verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bolinhos de lavanda ou alfazema

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Bolinhos de lavanda ou alfazema


Na hora em que pensei em fazer esses bolinhos, fechei os olhos e imaginei aqueles belos campos de lavanda que vemos na TV ou no computador. Com essa visão encantadora na mente, estava mais que decidido, vai ter bolinho de lavanda, sim! E se as flores de lavanda (ou alfazema) secas não são do azul-arroxeado intenso como ao natural, ainda fazem um efeito bem lindo. O aroma é indescritível. Mas, cuidado! É preciso dosar bem para que seu bolinho não cheire a frasco de perfume ou tenha um retrogosto não muito agradável. O excesso de flores de lavanda tem esses efeitos indesejáveis e tudo que a gente quer é a parte boa, e bucólica, e provençal e idílica da coisa. Já imaginou o efeito desses bolinhos de lavanda em um chá da tarde? Eu fiquei apaixonada por eles e você também vai cair de amores. Veja como preparar.


Como mencionei, o negócio precisa ser bem dosado. Pelo menos para meu paladar, nesse caso, o menos foi mais e optei por dar apenas uma leve nota de sabor de lavanda ao bolinho. Sabe quando você come algo, percebe que tem algo diferente ali, mas não consegue identificar muito bem? Bingo, é isso. Delicadeza, também no sabor, que isso tem tudo a ver com a bela lavanda. As flores salpicadas para decoração vão levantar ainda mais o aroma, mas comê-las ou não junto com o bolinho é opcional.

Bolinhos de lavanda ou alfazema
(Rende 6 unidades)

1 ovo
3/4 de xícara de açúcar
3 colheres de sopa de óleo
1/2 xícara de leite
1 colher de sopa de flores de lavanda / alfazema secas*
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 colher de sopa de fermento em pó para bolo

*Você deve usar o produto que é indicado para fazer chá, veja bem na embalagem. Isso se compra em supermercados, empórios ou lojas de produtos naturais. Nada de utilizar lavanda que é comercializada para outro fim, como para uso cosmético.

Esquente o leite e junte as flores secas de lavanda. Deixe em infusão até o leite esfriar. Coe e reserve o leite. Bata bem o ovo com o açúcar e o óleo, até ficar um creme homogêneo e claro. Junte a farinha de trigo e o leite que ficou em infusão, misture até ficar homogêneo. Acrescente o fermento e mexa brevemente, só para misturar. Usei uma assadeira para cupcakes com forminhas de papel (próprias para cupcakes) dentro, mas você pode usar a forma de bolinhos que tiver, untando e enfarinhando, se for necessário. Leve a forno preaquecido a 180 ºC por 15 a 20 minutos.

Deixei o bolinho esfriar e joguei por cima um glacê simples de água com açúcar, colorido com corante em gel (um nada de corante vermelho mais um nada de corante azul, para um roxinho bem suave). Por cima, salpiquei um pouco de florzinhas de lavanda secas, só para dar um aroma e um charme a mais.



Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Bolinhos de lavanda ou alfazema.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

2 comentários:

  1. Que diferente esse bolinho. Hummmm... vontade de provar. Ficaram lindos. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priscila! O visual ficou delicado e o sabor também, experimenta :) Bjs!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...