verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Como cuidar do seu jardim (pequenos espaços)

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Como cuidar do seu jardim (pequenos espaços)


Como a feliz moradora de um apartamento sem varanda, são anos de "luta" para conseguir ter algum verdinho em casa. As plantas ajudam na decoração, alegram o ambiente e, para quem curte, são uma boa terapia. No entanto, a falta de um espaço ao ar livre é sempre um complicador na hora de ter plantinhas, porque, né...a natureza é o habitat natural delas. Mas é muito possível, sim, transformar seu AP em um pequeno santuário verde. Ou pelo menos ter um vasinho, vá lá. De antemão, já digo uma coisa: é preciso cuidar e ter algum trabalho. E isso pode ser muito legal.


Adoro plantas e já tive alguns momentos na jardinagem: levas de ervas para a cozinha, levas de violetas, tentativas de orquídea... Atualmente, comecei um minijardim de suculentas, que recebeu a companhia de uma plantinha "carnívora" (!), uma kalanchoe, uma violeta e uma zamioculca. Com exceção da violeta - que acho nada trivial de se cuidar, as minhas costumam morrer -, todas as espécies foram escolhidas a dedo, por serem de fácil cultivo.

Kalanchoe

Não tenho a menor pretensão de ensinar jardinagem a ninguém, porque sou das que precisam de ajuda! Muita! Hahaha. Gosto muito do assunto e andei aprendendo bastante nos últimos tempos. Há fontes de consulta muito legais na internet e o objetivo desse post é indicar alguns dos que eu acompanho. Há muitas soluções para ter plantas em apartamento, espécies mais adequadas e técnicas de cultivo. Pode ter certeza que algum verdinho em casa dá para ter, ah, se dá!

Algumas dicas da minha nanoexperiência em plantas:

- A maioria das minhas plantas que pereceram foram afogadas. Tendo a achar que as bichinhas estão sempre com sede e, dependendo da planta, não é bem assim. Meu alecrim highlander, que durou alguns anos, veio a óbito assim. Além de conhecer a "preferência" de rega de cada espécie, uma dica bem válida é sempre encostar o dedo na terra para ver o grau de umidade e fazer as regas de acordo com essa percepção.

- As suculentas são plantinhas muito resistentes e que demandam pouco cuidado. A maioria gosta de sol, mas fica bem com luz indireta, e pede pouca rega. Gostam que a terra fique bem seca antes da próxima rega e são tolerantes aos esquecidinhos de colocar água.

Da esq. para a dir.: suculenta (echeveria), carnívora (dioneia),
tipo de kalanchoe e violeta africana

- As violetas africanas são delicadinhas. Gostam de umidade, mas não excessiva. Gostam de luminosidade, mas não do sol queimando a face delas, coitadas. Não toleram água nas folhas, tendem a "melar" e apodrecer com isso. A melhor maneira de regá-las é por capilaridade: deixe o vasinho dentro de outro com água por uns 15 minutos e a plantinha vai sugar a água de que precisa.

Violeta africana
- A zamioculca é "pau para toda obra". É uma planta que descobri há pouco tempo - vi no supermercado, achei bonita e trouxe, depois fui atrás de saber o que era, haha -, tem folhas brilhantes e de um tom de verde muito bonito. Gostam de luz, mas ficam bem ambientes internos com luminosidade. As regas são moderadas, pois gostam de terra mais seca. Perfeita para ficar dentro de casa. Possui seiva tóxica, é preciso ter cuidado em relação a crianças e animais.

Zamioculca

Acompanho alguns canais no YouTube ótimos sobre jardinagem. Há muito material sobre cultivo em pequenos espaços:

Vida no Jardim: tem vídeos específicos sobre violetas, suculentas, cactáceas, terrários...além de muito outros. Fala também sobre preparo de terra, adubação e troca de vasos, assuntos que nos interessam.

Nô Figueiredo: são vídeos bem "didáticos" também, com assuntos e espécies que interessam os jardineiros urbanos. Tem um vídeo sobre violetas maravilhoso que vem impedindo de eu matar a minha.

Isaac Horta em Apartamento: plantio de temperos, frutas, tubérculos, tudo em casa. Tem também muitas ideias de reciclagem para utilizar nas plantas.

Por último, o vídeo de um apartamento incrível em Nova York, abarrotado de plantas. Imagino a trabalheira para cuidar de tudo isso, mas deve ser uma delícia morar nessa pequena selva!


Tenho muita vontade de plantar alguma frutífera em vaso - um pé de limão, quem sabe. Soube que acerola, pitanga, grumixama (cereja do mato) e algumas outras se dão superbem em vasos grandes, frutificam e tudo. Recentemente vi a foto da jabuticabeira de apartamento de um amigo, carregadinha de frutas, coisa linda. Fica a ideia para a próxima empreitada.



Você tem plantinhas em apartamento? Quais foram suas tentativas bem-sucedidas ou frustradas?Coloque suas dicas nos comentários!

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Como cuidar do seu jardim (pequenos espaços).

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

4 comentários:

  1. Ótimas ideias e pouco espaço não nos deve privar de ter essas belezinhas por perto! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Chica! As plantas alegram muito a casa :) Beijos!!

      Excluir
  2. OIe, sou nova por aqui, mas quis dar pitaco. Eu tenho suculentas, fiz até um terrário com elas e elas parecem bem felizes, água só uma vez por semana e `s vezes até menos. Tenho uma orquídea q não quer mais dar flor..ela fica na sacada, então não sei se o problema é excesso de sol. Tenho uma verde bem claro q não sei o nome, mas qdo comprei dizia q gostava de agua e ambiente interno... e tenho uma arruda sobrevivente, faz q morre, mas tá sempre forte heheh... queria um vaso de temperos, mas ainda não consegui... ufa, falei!!! hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, todo pitaco é válido! As suculentas são ótimas! Como são fáceis de cuidar, são boas para os iniciantes e animam a ter outras plantinhas. Também não animei a tentar de novo os vasos de temperos, vamos ver... Sucesso com a orquídea e força sempre pra sua arruda, que essa é poderosa, rsrs. Bjs!!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...