verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bolo de banana integral

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Bolo de banana integral


De um modo geral, as bananas daqui estão virando sorvete (ESSE) ou bolo. Mas, para sair da mesmice, o bolo de banana integral reúne todo o sabor da banana - delicioso por si só - com os benefícios de ingredientes integrais, que, além de combinarem superbem com a fruta, ainda tornam o bolo uma opção muito saudável (e fácil) para o café da manhã ou o lanche. Sabe aquele bolo bem úmido, cheiroso, cheio de grãozinhos para mastigar? Ah, e quanto aos ovos, leva apenas uma clara, que é opcional. Não sei se ficou mais gostoso morninho, em temperatura ambiente ou gelado, responder isso é muito difícil para mim. Sugestão? Prove dos três jeitos e fique com sua própria dúvida :-)

Esse bolo não é daqueles que ficam fofinhos, fica úmido e macio, porque as bananas "pesam" um pouco na massa. Se suas bananas estiverem bem maduras, é a hora ideal para transformá-las em bolo, pois o sabor de banana vai ficar bem intenso. Por isso, é ótima opção quando você tem bananas pedindo para serem usadas. As bananas amassadas ajudam a dispensar os ovos e, ainda assim, pegar leve na gordura (óleo, manteiga). Usei a clara de ovo porque tinha uma dando sopa na geladeira, mas, acredite, também não faz falta.

Bolo de banana integral
(Rende uma forma de bolo inglês)

3 bananas amassadas
1/2 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de açúcar comum
2 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de farelo de trigo
2 colheres de sopa de aveia
1/2 xícara de leite
1/2 colher de sopa de fermento químico em pó (para bolo)
1 clara de ovo (opcional)

Em um recipiente, junte as bananas, os dois tipos de açúcar e a manteiga, e bata na batedeira ou à mão (como fiz) até formar um creme homogêneo. Acrescente a farinha de trigo, o farelo de trigo e a aveia, misture. Junte o leite e misture até ficar bem homogêneo. Coloque o fermento apenas misture, sem bater. Bata a clara de ovo em neve e agregue delicadamente à massa do bolo, em movimentos de baixo para cima. Coloque em uma forma de bolo inglês untada e enfarinhada, e leve ao forno (pré-aquecido) em temperatura média-baixa por cerca de 30 min.





Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

9 comentários:

  1. Olá amiga, senti um aroma delicioso e vim espreitar a sua cozinha.. adorei!!!
    Estou à sua espera na minha:)
    bjus
    Cila

    ResponderExcluir
  2. Bolo de banana é muito bom, o seu está bem nutritivo também! Ah, se quiser encomendar as tampinhas de marmitinhas para alguma ocasião especial posso fazer exclusiva para você. beijo

    ResponderExcluir
  3. Bolo de banana eh sempre bem vindo por mim, acho que eh um dos mais gostosos e assim integral fica ainda mais saudavel
    Adorei a receita
    Bjs
    Paty

    ResponderExcluir
  4. Bolo de banana já é um clássico né Dri, ficam bem gostosos, perfumados e como vc disse, cria-se uma dúvida, não se sabe como ficam melhores, se quentinhos, temperatura ambiente , frios ou gelados. Pra mim, de qualquer maneira é bem vindo e bem nutritivo. Gostei muito. Bjos Ótimo carnaval e pule bastante miga

    ResponderExcluir
  5. Olá, querida Adri
    Desde ontem to com vontade de comer bolo de banana... vou fazer no Carnaval... Delícia!!!
    Bjm de paz e alegre

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito de bolo de banana e já copiei a sua receita. A receita de sorvete que levei daqui, faço sempre principalmente essa época, que a fruta amadurece muito rápido.
    Adri, tenho saudade de uma receita de torta de banana que a minha avó fazia. Pena que ninguém da família aprendeu ou pegou a receita, mas lembro que ela fazia uma camada no fundo da forma untada, de bananas cortadas na horizontal, muito bem passadas no açúcar e canela. Vinha por cima uma camada levinha, quase um suspiro que quando ela desenformava as bananas ficavam por cima. Era uma delícia!!
    Amanhã de manhã testo a sua receita!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  7. Cila, que bom que gostou! Aqui tem sempre um cheirinho vindo das panelas :-) Bem-vinda, beijos!

    Cris, bolo de banana é mesmo uma delícia, a versão integral fica ótima! Pode deixar que a próxima vez que for presentear vou me lembrar de suas marmitinhas com carinho (são lindas!). Beijos!

    Paty, para mim, bolo de banana e bolo de fubá são os tops! Essa versão integral é saudável e deliciosa, experimenta e me diz :-) Um beijo!

    Josy, me deu vontade de fazer o bolo de novo só para ficar na dúvida! Rss. Bolo de banana é muito bom :-) Meu Carnaval foi ótimo, tomara que o seu tenha sido também ;-) Beijocas!

    Rosélia, tomara que não tenha ficado só na vontade e tenha tido um Carnaval docinho, com sabor de banana :-) Beijos!

    Luma, é verdade, com o calor, a banana amadurece rápido e quase não dá para comer ao natural, sofro do mesmo "mal", rs. Faça sim esse bolo, para quem gosta de bolo de banana então, vale a pena demais! É uma pena quando essas receitas da família se perdem, dá uma saudade...você já tentou reproduzir pelo que você lembra? Vai que sua memória te reserva uma boa surpresa :-) Beijinho!

    ResponderExcluir
  8. Adri, eu nao tenho farelo de trigo, pode substituir por algum ingrediente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andreia! Você pode usar farinha de trigo integral ou farinha de linhaça (marrom ou dourada). Dá para bater as sementes de linhaça no liquidificador para obter a farinha. Beijos!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...