Até nós que amamos cozinhar - especialmente receitas doces - temos nossos dias. E, se tiver que sair sobremesa quando não há tempo ou muita disposição para isso, vai na minha, vai de pavê. É versátil, rápido e todo mundo gosta. As camadas podem ser das mais variadas e o nível de dificuldade também. Eu sei que rolou a piadinha no Natal, mas, se eu fosse você, não perdia a oportunidade do último "é pavê ou pacumê?" de 2017. Por tudo isso, essa é a minha sugestão de sobremesa para o Ano Novo: uma receita que vai ser sucesso e uma singela forma de eu me redimir por não ter publicado nada para o Natal, rs. Mas eu estava de coração tranquilo: há várias receitas de Natal aqui no blog e tinha certeza que elas ajudariam na ceia natalina. Aliás, não deixe de aproveitar o acervo de receitas do blog! Se você for aqui do lado, à direita, na seção Casa em Ordem, vai encontrar algumas categorias com as receitas desses 7 anos de Casa, Coisas e Sabores. E rumo aos 8 anos! Meio aos trancos, mas seguindo do melhor jeito que dá. Dica para a vida, dica para 2018.
De volta ao pavê - que é pacumê também -, posso dizer que foi livre e sorrateiramente inspirado no banana pudding, uma sobremesa americana bem simples e saborosa que leva banana, mas também teve um toque de chico balanceado, doce brasileiro, na hora de caramelizar a fruta e deixar ainda mais gostoso. O creme foi simples, creme de confeiteiro, com biscoito maisena e cobertura de chantilly batido. São três preparos, mas tudo coisa bem básica, que eu nem tava para preparos elaborados. Deixei tudo esfriar, depois voltei e montei. Geladeira até o dia seguinte, o dia de servir, que fica bem gelado e mais gostoso.
Às pessoas para as quais eu levo sobremesas: eu sei que eu sou a moça do pavê, muitas vezes - apesar de meu repertório de doces ser bem variado, não posso ser acusada de mesmice -, mas eu adoro comer pavê, de verdade. É doce na medida (se bem preparado), gelado, tem texturas diferentes, dos cremes, biscoitos, frutas... e fácil de fazer. E é praticamente uma montagem, pois dá para fazer com o que quiser, o que tiver. Uma sobremesa que se inventa, se reinventa. Não é isso justamente o que as pessoas costumam querer para um novo ano que se inicia? Eu estou falando de doce ou estou falando da vida?

(Rende 10 porções ou mais)
Creme de confeiteiro
1 litro de leite
Raspas de uma laranja
1 pedaço de canela em pau
6 gemas peneiradas*
4 colheres de sopa de amido de milho
4 colheres de sopa de farinha de trigo
3/4 de xícara de açúcar
1 colher de sopa de extrato de baunilha
Banana caramelada
4 bananas picadas em pedaços grandes
1/2 xícara de açúcar
Suco de meio limão
1/4 de xícara de água
1 xícara de leite
300 g de biscoito maisena
2 xícaras de chantilly já batido**
Canela em pó
*Na hora de peneirar as gemas, coloque-as na peneira, fure cada uma e deixe escorrer pela peneira, sem raspar com colher.
**Você pode usar creme de leite fresco ou creme vegetal.
Creme de confeiteiro: coloque todos os ingredientes em uma panela - menos a baunilha - e misture bem com um fouet, até ficar liso. Leve ao fogo médio, mexendo sempre com o fouet, até começar a ferver e engrossar. Diminua o fogo para o baixo e deixe cozinhar por alguns minutos. Retire a canela em pau, coloque em um recipiente, cubra com plástico filme encostando na superfície do creme e deixe esfriar completamente.
Banana caramelada: pique as bananas e regue com o suco de limão. Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo baixo, girando a panela de vez em quando para que o açúcar caramelize por igual. Quando estiver marrom claro, acrescente as bananas picadas com o líquido formado pelo suco de limão, mais a água. O caramelo vai empelotar, mas é só deixar no fogo que ele se dissolve e se junta com a banana, formando uma calda. Deixe esfriar.
Montagem: coloque uma fina camada de creme no fundo de uma travessa, molhe os biscoitos no leite e monte uma camada deles por cima. Faça uma camada de creme e coloque metade da banana caramelada em cima. Repita as camadas, terminando com uma camada de biscoito. Por aqui foram 3 camadas de biscoito, 2 de creme e 2 de banana. Cubra com chantilly e polvilhe um pouco de canela em pó por cima, fazendo com peneira fica mais delicado. Também separei uma pouco da calda da banana para salpicar por cima. É importante que tudo esteja bem frio, senão o chantilly derrete.
Clique aqui e veja mais algumas receitas para o Ano Novo. Tem muito doce, já adianto, mas também pratos principais, acompanhamentos e drinques.
Um feliz 2018! Com muito amor, saúde e prosperidade!
Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Receita para o Ano Novo: banana pudding que virou pavê de banana.
Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.