verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Cogumelo e legumes com curry vermelho - prato vegetariano

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Cogumelo e legumes com curry vermelho - prato vegetariano


O objetivo nem era fazer um prato vegetariano, mas, com um pacote de lindos cogumelos portobello em mãos, achei que o melhor negócio seria ressaltar esse sabor e fazer um curry vegetariano. Como você já sabe, por aqui não tem tempo ruim: pode usar o cogumelo que quiser (fresco, em conserva não fica legal nessa receita) e os legumes que estiverem dando sopa. Melhor, dando curry. A ideia é essa mesmo, mostrar que a pasta de curry vermelho transforma algo comum em um prato especial. E de um jeito bem fácil. Esse é o pulo do gato! Assim, você pode e deve usar as combinações que quiser porque o resultado vai ser incrível. Quer ver? Acompanha o preparo a seguir.

O "legal" dessa história é que a pasta de curry vermelho que comprei em uma viagem veio com um "probleminha de fábrica". Fui no site do fabricante - holandês - tentar decifrar o que vinha escrito na embalagem (sou dessas de comprar sem entender muito bem o que está escrito) e descobri que o lote do produto que comprei estava extrapicante, o fabricante recomendando cuidado na hora de usar (!!!). Fiquei com medo. E como o bicho é ardido! Até o cheiro arde. Enfim, a gente vai colocando em doses homeopáticas e verificando se está do agrado. Recomendo você a fazer o mesmo em casa, mesmo se sua pasta de curry não tiver sofrido desse "probleminha".


Na mesma visita ao supermercado gringo (sou dessas de visitar supermercado quando viajo), passei a mão também numa pasta de curry verde, que costuma ser menos picante e sobre a qual não havia nenhum alerta de perigo no site do produto. Ele também pode ser usado nessa receita, para sabor e aromas apurados, porém com resultado menos ardido.

Aliás, uma das poucas palavras em holandês que aprendi, na marra, foi groene. Em outra viagem, fui toda pimpona escolher um chá para dar de presente para minha mãe. Vi uma embalagem com desenhos de umas folhinhas que não conhecia e limão, e pensei que era de alguma erva local (ó o perigo). Groene thea, com a erva groene. Depois descobri que era apenas chá verde. Groene = verde. Assim, quando vi groene curry, já sabia do que tratava, espertona. Aprendi também que os gringos são muito puristas e, quando falam de chá, é chá mesmo. Da erva Camellia sinensis. O resto é infusão. Por aqui, chamamos tudo de chá mesmo.

Cogumelo e legumes com curry vermelho
(Rende duas porções)

250 g de cogumelos portobello
1 abobrinha pequena em cubos grandes
1 cenoura pequena em rodelas finas (descascada)
1/2 pimentão vermelho em bastões
1 colher de sopa de cebola picada
1/2 xícara de leite de coco
1/2 xícara de água
Pasta de curry vermelho
1 colher de sopa de óleo
Sal a gosto
Salsinha picada

Refogue a cebola no óleo, até ficar transparente. Acrescente os cogumelos inteiros e o pimentão. Pode me julgar, mas eu lavo os cogumelos em água corrente mesmo, pronto falei. Refogue os ingredientes da panela, até o cogumelo dourar e murchar um pouco. Acrescente a cenoura e deixe refogar por uns instantes também. Junte a abobrinha e, em seguida, o leite de coco e a água. Coloque a pasta de curry, comece colocando um pouquinho, 1 colher de chá, e prove, acrescentando mais se achar necessário. Vá acrescentando assim, com calma, vai por mim! Acerte o sal. Deixe ferver um pouco, até verificar que os legumes estão macios. Salpique um pouco de salsinha por cima e sirva, quente, com arroz branco ou arroz de jasmim, que é o tradicional.

A pasta de curry vermelho tem uma pegada tailandesa, e é totalmente diferente do curry em pó, de cor alaranjada, que compramos no supermercado. Esse, aliás, tem uma vibe mais indiana, digamos assim. No entanto, na falta do primeiro, dá para usar o curry em pó do supermercado nessa receita também. O resultado de sabor vai ser completamente diferente, mas vamos alcançar o objetivo de tirar o prato da mesmice e fica bem gostoso.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Cogumelo e legumes com curry vermelho - prato vegetariano.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

Um comentário:

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...