verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Homus de couve-flor

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Homus de couve-flor


Vamos começar o ano bem de leve, com uma receita ótima para fazer um lanche ou incrementar o sanduíche. O homus tradicional é feito de grão-de-bico, mas esse de couve-flor é uma ótima ideia para aproveitar os floretes branquinhos de um jeito diferente. Fica bem saboroso e vale a pena experimentar. Você pode apenas substituir um pelo outro na sua receita de homus, mas mostro a seguir um preparo simplificado, no qual faço algumas substituições e fica bem gostoso. Fora que rende, viu. Com uma couve-flor grande, dá para fazer uma boa porção de homus. Separe o pão árabe e chame a turma, nem dá para lembrar que tem couve-flor na pasta! Veja como preparar.


Essa ideia surgiu para aproveitar uma couve-flor gigante, mas muito grande mesmo, que estava linda e acabei trazendo para casa. Já tinha feito duas receitas, couve-flor empanada e assada e purê de couve-flor, e ainda tinha sobrado mais couve-flor. A receita derradeira veio também por acaso, comprei um pão árabe feito na padaria e cheguei em casa caçando alguma pastinha para acompanhar. Lembrei que tinha alguns floretes de couve-flor na geladeira e que tinha visto o homus de couve-flor em um cardápio de um restaurante vegetariano que fui. Bingo! Adorei o resultado, ficou um delícia e nem dá para lembrar direito que aquilo era couve-flor, rs.

Quase nunca compro tahine, a pasta de gergelim que tradicionalmente dá sabor ao homus. Como faço poucas vezes, não acho que vale a pena comprar um pote inteiro de tahine, que é caro, para usar um pouco e ficar com o pote aberto sei lá até quando. Meu quebra-galho é o molho de pimenta árabe - que, no supermercado, fica junto com o molho inglês -, que sempre tenho em casa e uso bastante. Quando tenho gergelim, também coloco, para lembrar mais o sabor original. Ficam essas dicas, funcionam e o homus fica bem gostoso, apesar de diferente do tradicional.

Homus de couve-flor
(Rende um pote de 200 ml)

6 floretes grandes de couve-flor
1 dente de alho pequeno
Suco de 1/2 limão
1 colher de sopa de gergelim tostado
1 colher de sopa de molho de pimenta árabe
1 colher de sopa de azeite (e mais para finalizar)
Sal a gosto
Água filtrada

Cozinhe os floretes de couve-flor, até ficarem bem macios. Coloque a couve-flor e todos os ingredientes restantes no liquidificador. Acrescente também umas 3 colheres de sopa de água, para começar a bater. À medida que for batendo, veja a necessidade de colocar mais água - e vá colocando aos poucos - até atingir a consistência de um purê. Sirva frio, com mais azeite por cima.

Dica para cozinhar a couve-flor: para agilizar o preparo, cozinhe os floretes de couve-flor no micro-ondas. Coloque os floretes de couve-flor, já lavados, em um prato ou outro recipiente de vidro que possa ir ao micro-ondas. Acrescente algumas colheres de água no prato, só para fazer um "fundinho" e cubra o recipiente todo com plástico filme. Faça alguns furos no plástico com uma faca e leve ao micro-ondas, em potência alta, por 5 minutos - um pouco menos ou um pouco mais, dependendo de cada micro-ondas. Com esse tempo, a couve-flor fica bem macia, quase desmanchando.


Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Homus de couve-flor.
Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

3 comentários:

  1. Eu simplesmente amei essa sugestão!
    Adoro homus e só de ter essa outra opção já me agradou demais, legal para fazer igual fez, aproveitar aquela couve-flor gigante que temos em casa :)
    Dica anotada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica! A dica é substituir mesmo o grão de bico pela couve-flor, inclusive se já tiver uma receita de homus que costuma fazer, é só trocar o ingrediente! Também adoro homus, é rápido de fazer e rende um lanche leve e gostoso :) Beijos, obrigada pelo comentário!

      Excluir
    2. Oi, Jéssica! A dica é substituir mesmo o grão de bico pela couve-flor, inclusive se já tiver uma receita de homus que costuma fazer, é só trocar o ingrediente! Também adoro homus, é rápido de fazer e rende um lanche leve e gostoso :) Beijos, obrigada pelo comentário!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...