Minha amiga e leitora do blog Valeria Henriques tem uma receita que, garante ela, fica igualzinha à batata rostie do Beluga.
Com uma frigideira dupla, o trabalho de cozinhar os dois lados da batata fica muito mais fácil, mas não deixe de fazer se você não tiver o utensílio. Com duas frigideiras, um pouco de paciência e um monte de cuidado, também dá para fazer.
Reproduzo abaixo a receita da Val:
"Peguei 4 batatas grandes, descasquei e coloquei-as numa panela, cobrindo-as com água. Assim que abriu fervura, marquei 7 minutos e desliguei o fogo. Retirei-as com uma escumadeira, esperei esfriar, levei-as para a geladeira por algumas horas até certificar-me que elas estavam bem frias.
Então passei-as por ralo grosso. Juntei também uma vasilha com água salgada, untei uma frigideira (pequena a média), e fui molhando as mãos na água salgada que, além de facilitar o manuseio da batata, salga ao mesmo tempo. Fui colocando batata o suficiente para cobrir o fundo da frigideira. Deixei as bordas livres. Então coloquei fatias de mussarela e presunto, intercalando, e a última camada de batata, sempre molhando as mãos na água salgada e prensando a batata.
Peguei outra frigideira também untada, tampei e levei ao fogo médio. Dourando um pouco de um lado, virando e dourando do outro. Depois comprei uma frigideira dupla já com encaixe, elaborada pra se fazer omeletes, agora só faço com ela. Nesse meio tempo, abri e coloquei um fiozinho de azeite, para, além de ajudar a dourar, dar um saborzinho a mais. Aí foi só dourar bem e servir. Olha, não perde pro Beluga."
Pela cara, não perde mesmo, Val! (Hora de soltar meu bordão: isso tá com uma cara boa...)
------------------------------------------------
E aí, já reproduziu em casa alguma receita de um restaurante que você foi? Conta o segredo para a gente! Envie sua receita para casacoisasesabores@gmail.com.
Não pode prensar. Tem que forrar a frigideira coma batata ralada, colocar o recheio e mais batata por cima. Eu viro a batata com o auxílio de um prato. A batata deve descansar na geladeira de um dia pro outro dps de cozida. Tenho um restaurante de batata Rosti, aprendi as técnicas com o dono do Beluga.
ResponderExcluir