Como a feliz moradora de um apartamento sem varanda, são anos de "luta" para conseguir ter algum verdinho em casa. As plantas ajudam na decoração, alegram o ambiente e, para quem curte, são uma boa terapia. No entanto, a falta de um espaço ao ar livre é sempre um complicador na hora de ter plantinhas, porque, né...a natureza é o habitat natural delas. Mas é muito possível, sim, transformar seu AP em um pequeno santuário verde. Ou pelo menos ter um vasinho, vá lá. De antemão, já digo uma coisa: é preciso cuidar e ter algum trabalho. E isso pode ser muito legal.
Adoro plantas e já tive alguns momentos na jardinagem: levas de ervas para a cozinha, levas de violetas, tentativas de orquídea... Atualmente, comecei um minijardim de suculentas, que recebeu a companhia de uma plantinha "carnívora" (!), uma kalanchoe, uma violeta e uma zamioculca. Com exceção da violeta - que acho nada trivial de se cuidar, as minhas costumam morrer -, todas as espécies foram escolhidas a dedo, por serem de fácil cultivo.
Kalanchoe |
Não tenho a menor pretensão de ensinar jardinagem a ninguém, porque sou das que precisam de ajuda! Muita! Hahaha. Gosto muito do assunto e andei aprendendo bastante nos últimos tempos. Há fontes de consulta muito legais na internet e o objetivo desse post é indicar alguns dos que eu acompanho. Há muitas soluções para ter plantas em apartamento, espécies mais adequadas e técnicas de cultivo. Pode ter certeza que algum verdinho em casa dá para ter, ah, se dá!
Algumas dicas da minha nanoexperiência em plantas:
- A maioria das minhas plantas que pereceram foram afogadas. Tendo a achar que as bichinhas estão sempre com sede e, dependendo da planta, não é bem assim. Meu alecrim highlander, que durou alguns anos, veio a óbito assim. Além de conhecer a "preferência" de rega de cada espécie, uma dica bem válida é sempre encostar o dedo na terra para ver o grau de umidade e fazer as regas de acordo com essa percepção.
- As suculentas são plantinhas muito resistentes e que demandam pouco cuidado. A maioria gosta de sol, mas fica bem com luz indireta, e pede pouca rega. Gostam que a terra fique bem seca antes da próxima rega e são tolerantes aos esquecidinhos de colocar água.
Da esq. para a dir.: suculenta (echeveria), carnívora (dioneia), tipo de kalanchoe e violeta africana |
- As violetas africanas são delicadinhas. Gostam de umidade, mas não excessiva. Gostam de luminosidade, mas não do sol queimando a face delas, coitadas. Não toleram água nas folhas, tendem a "melar" e apodrecer com isso. A melhor maneira de regá-las é por capilaridade: deixe o vasinho dentro de outro com água por uns 15 minutos e a plantinha vai sugar a água de que precisa.
Violeta africana |
Zamioculca |
Acompanho alguns canais no YouTube ótimos sobre jardinagem. Há muito material sobre cultivo em pequenos espaços:
Vida no Jardim: tem vídeos específicos sobre violetas, suculentas, cactáceas, terrários...além de muito outros. Fala também sobre preparo de terra, adubação e troca de vasos, assuntos que nos interessam.
Nô Figueiredo: são vídeos bem "didáticos" também, com assuntos e espécies que interessam os jardineiros urbanos. Tem um vídeo sobre violetas maravilhoso que vem impedindo de eu matar a minha.
Isaac Horta em Apartamento: plantio de temperos, frutas, tubérculos, tudo em casa. Tem também muitas ideias de reciclagem para utilizar nas plantas.
Por último, o vídeo de um apartamento incrível em Nova York, abarrotado de plantas. Imagino a trabalheira para cuidar de tudo isso, mas deve ser uma delícia morar nessa pequena selva!
Tenho muita vontade de plantar alguma frutífera em vaso - um pé de limão, quem sabe. Soube que acerola, pitanga, grumixama (cereja do mato) e algumas outras se dão superbem em vasos grandes, frutificam e tudo. Recentemente vi a foto da jabuticabeira de apartamento de um amigo, carregadinha de frutas, coisa linda. Fica a ideia para a próxima empreitada.
Você tem plantinhas em apartamento? Quais foram suas tentativas bem-sucedidas ou frustradas?Coloque suas dicas nos comentários!
Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Como cuidar do seu jardim (pequenos espaços).
Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este localizado no final da postagem
Ótimas ideias e pouco espaço não nos deve privar de ter essas belezinhas por perto! bjs, chica
ResponderExcluirCom certeza, Chica! As plantas alegram muito a casa :) Beijos!!
ExcluirOIe, sou nova por aqui, mas quis dar pitaco. Eu tenho suculentas, fiz até um terrário com elas e elas parecem bem felizes, água só uma vez por semana e `s vezes até menos. Tenho uma orquídea q não quer mais dar flor..ela fica na sacada, então não sei se o problema é excesso de sol. Tenho uma verde bem claro q não sei o nome, mas qdo comprei dizia q gostava de agua e ambiente interno... e tenho uma arruda sobrevivente, faz q morre, mas tá sempre forte heheh... queria um vaso de temperos, mas ainda não consegui... ufa, falei!!! hehe
ResponderExcluirCarol, todo pitaco é válido! As suculentas são ótimas! Como são fáceis de cuidar, são boas para os iniciantes e animam a ter outras plantinhas. Também não animei a tentar de novo os vasos de temperos, vamos ver... Sucesso com a orquídea e força sempre pra sua arruda, que essa é poderosa, rsrs. Bjs!!
Excluir