? Que bom que existem receitas de sorvete para as "sem sorveteiras", como eu e você, rss. Um beijo!

      Excluir
  3. Adri minha querida, sorvete com esse calor de rachar mamona seca, não tem delicia melhor do que um gostoso sorvete. De amoras então, imagino a delicia que ficou. A cor ficou o máximo,linda de viver. Adorei, vai pra pastinha "Receitas da Adri" hehe. Amei. Bjocas ótimo final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, achei muito fofo ter uma pastinha com meu nome no seu computador :-) Também coleciono receitas (no e-mail e no reader) e preciso viver mais duas vidas para fazer todas! Hehe. Beijocas!

      Excluir
  4. Lá estamos nós em sintonia!
    Não fiz sorvete mas também estou na onda dos frutos silvestres :)

    Seu sorvete de amoras é perfeito para o Verão.
    Ver se não esqueço, MESMO!
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rute, sua sobremesa com frutas vermelhas ficou na mesma "vibe"! Rss. Esquece não, um sorvete no calor refresca até a alma :-) Beijos!

      Excluir
  5. NOSSA QUE TENTAÇÃO FIQUEI TÃO TENTADA QUE JÁ ESTOU ATÉ TE SEGUINDO PARA VER MAIS E MAIS,ESPERO SUA VISITA LÁ EM CASA TAMBÉM,TENHA UMA LINDA SEMANA,BJSSSSS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vida, obrigada! Tem muita coisa boa por aqui, aproveite :-) Beijos!

      Excluir
  6. Mais fácil impossível, além de tudo muito lindo o visual, agora o sabor deve ser muito bom!
    Parabéns pela receita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lourdes, obrigada! É mesmo muito fácil e, com amoras, não tem como ficar feio, rs. Um geladinho nesse calor é tudibão :-) Beijos!

      Excluir
  7. Alexandre, não sou conhecedora de vinhos - só apreciadora, rs -, nem é o perfil aqui do blog. Como ainda não há muita informação, não formei nenhuma opinião. Avise quando estiver pronto, para que eu possa conhecer. Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Adri, meu sorvete de amora ficou com gosto de açai (!)
    Bem, aqui em casa tem um pé de amora que estava carregado, entao aproveitei a oportunidade, rs. Não sei depois de quanto tempo seu sorvete foi amargando, mas o daqui segurou o sabor (de AÇAI) até o final do dia ... Não deu pra constatar se duraria mais porque foi devorado. Beijos (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabrina, mesmo sem gosto de amora (rs), seu sorvete sabor "açaí" deve ter ficado uma delícia :-) E que privilégio ter pé de amora em casa! Desconfio que o tipo de amora que comprei é que amarga...aqui só ficou para outros dias porque estava cheio de picolé (desses aqui > http://casacoisasesabores.blogspot.com/2012/02/festival-de-picole-caseiro.html) no congelador, hehe. Um beijo!

      Excluir
  9. Oi Adri provavelmente voce usou a amora com as sementes tem que separar senao fica amargo mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Estava até hoje sem saber o motivo das amoras amargas! Usei com semente e tudo mesmo, vou tentar passar as amoras na peneira antes de usar, para ficar só com o suco. Obrigada pela dica :D Beijos!

      Excluir
  10. Em vez de usar o creme de leite pode usar outra coisa como só leite??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! A receita precisa da gordura presente no creme de leite, para ficar cremosa, acho que com leite não vai dar certo. Bjs!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...